Dá para imaginar o quão desafiante seria contar uma história com um tema tão desafiante e carregado quando é ver uma criança com uma doença degenerativa e sem cura, e ainda assim apresentar encantos do mundo infantil? A cartunista Raina Telgemeier consegue fazer isso em Fantasmas, lançamento da editora Intrínseca, e de forma maravilhosa.
Vale lembrar que Maya, que divide o protagonismo da história junto com a irmã Catrina, tem o desejo de conversar com fantasmas para saber como é que passamos nossos dias após a morte. Ela sabe que não terá muitos dias de vida e quer muito saber como será “o depois”.
A norte-americana Raina Telgemeier, que já conquistou diversos prêmios, satisfaz essas dúvidas da personagem e os medos de nós leitores de forma suave, e até divertida.
Na trama, a família de Catrina está de mudança para Bahía de la Luna, uma cidade nublada no litoral da Califórnia, porque a brisa do mar vai ser importante para o tratamento de Maya, sua irmã mais nova. Porém, ao sair para explorar a nova vizinhança, as duas descobrem que os ventos gélidos também atraem fantasmas — para a alegria de Maya e o desespero de Cat.
Maya tem fibrose cística, uma doença degenerativa dos pulmões, e quer conversar com um fantasma para descobrir como é o pós-vida. Cat, por sua vez, tem ansiedade e muito medo do sobrenatural. Ela só quer proteger a irmãzinha, fazer novas amigas e levar uma vida normal. Mas isso não será tão fácil, já que os moradores de Bahía de la Luna parecem conviver pacificamente com seus antepassados. Para piorar, a grande celebração do Día de los Muertos — data em que os fantasmas visitam seus entes queridos — está cada vez mais perto.
Com a ajuda de um gato preto misterioso, vizinhos simpáticos e muitos tamales (comida típica mexicana), as irmãs vão enfrentar os desafios da vida em família e descobrir que, muitas vezes, precisamos encarar nossos maiores medos por aqueles que amamos.
“Fantasmas” é vencedora do Eisner Award, a maior premiação do universo dos quadrinhos.
A autora
Raina Telgemeier é uma cartunista norte-americana muito prestigiada pela crítica. Coragem é um delicado registro autobiográfico, inspirado em sua infância. É autora também de Ghosts e adaptou e ilustrou a série de graphic novels The Baby-Sitters Club. Entre muitos prêmios, conquistou três Eisner Awards e um Stonewall Honor Award. Best-sellers do New York Times, seus livros já somam quase 20 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos e foram traduzidos para 22 idiomas. Mora em São Francisco, Califórnia.
Leave a Reply