Não deixe de conferir nosso Podcast!

Como a estrela da morte pode ser a chave para a redenção de Kylo Ren

Cena do trailer Star Wars, A Ascensão Skywalker

Nossa primeira teoria após o lançamento do trailer de Star Wars IX, A Ascensão Skywalker. E se o Kylo Ren for o segredo do título do filme?

Ainda estão falando, teorizando e pensando sobre o primeiro trailer de Star Wars: A Ascensão Skywalker. O vídeo tem apenas dois minutos e já tantas coias escritas sobre isso. Antigamente, eu teria feito diversas listas sobre o trailer, mas atualmente, eu prefiro ir para lugares que pouca gente vai. Teorias que ninguém fala muito, mas que tem um peso enorme no contexto da história do filme. Uma das principais coisas que não consigo parar de pensar neste trailer é a imagem da Estrela da Morte destruída no horizonte no quadro final do trailer.

O que os heróis estão fazendo ali e como isso pode ser significativo para o enredo de A Ascensão Skywalker? Eu tenho algumas ideias que ligam a aparição da Estrela da Morte ao enredo principal do filme e a possível redenção de Kylo Ren ou provas de que Vader ficou bom.

Todas as teorias sobre o último episódio da Saga Star Wars não chegam nem perto do que nos espera no filme em dezembro. Parem de procurar por isso na internet. Tudo que estou escrevendo é baseado no painel do filme que ocorreu no Star Wars Celebration no mês de Abril, o diretor J.J. Abrams revelou que uma quantidade significativa de tempo se passou desde os eventos de Os Últimos Jedi. Na conversa, ele fala que o filme começa no planeta visto na primeira foto oficial. Abrams disse que o jovem elenco estarão juntos todo o filme. As ruínas da Estrela da Morte são claramente parte da aventura que eles precisam resolver, mas não sabemos por que ou qual é o propósito ainda.

É difícil dizer se o planeta visto na primeira cena seja totalmente novo ou um local que já vimos. Poderia ser a lua florestal de Endor. Se for esse o caso, talvez a tripulação volte para lá especificamente para encontrar as ruínas da segunda Estrela da Morte que foi destruída no final de O Retorno de Jedi. A imagem deles em pé diante das ruínas da Estrela da Morte, que está submerso na água, poderia facilmente ser a lua que habitam os Ewoks, nos quadrinhos e uma visão área de lá no filme mostra que ela contém florestas e oceanos. Também é possível que eles estejam em uma das outras nove luas de Endor (o planeta em si é gasoso, então eles provavelmente não estão lá). Uma coisa é certa sobre isso tudo, sobrou fragmentos da Estrelas da Morte na queda do Império.

Mas por que eles precisam da Estrela da Morte? Se esta é realmente a segunda versão da arma, é também onde Darth Vader derrotou o malvado Imperador Palpatine e se redimindo no final retornando para o lado da luz da Força. A única pessoa que poderia dar algumas repostas era Luke, e ele é um fantasma agora. Mas foi um momento vital, o qual a galáxia – fora de Leia e da Resistência – não tem consciência. E se o trio está tentando se infiltrar nas ruínas da Estrela da Morte para que eles possam obter algum tipo de prova de que Vader se afastou do Lado Negro e se tornou Anakin novamente?

Se já se passaram anos desde os eventos de Os Últimos Jedi, podemos supor que Kylo se tornou mais poderoso e se estabeleceu como o Líder Supremo da Primeira Ordem. No Cânone, a galáxia ainda vê Vader como uma personificação da maldade, e é provável que Kylo tenha estabelecido sua reputação como o neto do dito vilão. Legados são importantes para os Líderes Supremos, e já sabemos que Kylo tem uma fixação pelo seu avô.

Mas se Rey e a Resistência conseguiram de alguma forma obter provas de que Vader voltou para a luz, isso poderia desfazer toda a “propaganda política” de Kylo. Como poderiam aqueles que aprovam e seguem a Primeira Ordem confiar em seu temível líder quando soubessem que ele é o descendente direto do homem responsável por matar o Imperador? Isso poderia preparar o terreno para uma perseguição épica pela galáxia; Rey e seus amigos procurando uma maneira de transmitir informações vitais para o universo, e Kylo na cola, desesperado para manter sua imagem. Tem lógica, não é?

Kylo Ren na cena do trailer de Star Wars IX, A Ascensão Skywalker (LucasFilm/Disney)

A prova de que Vader é bom não só refletiria o mal em Kylo, mas também poderia servir como uma ferramenta para restaurar o nome Skywalker. Nos livros cânones, surge uma controvérsia quando as pessoas descobrem que Leia é filha de Darth Vader. Mas e se ela fosse capaz de revelar o famoso Vader como sendo Anakin Skywalker, e que apesar de sua queda, ele finalmente escolheu o bem e o sacrifício? Se Kylo também fizer algum tipo de nobre sacrifício na parte IX de Star Wars, algo que ajudou a destruir a Primeira Ordem e salvar a Resistência, poderia restaurar a fé na sua linhagem. Existe até uma brincadeira entre os fãs sobre o peso do nome que em tradução livre fica Andarilhos Celestes. Que eles, os Skywalker, sejam a própria força em corpo presente. Nunca devemos esquecer que a proposta Jedi tem elementos messiânicos cristãos e que Luke e a força até no Os Ultimos Jedi não passavam de uma lenda. Então, essas ações serviriam para mudar a visão da galáxia sobre isso.

Existem mais na história do que apenas isso que estou escrevendo, é claro. Palpatine tem que figurar com mais terror e poder em Ascensão Skywalker de alguma forma, e há muitas aventuras secundárias que me dará meses de pesquisas e teorias. Mas, essa perspectiva que Kylo seja um cara bom fingindo que é das trevas pode ser uma parte do enorme quebra-cabeça que é a saga Skywalker.

O filme chega ao cinema no dia 20 de Dezembro, mas antes disso, eu escreverei várias coisas até lá.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.