Não deixe de conferir nosso Podcast!

Como jogar online de forma protegida e anônima

Como navegar com segurança usando VPN

O endereço IP pessoal do seu computador é uma impressão digital que lhe identifica na Internet e afeta o que você pode fazer e ver online. Por razões legais, práticas e comerciais, os sites, serviços de streaming e jogos exibem conteúdo diferente, dependendo do país de origem.

Exemplos de onde o seu endereço IP afeta o que você pode ver ou fazer online podem ser: um site que altera o idioma padrão em que o texto aparece, um site que precisa exibir avisos ou bloquear conteúdo porque precisa aderir a leis específicas em um determinado país, serviços de partidas online na Playstation Network ou Microsoft Live que conectam você a servidores que, segundo eles, proporcionam a melhor experiência no jogo e serviços de vídeo sob demanda que fornecem conteúdo licenciado diferente para diferentes regiões geográficas, como a Netflix por exemplo.

PSN - Controle Playstation

Usando ferramentas simples, o conhecimento de um endereço IP facilita a identificação do ISP, ou Provedor de Internet, e a localização geográfica de alguém (incluindo o país e a cidade) e torna possível o rastreamento das atividades online dessa pessoa. Essas informações desempenham um papel importante na forma como os sistemas de publicidade online fornecem conteúdo que consideram mais relevante para você. Em um endereço IP, nunca é muito difícil rastrear a pessoa que está navegando pela internet.

Por uma grande variedade de razões, algumas pessoas optam por ocultar seu endereço IP real ao usar a Internet e manter sua identidade oculta, e uma das tecnologias mais populares para fazer isso é usar uma VPN.

O que é uma VPN?

VPN significa Virtual Private Networking, uma tecnologia que permite que seu computador se conecte de forma segura e privada com outro computador pela Internet como se fosse parte de uma rede local, em uma bolha em que o mundo externo não pode obter acesso a comunicações ou saber onde indivíduos e máquinas estão localizados.

Quando você se conecta a uma VPN, seu computador faz todas as conexões de entrada e saída com a Internet por meio de um servidor em um país específico, de propriedade e mantido pelo seu provedor de VPN. Todo pacote que passa entre você e a VPN é criptografado e sua identidade online parece ser a do seu provedor de VPN, não do seu ISP real.

Quando você está fazendo algo online enquanto está conectado a uma VPN, do acesso a sites a jogos, sua identidade parece estar usando um endereço IP diferente daquele emitido pelo seu próprio ISP e um serviço DNS diferente.

O que uma VPN faz para jogos para PC?

Usar uma VPN significa adicionar outra camada entre você e o mundo exterior. Infelizmente, isso significa latência extra. Quanta latência extra depende de onde o servidor VPN está baseado e de onde você está tentando se conectar. Se você quiser usar uma VPN, precisará pensar um pouco antes de começar a jogar.

O uso de uma VPN não significa que seus dias de sniping com pouco ping terminaram. A maioria dos provedores de VPN oferece vários países diferentes para se conectar. A solução simples é conectar-se ao servidor com o menor latência. O software VPN geralmente vem com uma ferramenta de ping que exibe a latência de todos os servidores da lista. Escolha apenas um que esteja localizado perto de você geograficamente ou aquele com o ping mais baixo.

Fortnite

Dependendo da qualidade do seu provedor de VPN e da estabilidade de um servidor VPN específico, você poderá ter alguns problemas extras. Às vezes, os servidores VPN podem ser desativados aleatoriamente ou ficar instáveis. Nesse caso, você será inicializado fora do jogo ou enfrentará problemas de perda de pacotes. É impossível saber realmente o desempenho de um provedor de VPN com jogos até que você se inscreva e tente você mesmo, o que pode ser uma aposta arriscada se o provedor não oferecer um período de teste. Mesmo assim, alguns servidores podem ser melhores que outros, e pode exigir algumas tentativas e erros para encontrar um que seja confiável.

timEU
Desenvolvedor desse site e de alguns outros. Pai de Valentina e Edgar, duas crianças que me dão uma lavada nos games... Vez ou outra resolvo escrever algo aqui sobre games, música ou tecnologia.