Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica | Arcane é uma obra-prima animada

Uma nova era de animações baseadas em videogame acabou de nascer, conheçam League of Legendes “Arcane”!
Arcane
Arcane/Riot Games

 

Uma nova era de animações baseadas em videogame acabou de nascer, conheçam League of Legendes “Arcane”!

 

 

League of Legends é indiscutivelmente um dos maiores, senão o maior, videogame MOBA de eSports da atualidade. Lançado em 2009, LoL se tornou um dos videogames mais jogados de todos os tempos. O Campeonato Mundial de League of Legends é outro aspecto impressionante da Riot Games (dona do game) e a importância do que é hoje a indústria de eSports. O recém-concluído Worlds 2021 teve um pico de audiência de quatro milhões de pessoas assistindo online, de acordo com o Esports Charts. Para capitalizar o valor de uma década de fãs e jogadores, a Riot anunciou sua primeira série de animação original intitulada Arcane em 2019, baseada no universo em torno do jogo em parceria com a Netflix.

Dois anos depois, Arcane finalmente ficou disponível para o mundo todo na gigante do serviço de streaming e conseguiu desbancar até o imbatível Round 6. Com a série já lançada com três episódios para o Ato I,  se tornou ‘Top 10’ em 38 países de acordo com Flix Patrol.

O estúdio responsável pela animação de Arcane foi a Fortiche Productions. Empresa francesa que  trabalhou com a Riot em muitos outros vídeos e trailers. Uma curiosidade, a Fortiche Productions também trabalhou com a banda Gorillaz, Marvel Studios e a Converse. Com esse currículo, é fácil perceber porque a Riot decidiu ficar com eles para Arcane. O estilo de animação apresentava uma aparência e sensação de história em quadrinhos, mas com distinção e textura adicionais para dar um pouco de realismo.

Arcane
Piltover, cidade do Progresso e Ciência (Arcane/Riot Games)

Arcane parece que foi pintada à mão, mostrando a quantidade de detalhes necessários para produzir uma série animada de nove episódios. O cenário estilo steampunk também se encaixa em toda a narrativa que Arcane criou, especialmente com os personagens principais. Os fãs de League of Legends conhecerão os nomes como Vi, Jinx, Caitlyn, Jayce, Viktor, Ekko, Heimerdinger e Singed, já que todos fazem parte do universo do jogo.

O Act I de Arcane começa com a história das irmãs Vi e Powder (também conhecida como Jinx), que moram num submundo decadente conhecido como Zaun. Elas contam com um grande elenco de apoio, que inclui nomes como Mylo e Claggor. Há também Vander, a figura do pai adotivo dessas crianças que também é uma figura famosa e respeitada na cidade baixa. Apesar da decadência que é Zaun, existe Piltover, uma cidade progressista que é conhecida por sua Universidade e ciência. As coisas em Piltover acontecem ao redor de Jayce e Viktor, que estão à beira de uma descoberta que mescla magia  e ciência.

Arcane
Vi, Powder e Claggor. (Riot Games)

Sem revelar muito para não estragar para quem ainda não assistiu. Arcane é uma história explosiva literalmente. Há uma conexão emocional que puxa você a se importar com esses personagens. O ritmo da história também é bem definido e escrito, permitindo que você entenda o que está acontecendo sem sobrecarregar com toda a tradição que vem com isso.Conforme confirmado pela própria Riot, a história é contada em três Atos, sendo o II e III ocorrendo anos de diferença um do outro.

Assistimos muitas histórias de videogame ganharem vida nos últimos anos, acredito que a Netflix e outros serviços de streaming finalmente entenderam como alimentar uma história baseada em um game para o público em geral. The WitcherDota: Dragon’s Blood ganharam segundas temporadas por causa disso. Acredito que o universo de LoL vai se expandir daqui para frente com mais animações baseadas no universo desse jogo tão querido por milhões de pessoas. 

Uma nova porta para o eSports se abriu. Arcane está disponível na Netflix, vocês podem assistir e se apaixonar.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.