Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crônica | Efeito Sakura, fazendo mais com menos

Não é sobre sua força ou habilidade, mas sobre como você a usa.
Sakura
Reprodução

Quando as pessoas não querem entender que podem ser melhores com básico, existe a Sakura para explicar que isso é possível.

Sakura é lixo, é uma inútil, não acrescenta nada. Você e eu já escutou isso por anos se acompanha as aventuras dos ninjas da vila da folha, Naruto. O mais louco é que as pessoas que falam isso, estiveram errados o tempo todo. As pessoas estão menosprezando a Sakura há quase vinte anos, porque não a veem como um membro útil de qualquer equipe ninja.

A questão é que eles não poderiam estar mais longe da verdade. Na realidade, ela é uma ninja melhor que Naruto ou Sasuke. Ela realmente encarna o que Kakashi (o primeiro professor do trio) tentou ensinar a eles. Não é sobre sua força ou habilidade, mas sobre como você a usa.

Sakura não tem nenhum jutsu especial. Ela não pertence a qualquer clã com habilidades únicas e especiais. Ela vem de uma família comum. Pelo que sabemos, baseado no mangá, o pai dela ensina história e a mãe é banqueira. Se você for querer comparar a vida da família da Sakura com os membros da equipe dela soa totalmente injusto. Naruto, que tem a Raposa de Nove Caudas selada dentro dele, e com ela um suprimento aparentemente interminável de chakra. E Sasuke, sobrevivente do Clã Uchiha, portador natural do Sharingan, uma habilidade ninja especial que dá uma quantidade infinita de jutsu à sua disposição. Porém, Sakura ainda alcançou os dois do jeito dela.

Existem duas coisas que nem Naruto nem Sasuke realmente têm, uma é o controle dos chakras – poder elemental que um ninja utiliza que envolve mente, espírito e circulação corporal – e a outra é a técnica. Duas coisas que Sakura dominou. Você pode dizer que Naruto e Sasuke os têm, mas isso não é verdade. Pode procurar nos mangás ou assistir todos os episódios do anime. Você não encontrará isso.

Desde que Naruto lutou para escalar a árvore no começo de sua vida ninja, ele gasta muito chakra, ele não precisa limitar sua capacidade ou controlar a produção, porque é essencialmente infinito e ele nunca aprendeu a superar essa fraqueza. Sasuke não tem muito chakra, ele é um ninja bem normal neste quesito. Mas quando ele lutou, não conseguiu limitar o quanto usou. Muitas vezes, deixando-o sem fôlego e sem chakra. Sakura, por outro lado, limitou a quantidade de chakra que usava, controlou o fluxo apenas para as partes necessárias do corpo e aprimorou isso pelo resto e sua vida.

E quanto à técnica ou habilidade? Bem, Naruto não tem muitos truques na manga. Razão de ser, ele é simplesmente péssimo em aprender novo jutsu. Depois, há Sasuke, que tem uma quantidade ilimitada de Jutsu na ponta dos dedos, mas não consegue controlar seu chakra o suficiente para utilizar todos. Mesmo que as pessoas não admitam isso, por muito tempo, Kakashi era um usuário muito melhor do Sharingan do que Sasuke, que apenas tentou decifrar todas as técnicas à vontade sem consciência da situação. Confiar demais nas habilidades que ele não tinha dominado é o motivo pelo qual o vimos espancado várias vezes no início de sua carreira ninja.

Mas Sakura, pega o que ela tem e aprimora aquilo. Ela não tem um jutsu exclusivo ou algo assim. Em vez disso, ela pegou a habilidade que dominava, o controle dos chakras, e usou-a seu potencial máximo. Ela se tornou um dos melhores, mas a melhor a ninja médica do mundo. Ela conseguiu armazenar um ponto de chakra em sua testa para permanecer jovem e canalizar uma imensa força aprendida ao imitar sua última mestre, a ninja lendária Tsunade. Se você se lembra, os ninjas médicos tiveram um papel fundamental na grande guerra e a Sakura foi a principal força neste quesito. Não apenas Sakura estava ao lado de Naruto e Sasuke na batalha final como uma subordinada, mas como igual. Os três haviam ultrapassado por seus professores. Kakashi, Jiraiya, Orochimaru e Tsunade. Eles eram agora o topo do mundo ninja naquela época.

Sakura tem algumas técnicas incríveis? Não, mas ela derrotou um membro da Akatsuki com os fundamentos. Isso não é algo que muitas pessoas podem dizer, mas Sakura pode. Claro que ela não é tão chamativa, talvez nem tão forte ou amada. Porém, e ninguém pode tirar isso, Sakura é uma lenda para a vila da folha e uma das melhores e mais poderosas ninjas do mundo.

Ela encontrou seu caminho, dominou os fundamentos e recriou sua vida. Isso é algo que todos devemos procurar fazer. Não precisamos ser hokages ou mestres supremos de Jutsus. Mas todos nós podemos descobrir talentos e dominá-los para sermos melhores com o que temos.

Crônica | A Viagem de Chihiro encanta ao capturar as imperfeições da vida

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.