Não deixe de conferir nosso Podcast!

Dica De Leitura | Alena, de Kim W. Andersson (Editora AVEC)

A vida de Alena segue conturbada desde a perda trágica de sua melhor amiga, Josefin; como se não bastasse, vem enfrentando bullying na escola de elite, onde estuda graças a uma bolsa.

As humilhações frequentes impostas por Filippa ocorrem num cenário marcado pela presença de Fabian, um garoto que desperta a atenção de ambas. Assim, anseios juvenis se aliam à discriminação social e deliberada agressão física e psicológica, deixando Alena fragilizada e vulnerável.

Mais do que nunca, ela precisa de consolo e um ombro amigo… Mas este apoio vem justamente da amiga morta, que passa a rondá-la fantasmagoricamente, voraz e gentil. Afinal, o espírito de Josefin não só cobra respostas pelo passado das duas, que Alena procura esquecer a todo custo, como também a incita revidar a violência da qual é alvo. Dessa forma, consequências desastrosas se tornam apenas questão de tempo.

O sueco Andersson desenvolve assim um quadrinho onde o terror nasce, essencialmente, da maldade humana. Interessante notar os contrapesos que o ambiente escolar oferece para atenuar a situação de Alena, a exemplo da orientadora que a acompanha; mas o rotina estudantil acaba gerando situações que escapam do controle, como a perturbadora cena no vestuário.

Se o traço é irregular e chega mesmo em alguns quadros retratar os personagens de forma desproporcional, o trabalho com as cores é muito bom, transitando entre paisagens “solares”, conforme o ânimo da protagonista, aos tons turvos que espelham sua dor e desespero.

O enredo concentra-se grande parte no triângulo amoroso-rancoroso entre Alena, Fabian e Filippa, o que facilita a fluidez narrativa e conota por tabela o abandono familiar em que os jovens se encontram. Apenas mencionados e nunca retratados, a ausência dos pais provoca no leitor reflexões sobre amoralidade, falta de empatia e a importância na vida do indivíduo de uma família estruturada e aberta ao diálogo.

O quadrinho saiu no Brasil em formato grande e com papel de boa gramatura pela @aveceditora, num dos grandes acertos de seu catálogo.

Alena, de Kim W. Andersson
Editora AVEC
120 páginas
R$ 59,90

 

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br