Não deixe de conferir nosso Podcast!

Dica de Leitura | As Egocêntricas Maldições de Souichi

Não é a toa que toda editora quer ter Junji Ito em seu catálogo. O mestre do terror japonês não decepciona em suas tramas bizarras, entregando em As Egocêntricas Maldições de Souichi ótimos personagens, envolvidos em situações macabras.

Arte de Junji Ito, para As Egocêntricas Maldições de Souichi
Souichi Tsujii, um garoto antissocial, é apaixonado por tudo que há de perverso e oculto e se diverte com o seu suposto poder de lançar perigosas maldições em qualquer oportunidade, principalmente ao ser contrariado! E quando seus primos Michina e Yusuke começam a frequentar sua casa nas férias, ele ganha novos alvos para atormentar.

No mangá As Egocêntricas Maldições de Souichi, Junji Ito entrega um terror de situação, onde uma família japonesa comum do interior tem um filho bizarro, Souichi, que joga maldições em quem o contraria. Sejam primas, amigos de escola ou professores, ninguém escapa ao péssimo humor macabro do garoto.

E devo dizer que o que mais me chamou atenção, além da arte incrível, foram os personagens carismáticos. Esqueça saber de onde o personagem principal tira as suas maldições. O que importa é o efeito delas em suas vítimas.

Arte de Junji Ito para As Egocêntricas Maldições de Souichi.
Nem o próprio avô falecido de Souichi escapa do garoto. Porém, onde poderíamos ver sadismo, Ito mostra que esse personagem é mais complexo do que pensamos. Afinal, ainda é uma criança/adolescente.

Há um humor bizarro que é muito interessante na obra. Junji Ito sabe a trama que tem em mãos e, em vários momentos, não se leva a sério. Nem Souichi escapa dos próprios planos, se dando mal em várias vezes. E é aí que vemos nas entrelinhas como os personagens são complexos. Souichi ainda é uma criança/adolescente. Logo, ele é sujeito a várias emoções, como vingança, ofensa, dor, etc.

LEIA TAMBÉM:  Dica De Leitura | Dylan Dog Nova Série nº 5 (Editora Mythos)
Arte de Junji Ito para As Egocêntricas Maldições de Souichi
A Netflix lançou a animação Histórias Macabras do Japão em 2023. Dentre as histórias, há uma de Souichi. Infelizmente, a qualidade do anime não chega nem perto do trabalho de arte de Junji Ito.

Unindo terror e humor macabro, As Egocêntricas Maldições de Souichi é um mangá com o selo de qualidade da editora @pipocaenanquim, já que a parte editorial e acabamento estão boas, como sempre, tendo a editora um catálogo considerável de Junji Ito.

Sobre As Egocêntricas Maldições de Souichi, eu afirmaria que não é uma boa pedida pra leitores que estão conhecendo Ito agora. Uzumaki e Tomie podem ser uma melhor porta de entrada. Mas quem já conhece o mangaká, vai encontrar uma história que não se leva a sério, envolvendo terror e com vários personagens carismáticos. O leitor fica com vontade de mais histórias envolvendo Souichi.

Thiago de Carvalho Ribeiro. Apaixonado e colecionador de quadrinhos desde 1998. Do mangá, passando pelos comics, indo para o fumetti, se for histórias em quadrinhos boas, tem que serem lidas e debatidas.