Não deixe de conferir nosso Podcast!

Editora 34 Lança Edição de “O Rei Lear da Estepe”, de Ivan Turguêniev

A Editora 34 traz mais uma obra de Ivan Turguêniev para seu acervo e lança “O Rei Lear da Estepe“. Com 136 páginas e preço sugerido R$ 46,00, sucede o título anterior do autor russo, publicado pela editora em 2018, “Diário de um Homem Supérfluo”.

Atento ao que havia de mais original na cultura europeia de seu tempo, mas com os afetos e a sensibilidade firmemente ancorados na realidade russa, Ivan Turguêniev (1818-1883), um dos grandes mestres da ficção do século XIX, produziu uma obra que se tornaria modelo para um sem-número de escritores em todo o mundo.

Em “O rei Lear da Estepe”, editado originalmente em 1870, ele parte da conhecida tragédia de Shakespeare, na qual o soberano, com idade avançada, abre mão de seu reino para legá-lo às filhas, mas ambienta-a na pequena propriedade rural de uma província russa. Para reconstruir a trama da corte inglesa no campo povoado por senhores, servos, agregados e trabalhadores pobres, Turguêniev lançou mão, com extrema habilidade, de suas próprias experiências de juventude, retomando o que havia feito em “Memórias de um Caçador“.

Todos os direitos reservados à Editora 34.

O resultado é uma obra com vida própria, repleta de enigmas e sutilezas que, cento e cinquenta anos após a sua primeira publicação, ainda desafiam a interpretação e mantêm o leitor intrigado da primeira à última página. Trazendo a primeira tradução direta da novela no Brasil, o volume inclui ainda o “Discurso sobre Shakespeare” de Turguêniev, proferido no tricentenário do dramaturgo inglês, e um posfácio da tradutora Jéssica Farjado.

Uma curiosidade: a presente tradução nasceu como dissertação de mestrado de Jéssica, defendida em 2016 na USP.

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br