Não deixe de conferir nosso Podcast!

His Dark Materials: tudo o que você precisa saber sobre a adaptação dos livros de Philip Pullman

Fronteiras do Universo
BBC/BAD WOLF/HBO

Lin-Manuel Miranda, Ruth Wilson e James McAvoy lideram um elenco de estrelas no novo drama de fantasia que a crítica já está aclamando. Baseado na trilogia escrita por Philip Pullman, His Dark Materials (Fronteiras do Universo), é a nova aposta da HBO com a BBC no universo fantástico.

HBO em 2019 vem apostando alto e até agora não falhou. Em parceria com a BBC, estão dando boas vindas em sua nova série. Is Dark Materials (Fronteiras do Universo) passou ontem, dia 03 na BBC e estreia hoje, dia 04 nos canais HBO no mundo todo. A nova série de fantasia promete atrair os espectadores nas próximas oito semanas e já sendo comparada a Game of Thrones por fãs mais calorosos. Na estreia de ontem a série teve uma audiência de 7,2 milhões de espectadores. É a maior estreia de uma série dramática na Inglaterra em 5 anos.

Para compreender melhor o que é de fato todo esse mundo fantástico criado de uma das mentes mais insana da literatura infanto juvenil do século XX e XI, vamos do começo e sem spoiler de tudo o que podemos dizer sobre Is Dark Materials.

 

É baseado nos romances de Philip Pullman

 

Eu conheci a trilogia em 2003, na verdade, comecei lendo A Faca Sutil, o segundo livro. O negócio era tão diferente e louco que terminei o livro menos de 24 horas (Na verdade, eu só tinha o final de semana para lê-lo, já que era emprestado do emprestado). Hoje como tudo está internacional, estou deixando os nomes originais por causa formatação que o google anda exigindo nos últimos meses para quem utiliza wordpress.

Is Dark Materials é baseado na trilogia de romances de fantasia de Philip Pullman, que iniciou em 1995 com a publicação de Northern Lights (A bússola de Ouro), seguida por The Subtle Knife (A Faca Sutil) e The Amber Spyglass (A Luneta Âmbar). A versão original do livro se chamava The Book of Dust (Livro do Pó).

Os livros venderam impressionantes 18 milhões de cópias e ganharam vários prêmios de literatura, incluindo o Livro do Ano Whitbread de 2001 para The Amber Spyglass.

Northen Lights foi anteriormente transformado em versão cinematográfica em 2007 chamado The Golden Compass, estrelado por Nicole Kidman, Daniel Craig e Dakota Blue Richards, mas não vingou (as críticas e bilheteria foram horríveis) e desistiram de continuar com os filmes. A séria da BBC/HBO serve como uma produção separada da versão do cinema.

Tempo depois, o próprio Pullman criticou o filme por ter uma narrativa pobre e por não terem terminado a história de uma forma convincente.

 

A história se passa em mundos paralelos

 

 

A série conta a história da jovem e corajosa Lyra que ao tentar encontrar seu amigo sequestrado acaba descobrindo uma trama sinistra, organizações secretas e segredos que podem mudar tudo que ele entendia sobre seu mundo.

Órfã, Lyra vive e é protegida pelos muros e portas do Jordan College, em Oxford, tendo sido colocada lá por seu tio, Lord Asriel. No entanto, sua vida sai completamente da rotina quando chega a glamourosa e hipnotizante Sra. Coulter, com quem ela embarca em uma perigosa viagem a Londres.

Chegando lá, conhece o padre MacPhail, lorde Boreal e a jornalista Adele Starminster em uma brilhante festa para a alta sociedade de londrina, onde ela descobre o sinistro Conselho Geral Londrino de Oblação.

Por causa disso, ela acaba fugindo e vai parar no povo nômade que moram em barcos conhecido como Gípcios que a levam para o norte. Lyra descobre que crianças do seu mundo estão sendo sequestradas por um grupo desconhecido chamado Gobblers. Nas versões anteriores dos livros, a palavra gobblers foi traduzida para papões. Isto mudou com o lançamento do filme.

No norte, ela conhece o carismático aeronauta e aventureiro Lee Scoresby e, juntos, eles iniciam uma jornada épica por vários mundos paralelos, encontrando seres extraordinários.

 

Os Dimons

 

Dimons (também daemons ou ainda dæmons), são manifestações com forma de animal da alma de um ser racional. Na série, eles só aparecem naturalmente no mundo de Lyra, mas, na verdade, todos os seres racionais possuem um dimon.

Possuem a forma de um animal e acompanha o dono com a mesma personalidade, jeito, etc. Como um só ser eles compartilham pensamentos e sentimentos. Quando seu humano morre, o dimon simplesmente desaparece. Matar um dimon faz a pessoa morrer também.

Os dimons possuem nomes, mas não sobrenomes como seus humanos. O nome de um dimon é dado pelos pais de seu humano.

O Elenco da série é uma coisa impressionante

Enquanto o filme de 2007 ostentava um elenco poderoso, a série é igualmente impressionante.

A estrela e melhor coisa de O Retorno de Mary Poppins, Lin-Manuel Miranda – também conhecido por ser versátil na música – interpreta a aeronauta Lee Soresby, enquanto Ruth Wilson (The Affair), assumem o papel da glamourosa Sra. Coulter.

Um dos atores mais queridos dos últimos anos de Hollywood, James McAvoy interpreta o tio de Lyra, Lord Asriel, enquanto Anne-Marie Duff (Shameless) interpreta Ma Costa, uma gípcia feroz com um coração enorme. Os dois já trabalharam em cena na série Shameless.

Clarke Peters (The Wire), interpreta The Master, enquanto Georgia Campbell, de Black Mirror, que ganhou o Bafta de Melhor Atriz em 2015 por seu papel em Murdered By My Boyfriend, aparece como Adele Starminster.

Algumas vozes de animais e dimons são dos veteranos Helen McCrory e David Suchet. E Lyra é interpretada pela atriz que hoje já tem 14 anos Dafne Keen, que ficou famosa ao interpretar X-23 no ao lado de Hugh Jackman no lendário Logan de 2017.

 

Já estão filmando a segunda temporada

 

Como dito acima, a série é uma coprodução entre a BBC e a rede americana HBO, e eles já se comprometeram com uma segunda temporada composta por mais oito episódios. O que andei lendo que os executivos gostaram do resultado final da série.

 

É uma série que cada episódio custa um filme

 

É dito pelos principais sites que apuram números e dados sobre séries e filmes que Is Dark Materials custou mais ou menos 40 milhões de libras para ser produzido. Isso é constatado pelo trailer que mostra o quanto os caras gastaram nos sets e efeitos especiais. Isso é dólares é mais ou menos 52 milhões e 260 milhões em reais.

 

É claro que deixei muita coisa de fora, não vou estragar a diversão das pessoas. Por enquanto, vocês precisam saber isso.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.