Não deixe de conferir nosso Podcast!

Irvine Welsh Retoma Personagens de “Trainspotting” Em Seu Novo Romance

Chega às livrarias físicas e virtuais o novo romance de Irvine Welsh, “A Calça dos Mortos“, que retoma os personagens apresentados ao mundo no impactante “Trainspotting“, originalmente publicado em 1993 e levado aos cinemas três anos depois pelo cineasta Danny Boyle, marcando época pelas estética, trilha sonora e atuação de Ewan Mcgregor.

O autor escocês Irvine Welsh.

Welsh retornaria a Edimburgo habitada por Mark Renton, Sick Boy e Begbie quase uma década depois com “Pornô“, que serviu de base pra continuação cinematográfica de “Trainspotting”, com participação do elenco original. Depois viria “Skagboys“, uma espécie de ‘prequel’ para a história contada até então. Mas os livros, anunciados a princípio como uma história que se encerrava naquele ponto, acabariam ganhando companhia de novos volumes.

O primeiro deles, “O Artista da Faca“, saiu no Brasil em 2018. E agora, com “A Calça dos Mortos“, o autor dá prosseguimento à complexa relação, cheia de acertos pendentes, que marca a vida de Mark Renton e seus amigos. Confira abaixo a sinopse do lançamento:

Se você mergulhou em uma Escócia underground e conheceu um grupo de garotos rebeldes em Trainspotting, no seu novo livro A calça dos mortos, Irvine Welsh traz o retorno de um dos personagens mais marcantes que nos foi apresentado no seu livro mais famoso e que virou um sucesso cinematográfico em uma adaptação de 1996. Mark Renton agora ganha muito dinheiro gerenciando DJs, mas as viagens constantes, saguões de aeroportos, quartos de hotel sem alma e relacionamentos superficiais o deixaram insatisfeito com sua vida. Um encontro casual com Frank Begbie, de quem ele se escondeu por anos após uma terrível traição e uma grande dívida, vai deixá-lo abalado. Mas o psicótico Begbie parece ter se reinventado como um artista famoso e – para a surpresa de Mark – não parece interessado em vingança. Sick Boy e Spud, que têm planos próprios, ficam intrigados ao saber que seus velhos amigos estão de volta à cidade, mas quando eles entram novamente em mundo sombrio, as coisas começam a dar terrivelmente errado. Pulando de crise em crise, os quatro homens circulam entre si, movidos por suas histórias pessoais e vícios, confusos, com raiva. Um desses quatro não sobreviverá até o final deste livro, mas qual deles? Acelerado, furioso, repleto de humor negro e estranhamente comovente, o mais novo romance de Irvine Welsh é a sequência direta de O artista da faca, que marca o retorno espetacular da gangue de Transpotting.

A Calça dos Mortos” sai pela editora Rocco, responsável pelos 5 livros da ‘saga’, com 432 páginas e preço sugerido R$ 89,90.

A capa de “A calça dos mortos”. Todos os direitos reservados a editora Rocco.

 

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br