Não deixe de conferir nosso Podcast!

Liam Gallagher Lança Seu MTV Unplugged

Inicialmente programado para o final de abril, o registro “Liam Gallagher: MTV Unplugged”, como tantos outros discos nesse período de pandemia, teve seu lançamento remarcado para esta sexta, trazendo 10 faixas que contemplam tanto sua carreira solo quanto os hinos de sua antiga banda, o Oasis.

Capa do disco “MTV Unplugged” que chega às plataformas virtuais hoje, 12 de junho.

O músico corrige assim uma falha histórica. Voltemos no tempo para compreender melhor. Em 1996, o grupo britânico Oasis explorava uma popularidade poucas vezes vista na história do rock. Com apenas dois álbuns lançados, superara a marca dos quatro milhões de discos vendidos e arrastava multidões para seus shows, como em Knebworth, onde as duas apresentações do grupo foram vistas por 250 mil pessoas.

Foi neste cenário que a emissora MTV os convidou para gravar um episódio da série Unplugged, no Royal Albert Hall. No dia, alegando problemas na garganta, Liam simplesmente não se apresentou com a banda, cabendo ao seu irmão Noel os vocais. No entanto, o mais novo dos irmãos Gallagher pôde ser visto durante toda a apresentação na plateia, fumando e bebendo ruidosamente.

24 anos depois, Liam encontra-se com seu segundo trabalho solo na bagagem, numa jornada iniciada em sequência à tentativa fracassada de decolar com a Beady Eye, formada com seus ex-companheiros de banda após o fim do Oasis. “MTV Unplugged” é seu primeiro registro ao vivo lançado oficialmente.

Gravado em setembro do ano passado, na cidade Hull, Inglaterra, foi divulgado inicialmente no outubro seguinte, quando o canal veiculou uma versão editada da apresentação. O disco também não conta com a apresentação na íntegra: das 15 músicas executadas, 5 foram excluídas, incluindo o cover de Natural Mystic, de Bob Marley. Abaixo você confere a lista original de músicas.

O trabalho integra a proposta da MTV de resgatar o formato acústico, explorado à exaustão nas décadas de 1990 e 2000.

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br