Não deixe de conferir nosso Podcast!

Lista | 10 coisas sobre Thundercats que você só percebe quando se torna adulto

thundercats
Reprodução

Quando ficamos adultos e percebemos que ThunderCats estava cheio de mensagens nada convencionais para um desenho infantil.

No decorrer dos anos 80, nascia ThunderCats. Criado pela lendária empresa Rankin / Bass (os caras que fizeram todos aqueles especiais de Natal em stop-motion como Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho), ThunderCats é tão carinhosamente lembrado como He-Man e os Mestres do Universo, principalmente no Brasil (para saber mais clique aqui). O desenho está de volta em um novo formato e para um público bem mais jovem que sua primeira versão, no entanto, ainda somos nostálgicos quando conversamos sobre este desenho tão querido e especial para nossa infância. De 1985 até 1989, foi um dos divisores de água para a animação mundial e, quando somos crianças, não percebemos que existiam diversas mensagens “ousadas” e “adultas” para aquela época que ainda não sabíamos interpretar.

Pensando nisso, pesquisei e descobri dez coisas sobre o ThunderCats que não percebemos ou prestamos atenção quando éramos crianças.

Todo mundo vai esquecendo que Li-On é apenas uma criança

Lion-O
Reprodução

Pouca gente sabe, mas a animação demorou um pouco a decolar na TV americana e muitas crianças naquela época não tinham tudo na mão como hoje, era apenas um episódio por semana e a ideia de achar que o público ficaria lembrando disso não colou muito na cabeça das crianças e jovens da época, mas o Li-On é uma criança.

Isso é tratado e falado abertamente nos primeiros episódios, sabemos até que ele tem a mesma idade dos gêmeos Wilykat e Wilykit. Porém, o que acontece é que ao deixarem o planeta Thundera, os Thundercats precisaram passar um tempo em animação suspensa procurando um novo lar. Quando eles chegam à Terceira Terra, Lion-O descobre que seu corpo se transformou em um homem adulto musculoso/bombado, mas sua mente continua de uma criança. Mesmo que a equipe tenha três adultos reais, Lion-O ainda é o líder da equipe, ele tem o sangue real e sempre é chamado “Senhor dos Thundercats” por causa disso. Nesses episódios iniciais, a imaturidade e a ingenuidade de Lion-O são um argumento para suas escolhas erradas, mas em pouco tempo esse aspecto quase vai sendo esquecido.

Então se você achava ele meio inconsequente e não lembrava dos primeiros episódios agora sabe o motivo.

A culpa de Thundera ter explodido foi totalmente de Jaga

Jaga
Reprodução

A série começa com a destruição de Thundera e a fuga dos Thundercats, sob a liderança de seu sábio líder Jaga. Jaga não vive para ver seu novo lar na Terceira Terra, mas ele frequentemente retorna como um fantasma azulado dando lições de morais principalmente a Lion-O, do tipo Obi-Wan Kenobi. Nenhuma explicação realmente específica para a morte de Thundera é oferecida aos telespectadores por diversos episódios. Na verdade, a coisa toda parece que saiu diretamente de Krypton: “temos que evacuar nosso planeta natal porque está prestes a explodir”. É só muito mais tarde, no episódio “Thunder Cubs“, que descobrimos o motivo da destruição do planeta.

Anos antes, quando Jaga era um jovem guerreiro, ele derrotou um líder mutante chamado Ratilla. Ratilla carregava uma arma mágica de lâmina dupla, a Espada de Plun-Darr, um equivalente maligno à Espada Justiceira dos Thundercats. Ao derrotar Ratilla, Jaga joga a Espada de Plun-Darr em um desfiladeiro vulcânico, pensando que isso destruiria arma de poder tão maligno ao afundar na lava derretida para que nenhum mutante a usasse novamente. No entanto, ele claramente subestima a magia maligna da espada, e a Espada de Plun-Darr segue seu caminho até o núcleo de Thundera, eventualmente implodindo o planeta.

O coitado não teria como adivinhar tamanha tragédia.

Terceira Terra é a nossa Terra no futuro distante

Terceira Terra
Reprodução

Esse é o tipo de coisa que uma criança ficaria surpresa em saber. ThunderCats ocorre em um planeta chamado Terceira Terra. Para uma criança, isso é apenas um planeta qualquer, mas não. A era dos homens na terra ficou conhecida como Primeira Terra. E o desenho vai explicando com o passar dos episódios que o termo “Terceiro” é uma questão de tempo, não de espaço. Ali é a Terra em sua Terceira Era, quando os humanos não são mais as espécies dominantes e, de fato, muitos dos habitantes do planeta são colonos e refugiados alienígenas do espaço. Este fato é esclarecido especialmente no episódio “Excalibur”, quando Merlin faz uma aparição e revela que as histórias do Rei Arthur ocorreram no mesmo planeta em que os Thundercats agora vivem.

Mumm-Ra é um humano da nossa Terra

Mummra
Reprodução

Obviamente, Merlin não é o único imortal que sobrevive da Primeira Terra. O principal vilão do desenho, Mumm-Ra, se enquadra na mesma categoria. Com seus olhos vermelhos brilhantes, palidez cinzenta e rosto torcido, Mumm-Ra é bastante aterrorizante para os vilões dos desenhos animados dos anos 80. Essa é mais uma razão pela qual nunca ocorreu à maioria das crianças que Mumm-Ra é o único ser humano no elenco principal de ThunderCats. Pelo menos, Mumm-Ra costumava ser um ser humano. De qualquer forma, ele é um feiticeiro egípcio antigo que recebeu a imortalidade dos deuses que fazia culto, a quem chama de Espíritos Antigos do Mal.

A história egípcia não é mostrada explicitamente em ThunderCats, mesmo assim, sabemos que eles usaram ela completamente. Mumm-Ra é uma múmia que vive em uma pirâmide, e os Espíritos Antigos do Mal têm corpos humanos e cabeças de animais como muitos deuses da mitologia egípcia. O nome de Mumm-Ra – obviamente derivado de “múmia”, também incorpora o nome do deus do sol Ra. Então, enquanto os ThunderCats escaparam de Thundera, e os personagens mutantes que servem Mumm-Ra vêm do planeta Plun-Darr, e mesmo os Berbils semelhantes a Ewok chegaram à Terceira Terra em uma nave espacial, Mumm-Ra esteve aqui durante todo esse tempo. De todos os personagens do ThunderCats, ele é o único com quem compartilhamos o DNA.

Os ThunderCats estão pelados no primeiro episódio

Thundercats
Reprodução

É difícil imaginar que não percebemos isso quando criança, mas definitivamente fica estranho quando você fica um pouco mais velho. Quando os ThunderCats escapam de Thundera no primeiro episódio, todos eles – homens e mulheres, crianças e adultos – estão pelados. Pelo menos, eles parecem estar à primeira vista. Eles estão usando botas, e alguns deles estão usando cintos. Além disso, eles têm linhas ao redor das coxas, o que implica que talvez estejam usando collants com as mesmas cores e padrões que seus pelos, porém, isso não faz sentido, porque não há costuras correspondentes e visíveis no pescoço. A nudez deles é abordada especificamente por Jaga, que já está vestido, quando ele comenta que em Thundera eles não precisavam de “roupas de proteção”. Ele então lhes dá as roupas que vestem para o resto da série.

Para ser claro, não há nada de ruim nisso. Os Thundercats são alienígenas não humanos com pelos por todo o corpo, e é claro nessas cenas que eles não teriam partes íntimas visíveis. É um desenho para criança, meu deus!

Algumas pessoas achavam na época a roupas deles um pouco sexy demais, uma grande parte do motivo pelo qual isso parece estranho é que um o desenho, na maioria das vezes, é desprovido de sexualidade. Embora ocasionalmente lide com um jovem Lion-O. Como tal, o fato de que há uma aparente sexualidade aberta para vários designs de personagens é chocante, especialmente para um espectador com idade suficiente para entender.

Os Poderes da Espada Justiceira não faziam sentido

Espada Justiceira
Reprodução

A tradução mais próxima do nome original da espada seria espada das profecias ou presságios (Sword of Omens), mas Espada Justiceira pegou e deixa como está.

No início, os poderes da mística Espada Justiceira dos Thundercats pareciam bem claros. Ela fica grande e pequena quando precisa, lança catsinal quando Lion-O precisa de ajuda. Permite que Lion-O veja através de grandes distâncias quando ele a segura na frente do rosto e fala “visão além do alcance”. Também dispara feixes de energia vermelhos. Com o decorrer da série, no entanto, a Sword Justiceira foi cada vez mais usada como um deus ex machina, possuindo os poderes necessários para resolver um enredo específico.

Ela soltava raios, fogo e até gelo. Ele também se comportava como um anel do Lanterna Verde quando necessário, projetando objetos sólidos como paredes e pontes. Voava e levava seu portador com ela, sempre que foi conveniente. Na história “Return to Thundera”, até impede que o planeta natal dos Thundercats exploda pela segunda vez, atraindo a energia explosiva para si e canalizando-os para remodelar o planeta para que fique mais estável.

Uma espada mágica com muitos usos é boa, mas quando você se torna adulto, é bastante evidente como os escritores dariam à Sword of Omens um novo poder sempre que precisassem de uma solução para o problema sem outra solução.

Snarf é irritante porque sua vida é inútil

Snarf
Reprodução

O Snarf é apenas mais um de uma longa linha de personagens irritantes e com voz estridente que não se encaixam em seus desenhos. Já que sua função era ser babá do Lion-O criança, ele foi especificamente criado para vigiá-lo e mantê-lo seguro. Uma vez que ele tem um corpo adulto, Lion-O diz a Snarf que ele não precisa mais disso (mesmo que ele obviamente se torne ainda mais propenso a entrar em perigo). E toda a existência de Snarf fica praticamente inútil. Snarf tem a função de ser o ele engraçado do desenho, o que o torna adequado para cuidar de crianças, mas quando ele não tem mais esse emprego, a mesma qualidade é o que o torna incrivelmente irritante.

O desenho foi criado para vender brinquedos

Brinquedos
Reprodução

Desenhos animados na década de 1980 foram feitos para vender brinquedos, todo mundo sabe dissoe e ThunderCats é um dos piores nesse sentido.

Por fim, para ser 10, mas acabou virando uma lista de apenas 9. De qualquer forma, lavem as mãos, usem álcool em gel e fiquem casa.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.