Não deixe de conferir nosso Podcast!

O Trauma de Uma Vida em “O Golpe da Barata”, de Gato Fernández

Um pungente romance gráfico, “O Golpe da Barata“, da argentina Cecília “Gato” Fernández, aborda um trauma vivido durante sua infância: o abuso sexual que sofreu por parte de seu próprio pai. Aqui, conhecemos Lucía, alter ego da autora, que vive com seu irmão, sua mãe, a avó e Alberto. Seu pai é mencionado assim, de forma impessoal grande parte da trama, como a afastar qualquer laço de proximidade.

Agressivo, sorumbático, a presença de Alberto é precedida por sombras funestas, encarnando o próprio mal. Nos momentos em que se encontra a sós com a filha em casa, corrompe sua inocência de forma indelével, causando uma dor e confusão que chega a nós, leitores, com um senso de urgência perdido entre portas trancadas e o silêncio das testemunhas presentes: os brinquedos que a criança carrega sempre consigo.

O cotidiano doméstico, retratado pelas refeições em família e as idas à escola, é tomado constantemente por episódios de violência física e verbal entre seus pais, um cenário cáustico que reverbera em Lucía e seu irmão. A saída que ambos encontram, um escapismo fraterno presente nas brincadeiras de guerreiras e bruxos, ganha vida no traço da autora e nos recorda que os caminhos que a mente encontra para manter os elos de sanidade são complexos, mas por vezes a única forma de seguir em frente.

Os sinais da ruína familiar, entretanto, persistem, e se torna cada vez mais difícil ignorá-los, exigindo de sua mãe a força que parece lhe faltar nos momentos cruciais. Lucía finalmente encontrará sua paz em meio às trevas? Os traços cartunescos podem enganar o leitor sobre o tom da narrativa. Aqui temos um trabalho por meio do qual a autora buscou exorcizar seus próprios demônios.

O simbolismo da barata, apresentado logo nas primeiras páginas, encarnando uma sujeira impossível de eliminar, por mais que tentamos, confunde-se com a própria presença de Alberto e traz uma carga forte, pois Lucía (e, por conseguinte, a autora), marcada pela imundície humana na mais tenra idade, lutará para limpar-se de seu toque pelo resto da vida. Um esforço que escapa das palavras.

O Golpe da Barata: Tem Fantasmas em Casa, de Gato Fernández
Editora Comix Zone
112 páginas
R$ 69,90
Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br