A partir de um convite feito pela Gibiteca da Biblioteca Pública de Porto Alegre (RS), os quadrinhistas piauienses Bernardo Aurélio e Caio Oliveira estiveram neste fim de semana participando de dois importantes eventos.
O primeiro deles foi justamente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, realizado na última sexta-feira (2), onde estiveram participando de um debate que teve como tema “Quadrinhos, Crítica e Ironia”, ao lado de Cecília Marins, desenhista e autora de reportagens em quadrinhos.
Além do tema chave do debate, os piauienses falaram do trabalho desenvolvido por eles e suas produções. “Inclusive, aproveitamos para fazer um pré-lançamento do nosso mais novo trabalho, que é o quadrinho ´A Voz de Esperança Garcia´. Tivemos uma recepção muito boa, o que me deixou extremamente feliz”, disse. A Voz de Esperança Garcia tem o roteiro de João Luiz e Bernardo, e os desenhos são do Bernardo Aurélio.
Já no fim de semana, dias 3 e 4, Caio e Bernardo participaram da Comic Con RS 2023, realizado no município vizinho, Canoas, e que atualmente é considerado o maior evento de cultura pop do Sul do país, com destaque para as histórias em quadrinhos.
“Para nós, artistas, é fundamental participar de eventos como esses. Essa atualização de informações do que está acontecendo no país, o contato com outros artistas, editores e principalmente com o público. Aliás, é muito bom ver como o público reconhece o nosso trabalho; e mesmo quem não conhece, para pra conversar, saber do que se trata, pede informações. É sensacional poder falar sobre o nosso trabalho e destacar o nome e a história do nosso estado”, destacou.
Além de A Voz de Esperança Garcia, Bernardo Aurélio é autor de quadrinhos como Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo, Máscara e Ferro e outros. Já Caio Oliveira é conhecido nacionalmente pelo trabalho que desenvolve com webtiras e pelas revistas já publicadas, como Super Ego, Panza, Alan Moore, o Mago Supremo, entre outras.
A participação desses artistas nestes eventos aconteceu graças ao apoio financeiro de algumas pessoas que fizeram doações na campanha realizada pela dupla de irmãos. “Queremos agradecer enormemente a essas pessoas que fizeram as doações. Independentemente do valor doado, o que conta que é ficou provado que em nosso estado temos pessoas incríveis que, como nós, acreditam na importância da arte e na valorização do nosso estado através da sua divulgação. A todos nosso muito obrigado”, afirmou Bernardo.
O artista lembrou ainda que estará divulgando em breve a data do lançamento oficial no estado da hq A Voz de Esperança Garcia, que foi um escrava que viveu no Piauí no ano de 1770 e atualmente foi considerada a primeira advogada do país, inclusive pela OAB Nacional, por ter escrito uma carta ao governador da Província, denunciando os maus tratos sofridos e pedindo providências.
1 Comment