Não deixe de conferir nosso Podcast!

Rick And Morty Vs Dungeons & Dragons | Resenha

rickandmortyvsdungeonsanddragons-quintacapa-idw

Rick And Morty Vs Dungeons And Dragons é uma aventura divertidíssima e uma ode de amor ao RPG!

Resultado de imagem para rick and morty vs dungeons and dragons
Créditos: IDW Comics

Rick and Morty e Dungeons & Dragons. O primeiro é uma animação inteligente e sem limites que faz os fãs se sentirem com um alto QI. O outro é o pai dos RPGs e, atualmente, um grande fenômeno do entretenimento geek, graças aos streamers e às séries de TV(principalmente Stranger Things). 

Como tirar proveito do hype?

Com um crossover, é claro!

Mas não se engane: Rick And Morty Vs Dungeons & Dragons não é um mero caça-níqueis como os crosses que você leu. E a qualidade você já vê logo em quem está nos créditos. Escrito por Patrick Rothfuss(autor da série de livros A Crônica Do Matador Do Rei) em parceria com Jim Zub(que já escreveu Campeões e Vingadores pra Marvel) e ilustrado por Troy Little(artista previamente indicado ao Eisner mais de uma vez), esta minissérie serve como um grande episódio da animação, peça publicitária para o RPG e uma grande fonte de entretenimento.

Resultado de imagem para rick and morty vs dungeons and dragons matt mercer
Créditos: IDW

Roteiro

Lançada pela IDW nos Estados Unidos e pela Panini Brasil aqui, Rick And Morty Vs Dungeons & Dragons  começa como uma típica aventura maluca da dupla. Morty, em mais um dia indo pra escola, percebe o quando D&D está popular entre todos. E quando ele conhece uma garota e marca de jogar uma sessão com ela em três dias, ele recorre ao seu avô, Rick, para aprender a jogar. E quem conhece Rick And Morty sabe o que esperar.

Imagem relacionada
Rick joga??? Créditos: IDW

Com os nomes envolvidos, o roteiro não poderia decepcionar. Rick And Morty Vs Dungeons And Dragons inicia de forma familiar; no entanto,  acaba se tornando bem mais do que isso. O roteiro subverte expectativas quanto ao que esperar dos personagens. A trama é recheada de referências à Dungeons & Dragons e suas diferentes edições. Além do mais, o quadrinho referencia grandes nomes relacionados ao RPG.

Rothfuss e Zub tem um grande histórico com D&D, portanto não vacilam em nenhum momento quando o assunto é esse. E ambos trabalharam muito bem juntos, com a experiência de Zub em quadrinhos ajudando a tornar a parceria ainda mais prolífica. O retrato respeitoso do estereótipo do jogador de cada edição, a visão do RPG segundo Rick e segundo os autores, assim como a visão crítica de Rothfuss em relação à Rick… tudo está muito bem retratado.

Arte e Narrativa

Com um traço bem cartunesco, Troy Little representa maravilhosamente bem o elenco de Rick And Morty. As caras e bocas típicas de todos estão muito fiéis à animação. E não só eles: as figuras mais famosas associadas ao jogo, tanto hoje quanto antigamente, estão muito bem representadas em Rick And Morty Vs Dungeons & Dragons

Imagem relacionada
Antes os famosos iam aos Simpsons; agora vão pro Rick And Morty. Consegue identificá-los? Créditos: IDW

Experiente, o artista canadense não tem problema algum em emular o estilo da animação. Anteriormente já havia desenhado o gibi das Meninas Super-Poderosas, também da IDW. Seu estilo casa bem com a proposta.

A Edição Nacional

A edição lançada aqui em capa dura e papel couché, faz uma boa adaptação do original. Algumas piadas ficaram tão cretinas que se tornaram geniais! Os trocadilhos são um show à parte e, mesmo estando em português, dá pra realmente vê-los soando como na animação!

É importante mencionar também que a Panini trabalha com todos os termos traduzidos que a Galápagos Jogos introduziu na versão nacional de Dungeons & Dragons. O quadrinho ficou uma obra impecável, digna do original.

Considerações Finais

O que poderia ser o ponto fraco, acaba se tornando a maior força desta minissérie: Rick And Morty Vs Dungeons And Dragons foi lançada para promover o RPG mais famoso do mundo. No entanto, ela o faz com um carinho e dedicação que a tornam mais que uma peça de publicidade: é uma verdadeira ode de amor à D&D!

Voltando à subversão de expectativas, fãs da animação podem estranhar o quadrinho a partir da terceira parte. Porém, isso torna este crossover ainda mais bem pensado: enquanto temos algo mais Rick And Morty nas duas primeiras edições, as duas últimas são mais dedicadas à metade Dungeons & Dragons do título.

Fãs de ambas as franquias vão gostar do que lerão. Mas são os fãs de D&D que irão gostar ainda mais. Embora haja referências da animação, é Dungeons & Dragons que domina aqui. As descrições do jogo em cada edição, a piada com a quarta, a caracterização de várias personalidades e personagens importantes…Fãs do RPG terão um prato cheio!

Imagem relacionada
Nunca falar da Quarta Edição! Créditos: IDW

E falando em RPG, Rick And Morty vs Dungeons And Dragons também traz uma ficha vazia fotocopiável e também as fichas dos personagens da série em suas classes.

Ficha do Morty. Créditos IDW.

Além das capas das revistas, temos também várias capas alternativas por vários artistas diferentes, cada uma mais linda que a outra.

Ficha Técnica

  • Capa dura, com 144 páginas
  • Editora Panini
  • Lançamento em novembro de 2019
  • Preço de capa: R$ 53,00
  • Tamanho: 17 x 26 cm
Capa nacional. Créditos: Panini Brasil

Rick And Morty Vs Dungeons And Dragons recentemente ganhou não só uma caixa com uma aventura(Dungeons And Dragons Vs Rick And Morty) como também já teme uma continuação(Painscape).

Vamos aguardar quando Panini e Galápagos poderão trazer!

 

 

  • 10/10
    Roteiro - 10/10
  • 10/10
    Desenhos - 10/10
  • 10/10
    Narrativa - 10/10
  • 10/10
    Edição Nacional - 10/10
10/10

Summary

O crossover Rick And Morty Vs Dungeons & Dragons, lançada em um único volume em capa dura pela Panini, mostra as aventuras da dupla e sua família pelo multiverso de Dungeons & Dragons e suas diferentes edições. O que começa como uma aventura típica da série termina se tornando uma ode de amor ao primeiro e maior RPG da face da Terra!

Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!