A banda brasileira mais importante da história do metal anunciou seu fim em grande turnê mundial.
Duas canções davam início ao movimento tropicalismo: Domingo no Parque e Alegria, Alegria, apresentadas por Gilberto Gil e Caetano Veloso no festival da Record de 1967. O movimento foi batizado a partir de Tropicália, obra de Hélio Oiticica exposta no MAM do Rio em abril de 1967. Bossa, dor de cotovelo, rock’n’roll, concretismo, poesia, ritmos nordestino, música clássica, pop art, TV, antropofagia modernista… tudo cabia na geleia geral do movimento.
Sua principal síntese está no disco coletivo Tropicalia ou Panis et Circensis, lançado em 1968. Fora da esfera da música, o movimento dialogava com o cinema novo, com o teatro e com as artes plásticas. Além de Caetano e Gil, Tom Zé, Gal Costa, Torquato Neto, Rogério Duprat, Nara Leão e Os Mutantes estão entre os principais nomes do movimento.
Era o movimento do Brasil libertário repensado pelos tropicalistas, isso também acabou incomodando o poder político golpista militar que o Brasil estava passando, que buscava renovar, transforma, experimentar. O tropicalismo também se tornou um poderoso aliado político da época. Mas a ideia de colagem, hibridismo e mistura materializada nas canções permanece absolutamente atual 50 anos depois.
O Sepultura surgiu em 1984, fundada em Minas Gerais pelos irmãos Cavalera e pelo baixista Paulo Xisto Jr – Andreas Kisser, só entraria em 1987;misturando thrash, death metal, muito cabelo grande e música popular brasileira, se tornaria conhecido pelo mundo todo. Principalmente por ser uma banda que buscava experimentar dentro da música pesada elementos característicos da história e formação da música indígena brasileira, africana e até japonesa, coisas que o movimento tropicalista iniciou 17 anos antes . Essa mistura brasileira vendeu mais de 40 milhões de discos em todo o planeta. Fazendo do Sepultura uma das bandas mais notáveis e respeitadas para a história da música e não apenas do metal mundial.
Em 2024, o Sepultura fará 40 anos de existência e no último dia 08 (Dezembro de 2023), a banda anunciou sua última turnê. Informação confirmada em coletiva de imprensa dada pela banda em São Paulo, pode assistir completo aqui.
“O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada” disse a banda durante a coletiva. Porém, durante diversas perguntas sobre o futuro do Sepultura, Andreas Kisser respondeu: “O futuro está aberto. O lance de ‘acabar’, a gente não precisa definir nada em relação ao futuro…Daqui a 5 anos, 10 anos, 15 anos, quem sabe o que vai estar acontecendo”.
O projeto da turnê de 40 anos já era conhecido entre os fãs da banda desde Agosto, segundo o Wikimetal então a ideia da gravação do álbum durante ela ainda continua de pé. É um mega projeto, o álbum não comemora apenas 40 anos de banda, mas terá 40 músicas gravadas em sua tracklist. Ainda durante a coletiva, a banda afirma que a decisão foi em consenso geral entre os integrantes: “A gente sai de cena de uma forma muito tranquila, em paz… a carreira do Sepultura teve várias finitudes, ciclos que se fecham e se renovam. Exatamente por isso estamos aqui hoje, tranquilos e serenos”, disse Kisser.
A turnê de despedida se chama Celebrating Life Through Death (Celebrando a vida através da morte), que começa em março próximo no Brasil (MG, DF, RS, PR, SC e SP). Com previsão de durar 18 meses, a banda confirmou datas pela América Latina e também pela Europa.
Na Europa, o Sepultura celebrará com vocês pela última vez. Como convidados especiais teremos os ucranianos do Jinjer – destaque do metal progressivo, se juntarão a eles em todas as 20 datas os também veteranos do death metal Obituary e a banda Jesus Piece, de Filadélfia.
Os ingressos estarão à venda em todas as plataformas a partir de quarta-feira, 13 de dezembro, às 6:00 AM BRT , através do site www.sepultura.com.br/tour.
SEPULTURA
Celebrating Life Through Death – Turnê Europeia de Despedida 2024
30/10 Paris, FR – Zenith Paris – La Villette
31/10 Offenbach am Main, DE – Stadthalle
01/11 Hamburg, DE – Edel Optics Arena
02/11 Cologne, DE – Palladium
03/11 Den Bosch, NL – The Rock Circus
05/11 Brussels, BE – Ancienne Belgique
06/11 Esch-sur-Alzette, LU – Rockhal
08/11 Manchester, UK – Manchester Academy
09/11 Dublin, IE – Olympia Theatre
10/11 Belfast, UK – Telegraph Building
11/11 Glasgow, UK – Barrowland Ballroom
12/11 London, UK – Hammersmith Apollo
14/11 Zurich, CH – The Hall
15/11 Ludwigsburg, DE – MHP Arena
16/11 Munich, DE – Zenith
17/11 Budapest, HU – Barba Negra
19/11 Leipzig, DE – Haus Auensee
20/11 Vienna, AT – Gasometer
21/11 Katowice, PL – Spodek
22/11 Berlin, DE – Columbiahalle
23/11 Prague, CZ – O2 Universum
Atualmente, o Sepultura conta com Andreas Kisser, Derrick Green, Eloy Casagrande e Paulo Xisto Jr.
Leave a Reply