Não deixe de conferir nosso Podcast!

Star Wars | As maiores perguntas sem resposta da Saga Skywalker

Nove filmes depois, A Saga Skywalker chegou ao seu fim de uma forma que pouca gente imaginava e deixando mais perguntas do que respostas na galáxia de Star Wars.
Saga Star Wars
Reprodução (Montagem)

Nove filmes depois, A Saga Skywalker chegou ao seu fim de uma forma que pouca gente imaginava e deixando mais perguntas do que respostas na galáxia de Star Wars.

Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker está em exibição nos cinemas, mas não vai bem. Bilheteria caiu mais do que o esperado, no Brasil perdeu a posição para um filme de comédia de um cara que se veste de mulher e tem vergonha de abordar temas LGBT´s, mesmo que tenha um casamento gay em seu filme. Mas não estou aqui para desmerecer filme nacional, longe disso, precisamos ir com mais frequência assisti-los no cinema.

Estou aqui para desmerecer Star Wars e o fim da épica saga Skywalker. O filme responde algumas grandes perguntas, mas deixa diversas novas em aberto, talvez a pergunta que todo mundo queria saber da nova saga, era o enigma da linhagem de Rey – que foi revelado ela sendo neta de sangue do vilão Palpatine – ele esperou mais de 30 anos para usar sua neta para dominar a galáxia. Também aprendemos mais sobre o passado de Poe Dameron e algumas linhas sobre o que Lando Calrissian vem fazendo desde o final de O Retorno dos Jedi. Porém outras coisas ficaram de fora totalmente, coisas básicas de roteiro.

Ainda assim, começando com o primeiro filme de Star Wars em 1977 e abrangendo nove filmes, a Saga Skywalker tem mais de 40 anos. Entre Uma Nova Esperança e A Ascensão Skywalker, as histórias contadas nos deram muitas perguntas. Existem ressurreições sem explicação reavivamentos que esperávamos, mas nunca aconteceram, nascimentos misteriosos, casos inexplicáveis de perda de memória, poderes de Jedi e Sith que ainda não entendemos e um sabre de luz que parece capaz de viajar entre sistemas solares sozinho. A coisa virou um caos deixada na mãos de roteiristas medíocres.

Essas são as maiores perguntas sem resposta que o final da saga Skywalker deixou para os trouxas como nós.

 

Como Maz Kanata conseguiu o sabre de luz de Luke?

 

Maz Kanata
Lupita Nyongo foi quem deu a voz de Maz Kanata (LucasFilm/Disney)

No primeiro filme da “nova” trilogia, O Despertar da Força, descobrimos que Maz Kanata de alguma forma tem o primeiro sabre de luz de Luke – o que Obi-wan Kenobi lhe dá em Uma Nova Esperança e que originalmente pertencia a seu pai Anakin. Han pergunta a Maz como ela conseguiu e ela responde apenas: “Uma boa pergunta. Mas para outra hora.” Bem, o que quer que “outra hora” signifique, está fora da Saga Skywalker. A Ascensão Skywalker termina com o primeiro sabre de luz de Luke ao lado de Leia, enterrado perto da antiga casa de Luke em Tattooine.

Essa é uma pergunta não tão simples de responder. Luke perde seu primeiro sabre de luz quando Darth Vader corta sua mão durante seu duelo no final de O Império Contra-Ataca, em Cloud City, no planeta Bespin. A mão de Luke e sua arma no abismo sem fim de um poço. A taverna do planeta Maz está em Takodana – um sistema completamente diferente de Bespin.

Não é impensável que o sabre possa chegar às mãos de Maz. Presumivelmente, alguém o encontrou e, eventualmente, o vendeu para Maz Kanata. Talvez ela mesma tenha encontrado, talvez tenha adquirido por meios menos que legais. Qualquer que seja o caminho certo, talvez nunca saibamos.

 

Boba Fett está vivo?

 

Boba Fett
Reprodução (Divulgação)

O caçador de recompensas Boba Fett cai dentro da boca do monstro Sarlacc em O Retorno de Jedi e morre. Desse jeito. Mas tem havido muita especulação de que o único clone inalterado de Jango Fett sobreviveu. Apesar de suas aparições relativamente breves na trilogia original, Boba Fett provou ser o vilão favorito dos fãs (Assista ao documentário Brinquedos que Marcam Época e saiba do que estou falando). Para dar mais credibilidade a esta informação, na versão comentada do filme, George Lucas confirma a mesma coisa que estou falando. Ele até considera adicionar uma foto na edição especial que mostraria o caçador de recompensas escapando do Sarlacc.

No universo expandido de Guerra nas Estrelas, que não é mais considerado cânone, a armadura do caçador de recompensas o ajuda a sobreviver ao lento e doloroso sistema digestivo do monstro gigante por tempo suficiente para escapar. “A Barve Like That: The Tale of Boba Fett” – um conto que aparece no livro de antologias de 1996 Tales from Jabba’s Palace – nos diz exatamente como Boba Fett escapa.

Mas com a saga Skywalker terminada e sem reaparecimento, talvez nunca saibamos se Fett finalmente escapará ou se ele ainda está sendo digerido junto com os outros capangas de Jabba.

Com tanta coisa absurda que rolou, Boba aparecer não seria tão ruim assim.

 

Yoda tem alguma conexão com o Baby Yoda?

 

Baby Yoda
Reprodução

 

O Mandaloriano não faz parte ou tem qualquer relação com a Saga Skywalker, mas o surgimento da Criança – mais conhecido como Baby Yoda – está agora ligado ao minúsculo Mestre Jedi Yoda que aparece pessoalmente ou apenas por voz na maioria das vezes dos filmes.

As teorias de fãs surgiram quase imediatamente após a aparição de Baby Yoda no final do primeiro episódio de O Mandaloriano, com muitos achando que a criança é um clone ou tenha parentesco ao Mestre Yoda. Por um lado, é meio infantil supor que a criança tem alguma coisa a ver com Yoda além de ser da mesma espécie. Afinal, se você é apresentado a um personagem humano em Star Wars, não assume imediatamente: “Oh, esse deve ser o sobrinho de Han Solo”. Por outro lado, a suposição é compreensível, pois sabemos muito pouco sobre a espécie do Yoda e da Criança. Nem sabemos o nome de sua espécie, que George Lucas propositadamente deixou de fora da mitologia.

Se houver um vínculo mais profundo entre os dois, provavelmente teremos que esperar até futuros episódios de O Mandaloriano para aprender. A Saga Skywalker não oferece respostas.

 

Por que Obi-wan não se lembra dos droides da prequela?

 

Kenobi
LucasFilm

Uma das maiores surpresas das prequelas de Star Wars foi a descoberta de que foi o jovem Anakin Skywalker quem criou o C-3PO, além do R2-D2 aparecer nos três episódios, mas quando Obi-wan se reúne com eles em Uma Nova Esperança, ele não parece reconhecê-los.

É claro que a verdadeira razão é mais provável porque A Ameaça Fantasma saiu mais de 20 anos após o primeiro filme de Star Wars e George Lucas não tinha ideia em 1977 de que os droides apareceriam em qualquer prequela. Mas existem algumas explicações na narrativa sobre isso também.

Pode ser que Kenobi se lembre dos droides, mas mantenha isso para si mesmo. Afinal, ele claramente não quer contar a Luke sobre seu pai, e explicar seu conhecimento dos droides o aproxima mais dessa verdade difícil. Também é possível que ele realmente não se lembre deles. Um episódio de The Clone Wars mostra que Kenobi não está tão preocupado quanto Anakin quando R2-D2 é considerado perdido.

 

O que Finn tentou contar a Rey em A Ascensão Skywalker?

 

Finn, Rey e Kylo
LucasFilm/Disney

Quando Finn, Rey e os outros heróis acreditam que estão afundando para a morte certa A Ascensão Skywalker, Finn tenta contar algo a Rey, mas ele nunca teve essa chance. Felizmente, os heróis sobrevivem e quando Rey pergunta a Finn o que ele iria lhe dizer, ele diz que vai contar mais tarde. Poe brinca com Finn, mas no final do filme ainda não ficamos sabendo o que Finn queria dizer.

A resposta é simples e não tem nada relacionado a romance como muitos especularam. Finn é apenas sensível à força e queria dizer isso a ela.

 

Qual é o problema do Raio de Força (Force Lighting)?

 

Force Lighthing
Reprodução

A primeira vez que vemos um Sith usando Force Lightning foi em O Retorno de Jedi, quando o Imperador Palpatine quase mata Luke Skywalker com ele. Desde então, ficou claro que alguns Sith podem usá-lo, enquanto outros não. Mas não está realmente claro que capacidades o Sith tem para conseguir usa-lo.

Darth Vader nunca foi visto usando o Force Lightning, mas considerando o quanto de seu corpo é mecânico, é uma suposição segura de que usá-lo seria perigoso. Mas também nunca vemos Darth Maul usá-lo. O Líder Supremo Snoke também não – embora sua morte em Os Últimos Jedi não nos dê muita chance de ver o que ele pode ou não fazer. Kylo Ren não parece ser capaz de fazer isso, e considerando seu temperamento e falta de sutileza, temos certeza de que ele poderia, no momento certo, soltar raios pelas mãos. É um poder legal, sejamos sinceros.

Pode-se supor que os Sith Lords, como Palpatine, propositadamente evitam ensinar seus alunos a usar a Force Lightning para garantir que eles tenham uma vantagem, caso o aluno tente matá-los. Mas isso não explicaria como o Conde Dookan utiliza o mesmo poder, nem como Rey, mesmo sem tentar conscientemente, solta o Force Lightning em A Ascensão Skywalker de suas mãos.

Se alguém souber que explique para todos nós essa modalidade do lado negro da força.

 

Como Palpatine sobreviveu?

 

Palpatine
LucasFilm/Disney

 

Mesmo que você tenha perdido todos os vídeos promocionais de A Ascensão Skywalker, mencionando a volta do imperador Palpatine, sua ressurreição é esclarecida no início do filme. O que não é respondido é exatamente como o Sith Lorde sobreviveu à sua suposta morte no final de O Retorno de Jedi.

Em Vingança dos Sith, Palpatine diz que sabe trazer os mortos de volta à vida e usa essa alegação para seduzir Anakin Skywalker – que é atormentado por premonições da morte de Padme – para o lado negro da força. Ainda assim, mesmo se assumirmos que Palpatine está dizendo a verdade a Anakin, isso não explica como ele pode ressuscitar a si mesmo, principalmente quando você considera o modo de sua morte. O Vader moribundo lança Palpatine de uma passarela por um longo poço, e o Imperador simplesmente explodi quando chega ao fundo. O cara explodiu em bilhões de pedaços, meu irmão.

Não estou sugerindo que a ressurreição de Palpatine seja singularmente improvável em uma narrativa que praticamente tornou possível o impossível, mas A Ascensão Skywalker, no entanto, falha em explicar exatamente como ele sobrevive não apenas à sua queda naquele poço, mas à destruição da segunda Estrela da Morte.

 

Por que ninguém parece se lembrar de Qui-Gon Jinn após sua morte?

 

Qui Gon Jinn
Reprodução

 

Apesar de ele pessoalmente treinar Obi-wan Kenobi, encontrar Anakin Skywalker e ser o primeiro Jedi que vemos se comunicando como espírito, Qui-Gon Jinn nunca é mencionado na trilogia original ou nos filmes recentes da saga Skywalker.

O fato é que George Lucas ainda não tinha criado Qui-Gon Jinn na trilogia original, então o problema é que não existe razão narrativa para isso. Uma possibilidade é que – não querendo que ele aprendesse a identidade de seu pai – Kenobi e Yoda optaram por dar a Luke o mínimo de detalhes possível. Também pode ser que a reputação de Jinn tenha ficada manchada. Afinal, ele traz Anakin para os Jedi e muito sangue é derramado.

 

Palpatine está morto para sempre desta vez?

 

No final de A Ascensão Skywalker, Rey usa a força de todos os Jedi e reflete o poder de Palpatine de volta para ele, assim, dando o fim ao Sith Lord para sempre.

Mas … ele está realmente morto?

Ninguém sabe. Se paga milhares de dólares para um roteirista escrever sobre uma saga que já está quase toda pronta e o cara simplesmente esquece de uma das perguntas mais importantes de sua narrativa. Vai entender. Pelo andar da carruagem, Palpatine virou um “Sauron” da vida.

 

Finn tem potencial para ser um Jedi?

 

 

Há duas grandes dicas em A Ascensão Skywalker de que Finn pode ter uma conexão suficiente com a Força para ser treinado como um Jedi. Primeiro, é quando Finn fala a Jannah, que foi a Força que tornou possível que seu verdadeiro eu emergisse do condicionamento da Primeira Ordem. Mais tarde, na batalha contra a frota da Ordem Final, Finn diz que sabe que a Ordem transferiu sua navegação da torre terrestre para a nave de comando apenas porque ele pode sentir.

Quando pensamos em O Despertar da Força, havia dicas desde o início.

A Ascensão Skywalker termina sem nenhuma palavra convicta sobre isso, mas parece pelo menos possível que o homem anteriormente conhecido como FN-2187 possa ter seu próprio sabre de luz.

 

Quem é a avó da Rey?

 

A Ascensão Skywalker finalmente responde à pergunta dos pais de Rey. Aprendemos que ela é neta do imperador Palpatine e que seus pais biológicos a venderam em servidão em Jakku para salvá-la do imperador, mesmo que depois disso, tenham sido assassinados. A única peça que falta é a avó de Rey. O imperador Palpatine não é exatamente um impressionante modelo de carisma, por isso é natural se perguntar exatamente quem concordou em fazer uma união com o Lorde Sith.

As prequelas nos dão uma possibilidade. Muitas vezes vista ao lado de Palpatine em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith está uma mulher pálida e assustadora chamada Sly Moore. O site oficial de Star Wars a descreve como “a assessora administrativa sênior de Palpatine durante sua chancelaria” e diz que os rumores cercaram a mulher enigmática.

O universo expandido oferece algumas outras opções, embora sejam de histórias que não são mais consideradas canônicas. No romance de 1995 Children of the Jedi de Barbara Hambly, Roganda Ismaren é apresentada. Na história ela feita concubina de Palpatine. Há também Ysanne Isard, introduzida na série de quadrinhos Dark Horse X-Wing: Rogue Squadron. Isard se torna diretora de Inteligência Imperial, assumindo depois a liderança do Império após a “morte” de Palpatine em O Retorno de Jedi. Sua posição sugere que ela provavelmente já teve um relacionamento próximo com o imperador, embora qualquer coisa romântica seja deixada à especulação.

Existe mais perguntas, mas acabei cortando algumas. O fato é: Passarei meses, talvez anos, sem escrever qualquer coisa de algum filme do Star Wars, acho que já está bom e todo mundo ficou meio de saco de cheio de tudo isso.

  

Resenha | “A Ascenção Skywalker”: o “melhor” filme de Star Wars já feito

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.