Não deixe de conferir nosso Podcast!

Tentando explicar o final da 2ª temporada de Dark e ficando mais confuso!

Dark
(Netflix)

Esse artigo contém spoilers cruciais da segunda temporada de Dark, se preferir leia nossa resenha antes de prosseguir.

Com os eventos da segunda temporada de Dark, a trama da série ficou ainda mais complexa do que anteriormente. Novos personagens, ligações e motivações foram conhecidos, deixando a história cada vez mais densa.

Confira então algumas das principais explicações do final da segunda temporada e comece a criar suas próprias teorias para o que virá!

 

A verdadeira identidade dos pais de Charlotte

 

dark

 

Foi revelado que Charlotte Doppler fora adotada pelo relojoeiro H. G. Tannhaus, mas sem nunca saber quem seriam seus verdadeiros pais.

Finalmente, o mistério foi desvendado, quando Noah confessa ter ajudado Adam em uma tentativa de salvar sua mulher e filha no futuro. Isto porque, embora ele fosse um jovem em 1921, ele acabaria conhecendo sua esposa em 2020 e ambos teriam uma filha que eventualmente volta atrás no tempo.

Percebemos, então, que os pais de Charlotte são Noah e Elisabeth Doppler, a própria filha de Charlotte. Sim, isso significa que Noah teve uma filha com sua própria neta.

Afinal, Noah é apenas um peão

 

noah

 

Durante a primeira temporada de Dark, o público ficou acreditando que Noah era um dos principais vilões da série. É verdade que ele não deixa de ter um papel importante na trama, porém é revelado que ele apenas seguia o líder dos Sic Mundus.

Inicialmente, Noah trabalhava com Claudia, mas algo aconteceu que não ficou esclarecido e que rompeu sua ligação de forma irreversível.

Depois de descobrir que Charlotte é a sua filha perdida, Noah perde sua esperança também em Adam, apesar da devoção que tem por ele. Aí, ficamos também sabendo que tudo o que ele fez, incluindo a tortura e morte de crianças, foi na crença de não voltar a perder sua filha no tempo.

Então, Jonas é o herói e o vilão de Dark?

 

jonas

 

Se acreditarmos em Adam e ele for mesmo uma versão mais velha de Jonas, então algo se vai passar para que ele se torne no líder dos Sic Mundus. Durante toda a série, vemos como as versões jovens de Jonas querem quebrar o ciclo temporal que assombra a cidade de Winden. Mas Adão quer destruir o mundo e, assim, acabar com o tempo.

A terceira temporada terá a função importante de nos mostrar o caminho que transformará um herói em um vilão.

O propósito da morte de Martha

 

Martha

 

A partir do momento em que Jonas descobre que seu futuro é se tornar em Adam, ele começa tentando lutar contra seu próprio destino. Ao matar Martha, Adam garante assim que Jonas vai agir de forma a evitar aquele momento, despoletando outros eventos necessários à formação do ciclo temporal.

Como isso vai acontecer ainda não é claro e teremos de esperar pela terceira temporada para ficarmos esclarecidos.

Introduzindo múltiplos universos

 

Martha

 

Momentos após Adam ter assassinado Martha, uma “nova” Martha aparece, com roupa e cabelo diferente da “original”. Ela explica a Jonas que têm de escapar da onda nuclear iminente, mas que ela não é quem ele pensa. Nisto, a jovem pega em um orbe que utiliza para viajarem, dizendo que o importante não é “quando”, mas sim “em que mundo”.

Isso é indicativo de que, para além de viagens no tempo, o universo de Dark conta também com viagens interdimensionais. A terceira temporada irá certamente se focar nessa possibilidade e em todas as questões que surgem relativamente a Adam e aos ciclos temporais.

 

Finalmente, o apocalipse

 

apocalipse

 

Todos os episódios da segunda temporada de Dark eram uma contagem regressiva para o tão temido apocalipse. Mas como acontece isso?

Em 2020, o Inspetor Clausen desenterra as vasilhas de metal contendo lixo radioativo que Aleksander Tiedemann havia escondido na usina. Um portal então se abre entre 2020 e 2053, onde a versão adulta de Elisabeth olha Charlotte do outro lado. Quando as duas esticam a mão para se tocarem, o apocalipse é despoletado.

 

Texto original: Sara Gomes

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.