Não deixe de conferir nosso Podcast!

Uma história em quadrinhos “do Caralho”

Muita gente vai se identificar com essa HQ do gaúcho Thiago Krening

O quadrinhista e ilustrador Thiago Krening é gaúcho, reside no Rio Grande do Sul, mas fez uma história em quadrinhos que certamente pessoas de várias regiões do país vão se identificar totalmente, como foi o meu caso.

Isso porque a HQ “Um Lugar do Caralho”, da Editora Hipotética, lembra a existência da Boate do DCE (que pra quem não sabe é Diretório Central do Estudantes) no município de Santa Maria (RS), onde toda sexta rolava festa com som legal, gente bacana e cerveja barata.

Inevitavelmente vieram as lembranças das sextas no corredor do curso de Comunicação Social – Jornalismo, na Ufpi (Universidade Federal do Piauí), na minha terra, Teresina-PI. Na verdade, as festas não eram exatamente no DCE (onde também tinha festa), mas a sede do diretório ficava bem ao lado, e as semelhanças são grandes.

Boa música, cerveja barata, grandes amizades nascendo. Talvez por ser um curso de jornalismo, muitas vezes surgiam microfones, caixas de som e um violão. E ao contrário de quem muitos possam imaginar, o que predominava não era a MPB de protesto, como Geraldo Vandré, Chico e Caetano, mas bandas como Legião Urbana, The Smiths, The Cure e outros. E, claro, nestas mesmas festas, inevitavelmente surgiam romances, uns breves, outros duradouros.

E para nos apresentar essa boate do DCE de Santa Maria, Thiago Krening contextualiza justamente mostrando uma relação de amor e amizade muito bacana. Ao se encontrarem na rua, Mica e Lia convidam Carlos e Daniel para curtirem a noite de sexta na boate do DCE. Assim como muitos deviam imaginar na época, Carlos sente receio em aceitar por imaginar ser um lugar bizarro, cheio de gente estranha. Mas o chegar no local se surpreende positivamente ao encontrar “um lugar do caralho”.

Em resumo, o que podemos dizer dessa HQ é que traz ótimas lembranças desse incrível momento da vida de jovens que passaram pela universidade através de uma leitura fácil e gostosa, e cheia de referências. Os extras no final informam os autores das músicas citadas na história, fotos da época, curiosidades, um trabalho de construção dos personagens, entre outras coisas.

 

Serviço

Um Lugar do Caralho (Thiago Krening)

Editora Hipotética (https://hipotetica.com.br/)

128 páginas

Capa Dura

R$ 59,90

 

Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.