Não deixe de conferir nosso Podcast!

Watchmen | Episódio 05: Um olhar para o espelho, uma obra-prima

Looking Glass
HBO

Muitas pessoas no mundo do Watchmen tiveram um dia ruim em 2 de novembro de 1985. Wade Tillman teve um dia pior que a maioria, exceto é claro, os três milhões de pessoas que morreram. Em uma viagem missionária para a igreja Testemunhas de Jeová, ele é seduzido a tirar todas as suas roupas por uma garota como brincadeira, ela acaba roubando as roupas dele… e, de repente, aparece um monstro gigantesco em cima de Manhattan e mata quase todo mundo que estavam com Wade Tilman, mas graças a sala de espelhos que estava ele se salva, sozinho, nu e aterrorizado para o resto da vida.

Intitulado “Little Fear of Lightning”, o quinto episódio de Watchmen, é essencialmente de Wade Tillman. Depois do acidente traumático, ele tenta até seguir uma vida normal. Anos depois ele se torna Looking Glass – sua máscara é composta pelo mesmo material que o salvou na adolescência, um policial que tem uma capacidade estranha de detectar quando as pessoas estão mentindo; um detetive mascarado do Departamento de Polícia de Tulsa.

Tilman tem uma vida bem agitada, ainda tem contato com sua ex, uma geneticista que clona cães; está se relacionando com a agente do FBI Laurie Blake; e principalmente matem-se em constante vigilância contra um evento extradimensional que acredita que está acontecendo e que envolve um bunker, um sistema de alerta e uma substância oleosa produzida a partir de uma cobra chamada Reflectitine, que tem a função de protegê-lo contra explosões psíquicas como a emitida pela Lula Gigante de 1985. No episódio cinco, ficamos sabendo que sua máscara também é feita com esse óleo.

O lance da Lula Gigante na vida de Wade é algo tão sério que ele participa de um grupo de apoio ao estilo AA para pessoas com TEPT (Amigos do Nemo em tradução livre, uma referência ao capitão Nemo que depois de 20.000 léguas submarinas e uma colossal batalha contra uma lula gigante em seu submarino ficou com traumas eternos). Ele acaba conhecendo uma linda e engraçada mulher interpretada por Paula Malcolmson. Eles bebem, conversam, se beijam. É realmente tudo muito romântico.

Até … que ela aparece com a máscara de Rorschach e isso diz muito sobre ela, não é?

Todo aquele encontro foi uma farsa, projetada para atrair Wade para a sede secreta da 7ª Kavalry. É aí que ele descobre que eles estão mexendo com “portais”, que a Lula Gigante não passou de uma farsa. É lá que ele conhece seu líder secreto, o bem-sucedido senador Joe Keene Jr (James Wolk)., e é lá que ele também descobre toda a verdade.

O senador Keene oferece a Wade uma pílula vermelha no estilo Matrix, além de uma fita de vídeo que dissipará todas as ilusões e eliminará todos os seus traumas. Quem está fita? Seu amigo e meu, Adrian “Ozymandias” Veidt, admitindo que ele é o culpado por trás do ataque extradimensional de lula “02/11”, bem como os eventos menores subsequentes conhecido como “Chuva de Lulas” – e prometendo ao destinatário do vídeo, Robert Redford, que ele também trabalhou (ou terá trabalhado, já que Redford não deve ver a fita até que esteja no cargo) para o ator ser eleito presidente. O nome “Looking Glass” é quase certamente uma homenagem a obra-prima da teoria da conspiração de Oliver Stone, JFK, A Pergunta Que Não Quer Calar de 1991.

Já sabíamos que Ozymandias estava por trás do ataque das lulas, é claro – está nos quadrinhos. Dada sua política liberal adotada (a coisa toda de “matar três milhões de pessoas” foi uma exceção), não é demais imaginá-lo planejando a eleição de um presidente liberal para compensar décadas de Nixon. E se você pode jogar uma lula gigantesca em uma cidade, suponho que também seja possível jogar lulas minúsculas em todo o lugar de vez em quando por algumas décadas.

Looking Glass
HBO

O que realmente importa aqui é como o Looking Glass leva essa incrível descoberta, já está escrito em todo o rosto dele. Pareceu uma piada ruim o que acabei de escrever? Como pareceu, mas devido à sua máscara sem rosto, a gente sente o quão foi devastador para o cara atrás daquela máscara aquelas novas informações. Sem dizer uma palavra, o ator Tim Blake Nelson transforma todo aquele momento é um grande alívio. É uma cena tremendamente profunda. Você quase espera que ele comece a chorar lágrimas de alegria.

E por que ele não deveria ser feliz? Ele foi vítima de um dos piores eventos da história da humanidade. Ele passou o resto da vida aterrorizado, usando chapéus de papel-alumínio para protegê-lo de experimentar esse tipo de coisa novamente. Toda a sua vida, de fato, gira baseado na lei de murphy, mas que essa fita de vídeo, de uma só vez, apaga do campo da possibilidade que um dia ele já teve.

Apenas por isso o episódio seria lendário, mas Looking Glass, seguindo as instruções de Keene, prende a Sister Night ao revelar a verdade sobre encontrar seu avô na cena do crime e encobrir que estava lá. É o suficiente para Laurie Blake, ouvindo a conversa através do ponto de escuta que plantou no cacto de mesa do LG faça sua jogada contra a Sister Night.

Mas assim que Wade volta para casa, um grupo de atiradores armados, membros do 7º Kavalry mascarados com Rorschach aparecem e entram em sua garagem. Tudo parecia apoteótico não era? E de uma forma bem divertida e incrivelmente escrita, os personagens principais começam a cair como peças de xadrez.

Sobrou até para o Ozymandias que foge de sua prisão e consegue de alguma forma andar pelo espaço sideral ou uma realidade virtual, onde ele pega os corpos dos muitos clones que fez e matou para fazer sua obra final. É uma cena horrível, mas note, embora você não saiba disso olhando para ele: graças ao desempenho incrível de Jeremy Irons, Ozymandias parou de se importar com vidas humanas décadas atrás.

Watchmen | Episódio 04: If You Don’t Like My Story, Write Your Own

Adrian Veidt nos mostra é que ele está de fato sendo punido, e tenta pedir a ajuda (do Dr. Manhattan?) para salvá-lo de onde está.

Ninguém escapou ileso neste episódio cheio de significados. Watchmem está chegando no seu ápice e parece que vai chover muita lula ainda.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.