Segunda, 17 De Dezembro De 2018

Anuncie Aqui!

Entrevista | Cassius Medauar, editor da JBC

O site da livraria¬†Quinta Capa¬†n√£o surgiu com o objetivo de apenas apresentar not√≠cias sobre a cultura pop. Como dito em nosso¬†editorial, queremos apresentar an√°lises, resenhas e opini√Ķes sobre um leque enorme de op√ß√Ķes dispon√≠veis aos apaixonados pelos quadrinhos, livros, cinema e anima√ß√Ķes, assim como outros assuntos comuns ao nosso p√ļblico.

Com esse objetivo, buscamos entrevistar quem trabalha diretamente no mercado brasileiro de quadrinhos e mang√°s. Dessa forma, apresentamos abaixo a entrevista conduzida por nosso editor¬†Thiago Ribeiro¬†com Cassius Medauar, jornalista, tradutor¬†e gerente de conte√ļdo da JBC, maior editora especializada em mang√°s no Brasil.

 

 

 

O seguimento de mang√°s da editora JBC¬†iniciou seus lan√ßamentos em 2001, com t√≠tulos como Sakura, Samurai X (Rurouni Kenshin), Video Girl Ai e Guerreiras M√°gicas de Rayearth. Os mais de 120 lan√ßamentos que a JBC realizou, at√© o momento, s√£o dos mais variados temas: desde a√ß√£o e fic√ß√£o cient√≠fica, at√© com√©dia e romance. Dentre v√°rios sucessos publicados, grandes autores como Masami Kurumada, Takeshi Obata, etc, foram apresentados ao p√ļblico brasileiro.

Na entrevista, falamos acerca do mercado nacional de mang√°s, a import√Ęncia dos quadrinhos digitais e lan√ßamentos f√≠sico, os lan√ßamentos da editora e ainda s√£o revelados os lan√ßamentos para 2019.

 

 

5C: √Č ineg√°vel que com o advento da internet os f√£s podem ter acesso ao conte√ļdo dos quadrinhos/mang√°s no momento em que ele √© lan√ßado no mundo. Tamb√©m, √© ineg√°vel que a JBC tem inten√ß√Ķes de diminuir esse lapso temporal, sendo a publica√ß√£o de Edens Zero, de Hiro Mashima (mesmo criador de Fairy Tail), um acontecimento √ļnico nos mang√°s no Brasil, j√° que o cap√≠tulo da semana √© lan√ßado aqui no mesmo dia que no Jap√£o, em formato digital. Como √© a parte de editar esses t√≠tulos, j√° que as editoras japonesas costumam promover negocia√ß√Ķes pesadas para que um mang√° saia em outro pa√≠s?

Cassius Medauar: Foi difícil convencer os Japoneses a nos deixar entrar nesse projeto de simulPub, mas o fato de ser um autor já publicado pela JBC e de a gente já estar publicando mangás digitais da Kodansha acabou facilitando bastante o aceite desse projeto. A parte de edição é relativamente tranquila depois que o trabalho semanal entra na rotina!

5C: E os arquivos? São mandados com antecedência para a editora JBC, fazendo a tradução e a adaptação antecipadamente?

Cassius Medauar: Sim, os japoneses nos mandam o material de 7 a 10 dias antes da data de publicação.

5C: Pelo trabalho e esforços empregados, o retorno de Edens Zero é o que a JBC espera?

Cassius Medauar: Sim, estamos gostando bastante do retorno. Após a entrada dos capítulos semanais de Edens Zero, as pessoas começaram a descobrir mais os mangás digitais da JBC. Mas ainda é um mercado bem pequeno e o projeto é de longo prazo.

5C: A publica√ß√£o do volume 01 em formato impresso √© uma pol√≠tica que a JBC quer manter, fazendo com que o material chegue para diferentes p√ļblicos em diferentes formatos (digital e f√≠sico)? Ou investir em uma mang√° que n√£o se sabe ainda quando acabar√° √© uma aposta arriscada?

Cassius Medauar: Acreditamos que quadrinhos digitais e físicos se complementam, um não vai acabar com o outro. Portanto, o digital é apenas mais uma opção que damos aos nossos leitores de poderem ler os mangás JBC.

 

Imagem relacionada

 

5C: As negocia√ß√Ķes com os artistas japoneses s√£o extremamente dif√≠ceis, como muitas editoras brasileiras gostam de falar para o p√ļblico. H√° negocia√ß√Ķes j√° em andamento para o lan√ßamento de outros t√≠tulos que estejam saindo nesse momento no Jap√£o para serem lan√ßados em terras brasileiras simultaneamente?

Cassius Medauar:¬†Sim, j√° h√° negocia√ß√Ķes em andamento.

5C: 2017 e 2018 foram anos repletos de lançamentos para a JBC. Fullmetal Alchemist (que está chegando ao final), Akira (tendo lançado 03 volumes até aqui), Cavaleiros do Zodíaco Lost Canvas (um título há muito pedido), entre outros. Porém, esses foram os anos em que a crise do mercado editorial cresceu, tomou forma e fez desabar muitas coisas que, até então, pareciam certas, como o envio dos títulos da JBC para as bancas de jornais. A atitude de focar em livrarias e megastores (que também estão em crise) não gera temor na editora?

Cassius Medauar: Não, temor nenhum. Já trabalhávamos diretamente com livrarias e lojas especializadas há um bom tempo e, é claro, todo mundo que está no mercado editorial já sabia da crise. Por isso a JBC já estava se preparando para todos os cenários.

5C: Focar em um p√ļblico que abandonou as bancas de jornal √© uma decis√£o tempor√°ria? Ou a editora entende que investir nesse segmento tamb√©m pode trazer novos leitores?

Cassius Medauar: Acreditamos que é possível conseguir novos leitores em muitos lugares, como a internet, por exemplo. Não eram apenas as bancas que geravam novos leitores. O mundo mudou.

5C: O retorno das grandes livrarias e megastores, nesse momento, está sendo mais lucrativo do que as vendas em bancas de jornais eram há cinco anos, por exemplo, ou o mercado encolheu e a JBC teve que se adaptar a ganhar menos, mas continuar lançando títulos?

Cassius Medauar: Não tenho como responder essa pergunta.

5C: Como está a estratégia da editora para vender seus títulos para as livrarias?

Cassius Medauar: Como falei acima, já fazemos isso há bastante tempo.

 

Resultado de imagem para Akira manga image

 

5C: Akira, Blade – A L√Ęmina do Imortal, Eden, Ghost in the Shell. Todos foram lan√ßados pela JBC com um formato mais luxuoso, mas com o valor de capa mais elevado. A resposta dos compradores desses t√≠tulos mostrou que vale a pena investir em um formato mais caprichado para os mang√°s? Ou t√≠tulos como Seven Deadly Sins, que √© lan√ßado ainda em papel jornal e mais barato, d√£o um retorno maior?

Cassius Medauar: Tanto deram certo que continuamos e ampliamos os lançamentos assim. Já existe uma base de fãs que lê desde o começo dos anos 2000 e que quer títulos mais bem cuidados. Há espaço pra todos os formatos.

5C: A editora Devir tem o selo Tsuru, responsável pelo lançamento de mangás renomados, como Uzumaki, Nonnonba, O homem que Passei e Tekkon Kinkreet. A JBC teria planos de lançar um selo voltado apenas para grandes nomes dos mangás em formato luxuoso?

Cassius Medauar: Não. Nós já fazemos isso dentro do nosso selo normal. Temos Otomo, Shirow, Natsume Ono e Inio Asano, entre outros.

5C: Por falar em Seven Deadly Sins, o anime é lançado pela Netflix, fazendo com que muitos tenham contato com a história. Ter uma anime de sucesso ajuda a editora JBC a vender seus mangás, como em Fullmetal Alchemist e My Hero Academy?

Cassius Medauar: Sim, isso sempre ajuda bastante.

 

Resultado de imagem para Blade manga image

 

5C: As editoras de quadrinhos e mang√°s, hoje, parecem querer um maior contato com seu p√ļblico, sendo exemplos o canal de youtube da editora Pipoca & Nanquim e o pr√≥prio Henshin Online da JBC, lan√ßado todas as sextas. Fazer essa ponte est√° trazendo novos leitores?

Cassius Medauar: Eu acredito que sim. Mas acho que ter um contato mais direto é fundamental hoje em dia, independentemente de gerar ou não novos leitores.

5C: Como √© a estrat√©gia de publicidade para que um mang√° desconhecido do grande p√ļblico, como Edens Zero, que est√° ainda sendo lan√ßado, se torne famoso no Brasil?

Cassius Medauar: Não dá pra falar em detalhes porque varia muito de momento e de mangá para mangá. Mas, grosso modo, é divulgar, divulgar e divulgar nos lugares certos.

5C: Pelo que √© dito por voc√™, Cassius, no Henshin Online, √© importante a JBC manter sempre seu estoque renovado, n√£o deixando que algumas edi√ß√Ķes fiquem esgotadas. Quais t√≠tulos e volumes da JBC ser√£o relan√ßados?

Cassius Medauar:¬†Nesse primeiro momento, Fullmetal, My Hero Academia, The Seven Deadly Sins, O C√£o que Guarda as Estrelas, Death Note Black Edition e Akira. Mas isso √© algo din√Ęmico e outros entrar√£o todos os meses.

 

Imagem relacionada

 

5C: Existe alguma possibilidade de Hunter x Hunter ser relançado em formato de luxo, como foi Fullmetal Alchemist?

Cassius Medauar: Existe a possibilidade, mas, por enquanto, não está nos nossos planos.

5C: Vamos falar de 2019. Algum lançamento que você poderia nos adiantar? (Por favor, diga Nausicaa)

Cassius Medauar: Vamos começar o ano com Rosa de Versalhes e Battle Angel Alita РLast Order. Depois teremos Fire Punch, Hokuto no Ken e Ghost in the Shell 1.5.

5C: Quais são suas expectativas para o mercado de quadrinhos/mangás no geral para 2019? A crise vai continuar ou a recuperação judicial de grandes editoras e distribuidoras, além das livrarias, irá ajudar a sanar as finanças das editoras, fazendo com que elas retornem para as bancas de jornal?

Cassius Medauar: Não tenho a menor ideia. Torço para que tudo melhore, mas não tem como saber.

5C: Em um podcast do MDM РMehlores do Mundo, você afirmou que a editora JBC não teria retorno ao fornecer seus títulos para plataformas digitais como o Social Comics. Você poderia explicar mais sobre essa decisão?

Cassius Medauar: Não foi isso que eu falei. Nós, inclusive, temos lá no Social Comics todos os nossos mangás nacionais. O que falei é que os japoneses não aceitam o modelo de negocio em streaming e que, por enquanto, só nos permitem vender títulos digitais em formato e-book.

5C: Qual mangá que, se pudesse, você roubaria da concorrência para serem editados na JBC?

Cassius Medauar: Acho que Dragon Ball. Adoraria poder editar Dragon Ball de novo.

5C: Obrigado pela atenção e pela paciência, Cassius.

Cassius Medauar: Imagina, eu que agradeço.

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: