Segunda, 09 De Julho De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Resenha | 1Q84 (Haruki Murakami)

Texto Jackson Rocha
Haruki Murakami¬†√© dos escritores nip√īnicos mais conhecidos da atualidade, autor de diversos¬†best-sellers¬†a n√≠vel internacional, com sua obra traduzida para mais de 50 idiomas, contemplado com diversos pr√™mios liter√°rios importantes, sendo muitas vezes apontado como candidato a um poss√≠vel pr√™mio Nobel de literatura.¬†1Q84¬†√© uma de suas obras mais ambiciosas, alcan√ßando um consider√°vel sucesso de p√ļblico.
A trilogia, publicada entre os anos de 2009 e 2010, nos traz a história de um mundo que, apesar de semelhante diversos aspectos, é bastante diferente do nosso. Pra começar, existem duas luas no céu, uma maior, praticamente igual a nossa, é uma menor, esverdeada, com cor de musgo. Nesse mundo também habita o Povo Pequenino, entidades de imenso poder e influência. Murakami encanta com sua capacidade criativa ao descrever o ambiente e a mitologia onde as suas personagens estão inseridas.
Aomane¬†e¬†Tengo¬†s√£o os protagonistas da narrativa. Cada cap√≠tulo nos traz eventos envolvendo cada um desses personagens, nos contanto a mesma hist√≥ria em linhas narrativas diferentes, que seguem seu caminho para se entrela√ßarem no final. Inicialmente, √© dif√≠cil entender a rela√ß√£o entre os dois: Aomane √© uma instrutora de artes marciais que secretamente trabalha como assassina profissional, enquanto Tengo √© um professor de matem√°tica que tem aspira√ß√Ķes de se tornar escritor. Duas pessoas t√£o diferentes, com vidas t√£o distintas, mas que s√£o unidas por um aperto de m√£os no passado.
A hist√≥ria come√ßa quando Aomane desce as escadarias de uma via expressa a caminho de um dos seus trabalhos. Ali, sem saber, ela acaba por adentrar em um mundo novo, chamado por ela de 1Q84, j√° que no ‚Äúseu mundo”, estava no ano de 1984. Tengo, por sua vez, √© convencido por Komatsu, seu editor, a reescrever, como um ghost writer o romance A Cris√°lida de Ar, de Eriko Fukada, uma garota disl√©xica de 17 anos.
Como citado anteriormente, o ponto forte da obra √© a criatividade. Durante os romances, somos apresentados a v√°rios personagens e situa√ß√Ķes interessantes. O cultos religioso da comunidade de Sakikage, o seres m√°gicos conhecidos como Povo Pequenino, a cris√°lida de ar, sente outros, formando uma mitologia pr√≥pria, bastante atrativa. Se h√° algo que o autor faz bem √© atrair o leitor, mantendo o suspense e liberando as informa√ß√Ķes pouco a pouco, quase que a conta gotas, para mant√™-lo imerso na leitura.
O estilo narrativo do autor √© simples, com um linguagem direta, de f√°cil entendimento. Talvez esse seja um dos pontos para o seu sucesso: ao n√£o usar uma linguagem deveras rebuscada, o escritor cria hist√≥rias democr√°ticas, acess√≠veis ao grande p√ļblico. Entretanto, Murakami tem uma tend√™ncia a descrever demais os fatos, por vezes tornando-se repetitivo, fazendo com que a leitura seja cadenciada de uma forma lenta, que pode incomodar em alguns momentos, j√° que alguns fatos s√£o castigados em demasia, de uma forma ma√ßante.
Outra crítica a obra seria a excessiva enrolação para se chegar ao final. Apesar de apontar a suspense como um dos pontos positivos, em alguns momentos a demora para se resolver certos eventos incomoda, parecendo que a obra poderia ter sido condensada em bem menos que as cerca de mil páginas da trilogia. Quanto ao final, esse pode ser decepcionante para quem chega ao fim da obra curioso para entender toda a mitologia criada. Não há um verdadeiro clímax. O final em aberto casa com a história desenvolvida, mas fica aquela curiosidade por conta das perguntas que ficaram sem resposta, principalmente com relação ao Povo Pequenino. Mas talvez esse seja o objetivo do autor: que o leitor se sinta parte do mundo de 1Q84, com todos os seus mistérios.
Cabe ressaltar as diversas refer√™ncias presentes na obra, da t√£o importante Sinfonietta de¬†Janac√©k, passando por¬†Beatles,¬†Tchecov,¬†Jung, s√£o in√ļmeras as cita√ß√Ķes a cultura pop e literatura cl√°ssica presentes na obra. Curiosamente, apesar do t√≠tulo, o 1984 de Orwell n√£o √© uma delas (seria uma grande trollada do autor? haha). Essas trazem um diferencial a leitura, assim como um certo humor √°cido do autor, principalmente na hora de descrever os personagens, principalmente Ushikawa.
Enfim, 1Q84 √©, apesar de tudo, um bom livro. Sua mistura de temas e refer√™ncias forma um caleidosc√≥pio que merece ser apreciado. Apesar de n√£o poder ser enquadrada como um dos grandes cl√°ssicos da literatura contempor√Ęnea, cumpre bem o seu papel, trazendo uma divertida experi√™ncia para o leitor, al√©m de criar uma curiosidade para conhecer mais a obra do autor.

Haruki Murakami

Quem é PikachuSama

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.

 

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: