Segunda, 17 De Dezembro De 2018

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Resenha: Scooby Apocalipse (Giffen, DeMatteis e Potter)

Adaptação do famoso desenho infantil para os quadrinhos se distancia demais do material original

A premissa é básica e muito conhecida para quem já assistiu mais de dois episódios de Scooby-Doo:
“Constitu√≠do por um grupo de quatro pessoas metidas a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um Dog Alem√£o falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada M√°quina Mist√©rio, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares in√≥spitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, p√Ęntanos e ilhas, a maioria das vezes amea√ßados por monstros, zumbis, vil√Ķes, mas considerando os epis√≥dios, s√£o a maioria das vezes chamados de “fantasmas”, mesmo n√£o sendo.
Os detetives seguem pistas, fogem dos vil√Ķes e, muitas vezes, veem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e por√Ķes escuros. Dividem-se sempre em dois grupos quando v√£o procurar pistas: Fred e Daphne v√£o por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e intelig√™ncia, vive perdendo seus √≥culos e se metendo nas confus√Ķes de Salsicha e Scooby.” (texto retirado da Wikipedia)
E assim foi por 28 temporadas desde 1969, sendo o desenho no Brasil imortalizado pela voz de Orlando Drummont, o dublador por quatro décadas de Scooby-Doo.

Por√©m, em 2016 o est√ļdio Hanna-Barbera, criador de Scooby-Doo e outros famosos desenhos que marcaram a inf√Ęncia de muitas pessoas, fechou uma parceria com a editora DC Comics para publicar hist√≥rias em quadrinhos de seus personagens. Foi assim que nasceu a miniss√©rie Future Quest, contando com Jonnhy Quest, Space Ghost, os Hercul√≥ides, os Imposs√≠veis e outros, sendo tamb√©m publicado os Flintstones e Corrida Maluca. Dessas publica√ß√Ķes que reinterpretam os desenhos cl√°ssicos para as HQs, Future Quest e os Flintstone j√° foram publicados pela editora Panini Comics no Brasil, tendo a editora publicado em mar√ßo de 2018 Scooby Apocalipse.
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Os roteiros ficaram a cargo da mesma dupla que escreveu uma das fases mais lembradas da Liga da Justi√ßa da DC: Keith Giffen e J.M. DeMatteis, os criadores da Liga C√īmica. Mas o leitor se engana se pensa que a dupla usar√° de seu humor para essa interpreta√ß√£o das aventuras de Scooby e Cia. Ao contr√°rio, tudo √© levado muito a s√©rio em Scooby Apocalipse.
Guardando um segredo que pode mudar o mundo, a cientista Velma entra em contato com a repórter em descrédito Daphne para que seja publicada uma matéria que revelaria um plano de controle mundial. Acompanhada de seu cinegrafista Fred, Daphne e Velma se veem no meio de um ataque biológico que transforma grande parte da raça humana em monstros. Enquanto isso, o adestrador de cães Norville, para os amigos, Salsicha, se vê no meio dessa confusão ao lado do cão modificado pelo projeto de Velma, Scooby.
Sim, √© muita informa√ß√£o para o leitor que conheceu esses personagens atrav√©s dos desenhos possa assimilar. E n√£o √© s√≥ nas profiss√Ķes e na apar√™ncia que os personagens foram adaptados para os quadrinhos n√£o. Suas personalidades foram deveras mudadas em prol da narrativa contada. Dessa forma, Daphne n√£o √© a donzela em perigo, sendo uma rep√≥rter intr√©pida e que sabe atirar; A fragilidade de Velma n√£o √© transmitida pelo seu semblante f√≠sico e √≥culos e, sim, pelo seu emocional abalado; Fred √© um caso patol√≥gico de amor n√£o correspondido por Daphne, sempre ponto a vida em risco para ajudar aquele que √© seu amor obsessivo; E, pasmem! Salsicha e Scooby n√£o s√£o os eternos covardes que s√≥ se aventuram se houvesse comida envolvida. Os dois s√£o muito pro ativos nesse mundo onde existem monstros aos montes e todos tem que sobreviver.

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Capa alternativa de John Paul Leon.

Também, sai a figura do monstro do mês e o mistério que ronda a presença dele e entra em cena um cenário apocalíptico pelo qual os personagens tem que passar. Sim, Scooby Apocalipse tem mais um clima de história de zumbi (com monstros, no caso) do que de um filme de monstro ou fantasma da série original.
Tratando da hist√≥ria em si, √© ineg√°vel que h√° um excesso de texto que atrapalha a trama. N√£o √© um caso de di√°logos engra√ßados ou que levem a situa√ß√Ķes c√īmicas, como ocorria na fase da Liga da Justi√ßa de Giffin e DeMatteis, tratando-se mesmo de um excesso de informa√ß√Ķes, muitas vezes repetidas. Em quase todos os seis cap√≠tulos dessa edi√ß√£o, Velma repete que os nanitas (seres microsc√≥picos) que causaram a praga dos monstros seriam inicialmente usados para o bem da humanidade.
N√£o ajuda, tamb√©m, o ritmo lento que a trama adota. Ap√≥s sa√≠rem da instala√ß√£o de pesquisa de Velma, os personagens passam 03 edi√ß√Ķes em paradas para reabastecer e s√£o atacados por vampiros e dem√īnios seguidamente.
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Porém, quando se trata de desenvolver os personagens os autores acertam. A história dividida em 06 partes contém um extra de como Salsicha encontrou pela primeira vez Scooby, e, na sexta parte, é contado como foi o passado de Velma, tendo uma revelação nessa história que joga luz sobre quem liberou a praga mostro no mundo. Há que se falar que vai sendo mostrado aos poucos um famoso coadjuvantes, o Scooby-Loo, que promete ser parte importante na trama no futuro. São nesses momentos que o encadernado vale a pena, além da interação entre os personagens.
A edição brasileira da Panini conta com 06 partes, capas originais, as capas variantes e os designs originais dos personagens.
Os desenhos ficam a cargo de Howard Potter, outro artista famoso por trabalhar com a Liga da Justiça da DC Comics. Os desenhos não fogem muito ao padrão de uma história em quadrinhos comum, contando com muitas páginas de seis quadros e desenhos de página inteira. Felizmente, Potter consegue desenhar páginas com muitos detalhes em cada quadro, o que importa em uma história de fim de mundo com muitos monstros horripilantes.
O desenhista não está só no encadernado. Dale Eaglesham, Wellington Alves e Scott Hanna assumem em algumas partes. Mesmo o estilo desses desenhistas sendo muito diferente do de Potter, isso não compromete a leitura desse encadernado e a unidade narrativa da trama.
Jim Lee cuida das 04 primeiras capas desse encadernado em 06 partes, sendo que Potter desenha as duas √ļltimas.
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Contando com um roteiro que abusa do excesso de texto, sem que se mostre a veia do humor que os roteiristas outrora tinham em outros trabalhos, e que tamb√©m desenho original possu√≠a, Scooby Apocalipse √© uma hist√≥ria que mais parece uma trama de sobreviv√™ncia zumbi do que uma adapta√ß√£o do cl√°ssico de Hanna-Barbera, falhando onde as adapta√ß√Ķes de os Flintstones e Future Quest acertaram: uma abordagem moderna reverenciando o material original.
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Nota:
Roteiro: 06/10. Apesar da trama girar em torno de um mist√©rio (o porqu√™ da praga monstro ter se espalhado) a hist√≥ria nesse encadernado n√£o se desenvolve bem, ocorrendo muitas vezes di√°logos repetidos e informa√ß√Ķes j√° contadas em cap√≠tulos anteriores. Os bons momentos est√£o guardados para o passado de Velma, Salsicha e Scooby, n√£o para a trama principal.
Arte: 08/10. Howart Potter e o time de desenhistas que o acompanham fazem um excelente trabalho nesse encadernado, mesmo com a composição sem surpresas das páginas.
Narrativa: 06/10. Apesar da trama n√£o andar, o mist√©rio que ronda a origem da praga monstro √© um motivo para fazer o leitor continuar a ler esse encadernado, al√©m de mais informa√ß√Ķes sobre Velma e a presen√ßa de Scooby-Loo nos pr√≥ximos cap√≠tulos. Mesmo com 04 desenhistas n√£o h√° mudan√ßa dr√°stica no tra√ßo das hist√≥rias, o que √© um ponto positivo.
Acabamento da edição nacional: 7/10. Edição nacional contando apenas com capas originais, variantes e design dos personagens. Mesmo um personagem tão famoso quanto Scooby-Doo merece um editorial contando um pouco sobre sua criação e como se dá essa nova proposta do universo Hanna-Barbera na DC Comics. Apesar de não fazer falta, enriqueceria a edição.
Nota Final: 6.75/10.
Ficha Técnica:
Capa Cart√£o
176 p√°ginas
Lançamento: 26 de março de 2018
Tamanho: 25,8 x 16,6 x 0,8 cm
 

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