Considera infalível, A Disney teve sua pior semana às portas da D23 Expo 2019. No espaço de apenas alguns dias, a Disney viu seu acordo com a Sony para usar o Homem-Aranha explodir, enfrentou uma reação adversa nas redes sociais e teve algumas contas acusadas de serem fraudulentas.
2019 tem sido um grande ano para a Disney: Vingadores: Ultimato se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, e eles tiveram outros quatro filmes ultrapassando a marca de US $ 1 bilhão, sem incluir Homem-Aranha: Longe de Casa, já que as bilheterias são da Sony (e que, em parte, isso foi um dos grandes motivos da briga entre as duas gigantes). Além disso, a Disney também completou sua aquisição da Fox, ganhando um vasto número de propriedades com ela. É quase um domínio mundial.
A Disney é uma gigante e vem mudando e moldando o que se conhece como cultura popular, ela também é muito acostumada a ter sucesso e conseguir o que quer, o que definitivamente foi o que aconteceu na maior parte deste ano, mas de alguma maneira, as coisas estão mudando. No início deste mês, o CEO Bob Iger teve que falar da baixa participação e renda no parque temático Star Wars Galaxy’s Edge, e no fim de semana passado Mulan recebeu fortes críticas negativas depois que Liu Yifei deu apoio à polícia de Hong Kong.
Desde 2015, a Marvel Studios e a Sony Pictures tiveram um acordo especial sobre os direitos do Homem-Aranha, o que permitiu à Marvel usar o Homem-Aranha em filmes do UCM como Vingadores: Guerra Infinita, e tem uma contribuição criativa em novos filmes do personagem. Começando com sua introdução em Capitão América: Guerra Civil e levando, Homem-Aranha: Longe de Casa, o último filme com o teioso dentro da Marvel, ele sem querer se tornou uma pedra angular do UCM. Já que todo o legado do Homem de Ferro passou diretamente para o Homem-Aranha.
Nesta semana, o acordo Disney-Sony Spider-Man entrou em colapso. Embora as negociações estejam aparentemente em andamento, parece que o Homem-Aranha definitivamente deixará o UCM. A Sony ainda fará o Homem-Aranha 3 e 4, com Tom Holland continuando como Peter Parker – embora Jon Watts não tenha confirmado que continuará dirigindo os próximos filmes-, além disso, esses filmes não existirão dentra UCM e nem a Marvel poderá usar mais qualquer coisa com o personagem. É sacanagem, não é? O Homem-Aranha seria a grande base e pedra angular da fase 4, existiam grandes planos para continuar sendo essencialmente o novo Homem de Ferro, mas tudo isso se foi.
Mas eu espero que alguma coisa aconteça nas próximas semanas sobre isso tudo e que elas sejam positivas.
QUESTÕES DE DIREITOS DO SPIDER-MAN SÃO UMA FALHA DA DISNEY
Sem surpresa, a razão pela qual a Disney-Sony quebrou foi por causa de dinheiro. Sob os termos atuais do acordo, a Sony mantém a maior parte da receita de bilheteria de filmes do Homem-Aranha, com a Disney levando 5%. Embora isso possa parecer muito unilateral, não é exatamente ruim para a Disney, que recebe 100% de tudo que é produzido para vender do personagem. O Homem-Aranha: Longe de Casa ganhou mais de US $ 1 bilhão –, a Disney supostamente queria mudar as coisas para ser uma divisão 50/50.
A Sony culpou a Disney pelos problemas do Homem-Aranha e, embora a questão seja multifacetada, o que mais importa é como as coisas são percebidas e a ideia de a Disney mover as balizas se estabeleceu. Eles não estão sobre isso. Há relatos de que eles também pagariam metade dos custos de produção, por isso não é como se eles quisessem algo por nada, mas, ao mesmo tempo, houve um compromisso alcançado pelos direitos do filme do Homem-Aranha, que fizeram e ainda o fazem à Sony ser a dona, e a Disney tentou mudar as coisas para obter ganhos financeiros.
Dada a fusão Disney-Fox, as preocupações da monopolização da empresa em Hollywood é sentida (eu venho falando disso) – e no mercado de super-heróis em particular –, a Disney não terá muita simpatia por perder nesse jogo de poder. A filha de Stan Lee ficou do lado da Sony na disputa. E isso é ruim para a Disney ser tão criticada pela família do pai fundador da Marvel, e só contribuirá para a percepção de que a Disney é responsabilizada pelo que aconteceu – o que, uma vez que foram eles que fizeram exigências e mudou as coisas (razoáveis ou não).
DISNEY FOI ACUSADA DE FALSIFICAR SUAS RECEITAS
A semana ruim da Disney não é apenas sobre o Homem-Aranha, pois eles receberam um baque bem grande de uma denúncia dizendo que a Disney falsificou suas receitas. Quem trouxe essa bomba, foi uma senhorita chamada, Sandra Kuba, ex-analista financeira sênior da Disney, ela apresentou, junto a Securities and Exchange Commission (SEC), alegações que a empresa tem exagerado repetidamente sua receita há anos, levando a um aumento potencialmente de até US $ 6 bilhões. As alegações giraram em torno dos parques e resorts de propriedade da Disney, e não do lado cinematográfico, com alegações de que os funcionários relatam receita de itens complementares e promoções especiais.
Disney negou essas alegações de Kuba e acrescentou que ela havia sido demitida da empresa. Verdadeiras ou não, as alegações tiveram um impacto negativo na Disney, com o valor das ações da empresa sendo negociado em baixa após a notícia ser divulgada e, mesmo que não tenha havido irregularidades, é mais uma pressão negativa para eles.
TUDO ISSO ACONTECEU NO PIOR SEMANA PARA DISNEY
Este fim de semana é a D23 Expo 2019 (essa postagem vai sair no segundo dia do evento), uma convenção de fãs que se tornou um dos maiores eventos da Disney nos últimos anos, é uma Comic-Con pessoal da empresa, digamos assim. Embora a Marvel tenha feito grandes revelações no SDCC 2019, a D23 Expo é outra chance da Disney exibir suas maiores propriedades e é importante não apenas em termos de hype entre os fãs, mas também da perspectiva de negócios para agradar os acionistas. Espera-se que a D23 Expo 2019 inclua muitas notícias sobre Star Wars e Marvel, e isso inclui – ou melhor, incluía – o Homem-Aranha.
Não houve nenhum anúncio sobre o Homem-Aranha no SDCC, mas previa-se que conseguiríamos algo no D23. Infelizmente para a Disney, o Homem-Aranha aparece nos materiais de marketing da D23. Nos próximos dias, darei o saldo do evento e espero que seja positivo. Acredito que apesar de todos os problemas, a Disney sabe o que está fazendo no quesito D23.
ISSO PROVA DISNEY (& O UCM) NÃO É INFALÍVEL
A Disney perdeu o Homem-Aranha, está enfrentando várias reações adversas e foi acusada de graves irregularidades financeiras, tudo na véspera do que deveria ser uma celebração de tudo o que a Disney é. A marca da Disney é meticulosamente trabalhada e mantida por décadas; eles deveriam ser imaculados e intocável. As notícias desta semana provaram que a Disney não é infalível.
A Disney – e a Marvel – tiveram problemas no passado, mas raramente saem tão mal dos sites de notícias. Isso é particularmente verdadeiro para o UCM, que, nos últimos 11 anos, quase não deu errado. Houve alguns erros em potencial, como a saída de Edgar Wright do Homem-Formiga, mas nada que realmente deixou alguma cicatriz. Isso é diferente, porque parece ruim agora, continuará no futuro e, mesmo que a Disney e a Sony cheguem a um acordo que faça o Homem-Aranha permanecer no UCM, isso prova que história nunca erra: Todo e qualquer império não será perfeito, mesmo que ele seja cheio de boas intenções.
Texto adaptado do original escrito pelo editorial da ScreenRant.
1 Comment