Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica | Nova Ordem Espacial é um filme incrível de ficção científica

Nova ordem Espacial
Netflix

Um dos melhore filmes de ficção científica está escondido na Netflix e você não sabia disso! Conheça a Nova Ordem Espacial!

Conheci a Nova Ordem Espacial por puro acaso, na verdade, eu havia visto o lançamento do filme, mas sem tempo para assistir tudo que é anunciado, foi engavetado dentro de algum quarto escuro da minha cabeça. Conheci o filme por causa do texto que estava escrevendo sobre o K-drama Vincenzo com a estrela sul-coreana do momento, Song Joog-Ki.

 

Que bela surpresa – acabei de assistir tem menos de uma hora, então resolvi contar o que achei desse filme que foi um dos melhores do gênero que vi nos últimos anos.

 

Ainda não entendi bem como deixaram passar Nova Ordem Espacial se o filme tem o nome originalmente Space Sweepers? Que seria ao pé da letra: garis espaciais, limpadores, varredores… mas Nova Ordem Mundial? P*Netflix! 

 

Nova Ordem Espacial estreou como o filme número um em pelo menos dezesseis países no dia 05 de Fevereiro de 2021. É um dos maiores sucessos de uma produção cinematográfica sul-coreana num serviço de streaming – na verdade, o filme tinha estreia marcada para o cinema também em 2020, mas aí veio a Pandemia… o resto vocês sabem. Ter Song Joong-Ki e Kim Tae-ri no elenco, além de ser o primeiro filme de ficção científica do “espaço sideral” da Coréia, foram as principais variáveis por trás da atração gravitacional do filme ao redor do mundo. Espero que tenham entendido a piada.

 

Atores fantásticos, química nas cenas e efeitos especiais deslumbrantes são um dos pontos fortes de Nova Ordem Espacial, mas essas coisas sozinhas não fazem um bom filme. Uma olhada mais de perto na história geral dessa produção, no roteiro, no mundo e na sensibilidade ideológica nos mostra um filme que poderia ter explorado melhor esses detalhes.

Por exemplo, quando somos apresentados a James Sullivan (interpretado por Richard Armitage), o CEO da empresa de terraformação UTS que criou um novo planeta em Marte para a humanidade fugir de uma terra quase morta, você sabe que esse cara é o vilão. A frente benevolente do personagem é um véu muito fino, fácil de enxergar. A ideia que a Terra está poluída o bastante para que a humanidade precise procurar no espaço uma nova forma de sobrevivência, como a empresa de James Sullivan vende para quem pode pagar, já foi assistida e lida em diversas mídias. Então nada que foi apresentado era uma novidade para quem é fã do gênero.

 

Eu também não estou reclamando ou falando que Nova Ordem Espacial estão apenas copiando ideias que já existem – nada hoje é perfeitamente original -,  eu apenas quero dizer que a narrativa do filme é bem familiar para um ocidental e isso também ajuda a gostar dele, mesmo com esses deslizes de roteiro.

 

Ainda assim, não vou criticar o filme, não estou aqui para isso, estou para falar sobre o que eles fizeram com a premissa.O cenário e o mundo de Nova Ordem Espacial são incrivelmente prescientes, são reais, enormes. E quando você está assistindo ou lendo sobre uma ficção científica distópica, ele precisa refletir um mundo em crise e real.

 

James Sullivan se assemelha muito em motivos, comportamento e riqueza obscena, ao Jeff Bezos e Elon Musk, que equiparam o maior bem humano possível ao progresso tecnológico. E trabalhar com esse tipo de vilão deixa o público no meio termo, principalmente depois que vimos nesta Pandemia.

 

Uma peculiaridade interessante sobre Sullivan é que ele nasceu e viveu dentro de uma guerra e genocídio, então ele acredita que tudo que está fazendo é para nunca mais aconteca as atrocidade que assistiu quando era criança.Muitos dos personagens de Nova Ordem Espacial tem suas origens baseadas em histórias complexas, violentas e tristes, mas apenas Sullivan chega à conclusão de que a humanidade é uma doença e que a sociedade precisa de uma limpeza. 

 

Em termos de roteiro, um filme como Snowpiercer (Expresso do Amanhã) faz um trabalho melhor ao articular o niilismo misantrópico carregado no pensamento capitalista.  Em Nova Ordem Espacial, se você é fã de Star Wars, algumas coisas não serão novidade – perseguição espacial, explosões, ação em naves caindo aos pedaços, um robô  maneiro com uma personalidade forte. Também se percebe que o filme bebeu muita coisa do UCM.

 

Talvez seja um pouco injusto esperar  um texto enorme sobre um filme original Netflix, a empresa sabe que Nova Ordem Espacial não tem pretensão alguma de ser um ícone do gênero, eles só querem que você assista esse ótimo filme de ficção científica com bastante ação. Alguns críticos pelo mundo estão comentando que se o filme apresentasse um argumento diferente –  uma escrita mais profunda poderia ter sido um filme melhor, uma história original.

Muita coisa eu deixei de fora para que você pudesse assistir sem deixar de ler meu texto, já que tudo que está escrito aqui pode ser visto no trailer. Porém, muita coisa divertida e bonita estão no filme!

Ainda assim, vale cada minuto. É um grande filme escondido nas profundezas da Netflix que muita gente fã do gênero deixou passar batido. Recomendo!

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.