Esta resenha crítica de O Palhaço Coroado não contém spoiler.
O Palhaço Coroado (The Crowned Clown) conta a história de um Rei (Yeo Jin Goo) no período da Dinastia Joseon que temendo por sua vida e traições que ocorrem em sua corte, acaba encontrando um palhaço de rua idêntico a ele, fazendo desse palhaço rei enquanto tenta resolver seus diversos problemas pessoais reais e rebeliões por todo o reino. A função do palhaço é proteger o povo, mas as coisas acabam saindo fora do controle, atraindo até o afeto que nunca ganhou de sua Rainha (Lee Se Young).
Yeo Jin Goo interpreta o Rei Yi Heon. Ele está louco e vive num mundo de paranoias, acreditando que sua vida está em perigo 24 horas por dia por inimigos desconhecidos. Mas o destino acaba lhe dando um palhaço de rua chamado Ha Seon (Ye Jin Goo!). Ele é um homem bom e honesto que se preocupa com aqueles ao seu redor. Embora ele seja involuntariamente empurrado para o papel de rei, ele leva a posição a sério e precisa tentar e fazer o que é melhor para o povo e sua rainha.
Lee Se Young é a Rainha Yoo So Yoon. Ela não ama a vida no palácio e tem se mantido distante do rei desde que se casaram. Por ser uma mulher amável, madura e quase independente, Yi Heon não consegue dobrá-la, porém, quando Ha Seon se torna o rei, ela logo começa a gostar dele, mesmo achando que sua personalidade tenha mudado bastante.
Quem cria esse golpe de mestre é o secretário real Yi Kyuy (Kim Sang Kyung). É dele a ideia de trocar o Rei e o Palhaço, além de está envolvido em muitas situações difíceis enquanto tenta manter a paz e harmonia do reino e súditos. Além de Yi Kyuy, é preciso mencionar o querido Eunuco Jo (Jang Gwang), que muitas vezes está ao lado do Rei / Ha Seon. Ele prova não apenas ser uma ajuda significativa para Ha Seon em aprender a maneira de ser um rei, mas também se torna um amigo honesto até o final.
Claro, nenhuma história estaria completa sem vilões. O mais perigoso é o ministro de estado de esquerda (Kwon Hae Hyo), vindo em seguida, também a Imperatriz Viúva (Jang Young Nam), que está sempre tramando em derrubar o rei.
Apesar de O Palhaço Coroado ser uma história contada diversas vezes em quase todas as mídias da Coréia do Sul durante praticamente toda sua existência, esta versão tenta criar uma narrativa mais sofisticada e bem desenvolvida. A premissa motivadora da mudança do Rei Real e o Rei Palhaço é muito divertida de assistir, mesmo que as pessoas ao redor do Palhaço passem por diversos problemas.
Também acontecem muitas intrigas palacianas, muitos diálogos refinados. A produção como um todo é excelente, do roteiro à direção. A fotografia é linda, além de uma trilha sonora muito agradável e adequada para a história.
Todo o elenco de O Palhaço Coroado fazem papéis memoráveis, eu só havia assistido alguma coisa com Yeo Jin Goo no K-Drama Além do Mal e, ele é um ator espetacular nesta obra. Ele praticamente virou duas pessoas completamente opostas quando fazia o papel de Rei e Palhaço.
Quando é o Rei, é um louco paranóico, sanguinário e viciado em drogas. Embora ele não seja um personagem realmente atraente, a história que o levou até onde ele chegou é bastante dramática e triste. Quando estava fazendo o papel de Palhaço, Yeo Jin Goo brilhava mais ainda. Ha Seon passa por alguns desafios incrivelmente difíceis, além de se apaixonar pela Rainha So Yoon, precisando lidar com sua culpa por enganá-la. Há muita pressão e dor de cabeça para o nosso pobre palhaço! A turbulência que ele experimenta tanto pessoalmente quanto ao tentar ser um rei honesto é lindamente transmitida pelo ator.
Outros detalhes seria estragar as surpresas que você só vai saber se assistir o K-Drama.O Palhaço Coroado realmente uniu tudo muito bem com seus atores talentosos, roteiro e direção para formar uma bela história que foi repleta de intriga, romance e coração. Em suma, isso cria uma história bastante boa e que vale a pena assistir. Recomendo.
O Palhaço Coroado está disponível na Netflix.
Leave a Reply