Não deixe de conferir nosso Podcast!

Dica De Leitura | Júlia Graphic Novel: O Caso do Criminólogo Assassino

Este volume inaugura a terceira coleção da Júlia Kendall no Brasil pela Mythos Editora. Nada mal para uma personagem que sobreviveu anos a fio com um único título em formatinho e papel jornal, hoje mantido com a periodicidade bimestral.

De todo modo, o interesse do público pela criação de Giancarlo Berardi cresceu nos últimos tempos e, após ganhar uma reedição em formato italiano de sua série principal a partir do primeiro número, chega também com esta publicação luxuosa em capa dura, formato maior e papel couchê em cores.

Aqui teremos os especiais que saem na Itália abordando uma versão mais jovem da protagonista; inexperiente, porém já com alguns traços conhecidos por seus leitores. A primeira leva de especiais foi editada em formatinho por aqui; mas, aproveitando que na Itália eles passaram a sair em cores, a Mythos optou pela mudança de formato.

Nesta história, encontramos Júlia às voltas com os sentimentos conflitantes que Raymond Cross, seu professor na faculdade, lhe desperta. Convidada para acompanhá-lo em um congresso de criminologia que promete reunir os maiores nomes da área, receia as repercussões do fato e o perigo de desejos ocultos aflorarem na viagem, mas acaba aceitando.

A experiência idílica em Cape Cod, local do encontro, com palestras e contatos acontecendo num resort à beira-mar, parece inclinar Júlia a conhecer Cross sob outra forma de intimidade, mas o clima amistoso do evento é quebrado abruptamente pelo assassinato de um dos palestrantes, Henry Chaplan.

Frente ao isolamento em que o congresso transcorre, o possível culpado pela barbárie encontra-se, por dedução, entre as mentes brilhantes ali reunidas, sugerindo um grande desafio em identificá-lo. E esta tarefa árdua recai sobre Júlia, apontada como a figura mais imparcial do grupo.

Berardi e Mantero constroem um roteiro com diálogos fluídos, equilibrando os dilemas pessoais de Júlia com a investigação em curso. A trama é linear, tornando-se envolvente à medida em que apresenta os personagens secundários aos poucos, acrescentando camadas conforme os interrogatórios dão voz a cada um e revelam um “background” de relações intrincadas entre eles.

Este título se apresenta como uma boa “porta de entrada” para quem tenciona conhecer a personagem. Percebendo isso, a editora organizou extras que introduzem seu universo narrativo.

Júlia Graphic Novel Volume 1: O Caso Do Criminólogo Assassino
Mythos Editora
140 páginas
R$ 74,90
Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br