Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica | Stranger: o seriado coreano de suspense policial que vai te conquistar

 

Stranger (Secret Forest) é um seriado sul-coreano com uma trama de suspense policial, produzida pela TVN em 2017 e está disponível na netflix.

 

Já estamos cansados de falar o quanto o entretenimento produzido pela Coreia do Sul tem conquistado o mundo. Com os seriados, não seria diferente, tanto que já escrevemos sobre eles (você pode ler sobre algumas bem legais aqui e aqui).

Promotor Hwang e Tenente Han (Netflix)

Nem sei dizer por qual razão começamos a assistir Stranger. Meu marido colocou aleatoriamente. Achei até que seria um filme, no início, pois o episódio grande e tão bem elaborado… me prendeu. Além disso, tem no elenco a atriz Bae Doona como a tenente Han Yeo-jin, e gosto dela demais.

 

A trama de Stranger

 

O seriado do promotor (aqui em casa a gente só chama assim) Hwang Shi-Mok (o ator Jo Seung-woo) inicia com uma investigação sobre um homicídio. Como um desses detetives tipo Sherlock Holmes, o frio e calculista Si-Mok tenta reconstruir a cena do crime a partir das evidências, usando a lógica. Depois vamos ver que se trata de muito mais que uma imitação barata do detetive de Sir Arthur Conan-Doyle.

Mas há uma particularidade no promotor, que o explica: quando criança, sofria com barulhos externos, que causavam imensa dor, e foi submetido a uma cirurgia como forma de tratamento, uma espécie de lobotomia, que, por consequência, suprimiu sua capacidade de expressar emoções.

Nada sobre o desenrolar dos fatos faz parecer que as coisas são simples. E o que seria uma mera investigação de um caso aparentemente banal acaba se transformando numa trama complexa que envolve poder, política, corrupção, trabalho, competitividade e vontade de fazer o melhor. A trama de mistério a ser desvendada em Stranger surpreende e se complica a cada episódio, com muitas reviravoltas (cada fim de episódio deixando a gente ansioso pelo próximo).

 

O diferencial da série Stranger

 

Como se tudo isso sobre o k-drama já não bastasse, a gente se depara com a torcida pra que o sr. Hwang mostre um lado mais humano e consiga superar os desafios da sua condição peculiar. Nos surpreendemos vibrando com sua capacidade cada vez maior de confiar naqueles que o rodeiam, apesar dos tropeços. E seguimos procurando nele por aqueles traços bobos que surgem em todos nós quando estamos felizes e tristes. Pequenas conquistas sobre o que, de fato, nos fazem humanos.

Secret Forest
A equipe que faz a maior diferença pelo carisma

E assim vamos nos apegando aos personagens, desde o racional e estranho promotor Si-Mok e a policial dedicada, cheia de valores e puro coração Yeo-jin, já citados, mas também à ingênua e determinada promotora Young Eun-soo, o advogado coração mole Kim Jung-Bon os fofos assistentes do Shi-Mok Choi Young e Kim Ho Seob, até o safadinho promotor Seo Dong-Jae!

Stranger nos mostra que nem tudo é preto ou branco, que as pessoas cometem erros e que nem sempre podemos consertar, mas podemos tentar fazer o nosso melhor.

Disponível na Netflix.

A série fez tanto sucesso que ganhou uma segunda temporada, também disponível na netflix. Contaremos sobre ela em breve!!

Segunda temporada de Stranger (Netflix)

Você também pode se interessar:

 

Crítica | Tudo Bem Não Ser Normal (Netflix)

Malú Pôrto
Quer ser alguém importante na história do mundo, mas tem preguiça. Costuma ser do contra, gosta de coisas fofinhas, nasceu pras artes e foi trabalhar com coisas chatas pra não estragar os hobbies e nem passar fome.