Não deixe de conferir nosso Podcast!

Entrevista com Roy Khan (Ex-Kamelot) vocalista do Conception

Confira a entrevista com o ex-vocalista do Kamelot e atual do Conception Roy Khan onde ele conta alguns detalhes sobre sua vida musical e pessoal assim como novidades sobre a volta do Conception!

5C: Primeiramente, agradecemos pelo tempo dedicado para nos responder algumas perguntas. Há vários registros que seu avô materno foi uma grande influência musical para você. Como foi sua iniciação musical e quando você decidiu que queria isso para sua vida?

Khan: Comecei a tocar clarinete com 10 anos de idade, depois, aos 12 anos, eu comecei a aprender piano. O interesse por cantar foi um pouco estimulado ao ouvir artistas como o a-ha TNT e Iron Maiden, mas não se tornou o principal até eu me juntar ao Conception que foi quando eu entendi que isso era algo que eu queria fazer de verdade. Acho que completei o ciclo voltando com os mesmos caras que eu entrei na indústria da música na época. Tempos emocionantes de fato!

5C: Podemos dizer que o Conception foi a primeira banda de destaque na sua carreira, correto? Como foi seu ingresso na banda?

Khan: Eu fui a uma escola de música por um ano (inicialmente eu queria tocar piano como instrumento principal, mas fui convencido a tentar cantar). Algum tempo depois disso, fui recomendado para o Conception por um colega que por acaso era um bom amigo dos outros rapazes. Foi amor a primeira escuta. Eu ouvi a introdução de “War of Hate” (do álbum The Last Sunset) e fiquei 100% impressionado. Depois de 20 segundos eu estava dizendo a mim mesmo: “Eu quero fazer parte disso, não importa o quê!”

5C: Seis anos depois você saiu do Conception para ingressar o Kamelot. Você já tinha ouvido Kamelot antes de ser convidado?

Khan: Quando colocamos Conception na geladeira eu mal tinha ouvido falar sobre o Kamelot, mas descobri mais tarde que eles estavam realmente no mesmo labelque Conception na época.

Roy Khan
Imagens retiradas do Perfil do Facebook do Roy Khan

5C: Qual era sua posição no Kamelot com relação ao processo de composição?

Khan: Eu escrevi basicamente todas as letras e uma boa parte dos instrumentais. Thom e eu fomos uma boa equipe nesse processo… habilidades que se completavam tornaram um time muito forte. O envolvimento de Sascha e Miro como produtores obviamente também tem um grande impacto sobre como as músicas saem “no fim das contas”.

5C: Existe algum álbum ou fase que você prefere no Kamelot ou algum álbum que tem mais orgulho de ter feito?

Khan: De “The Black Halo” a “Poetry…” (For the Poisoned) (incluindo o DVD), acabamos tendo orçamento para fazer as coisas 99% como queríamos que fossem, mas fundamentalmente ainda estou muito orgulhoso de todos.

5C: Um assunto recorrente nas rodas de conversa de fãs é sobre sua saída repentina do Kamelot. Você poderia dizer o que aconteceu definitivamente para sua saída do Kamelot?

Khan: Eu tive um colapso grave em 2010 devido ao estresse e por viver uma vida um pouco infeliz (embora de fora eu tenho certeza que parecia que eu estava no controle das coisas). Teria que dedicar uma seção muito longa para uma entrevista regular e algumas partes dela seriam super estranhas e ainda difíceis de se falar, mas talvez eu escreva um livro um dia ;-). Durante o verão de 2010 eu tive problemas com o sono por semanas. Eu realmente senti que isso estava afetando minha saúde mental e logo antes do lançamento de “Poetry For the Poisoned” eu tive que jogar a toalha; timing muito ruim, mas 100% necessário. Nunca me arrependi da decisão de desistir, mas sempre achei que deve ter sido difícil para os outros… Acabei “me desligando” de alguma forma.

5C: Hoje em dia, ainda há contato entre você e os membros do Kamelot?

Khan: Nós ainda somos parceiros de negócios até certo ponto, já que possuímos várias gravações. Ultimamente enviamos e-mails com breves atualizações sobre como anda nossa vida e se resume a isso! Estou certo de que todos queremos o melhor um para o outro.

5C: Sabemos que você é uma pessoa religiosa. Sobre ser cristão, essa questão já chegou a afetar ou influenciar sua vida profissional ou musical de algum modo?

Khan: Eu não me considero uma pessoa religiosa (dependendo de como você define “religião / religiosa”). Eu acredito, no entanto, que há uma verdade mais profunda nas palavras, vida e morte de Jesus, que muitos não conseguem ver porque se perdem no debate (na minha opinião) sobre as partes não essenciais da Bíblia. A única música que foi influenciada por minhas crenças é “For All” que eu carreguei no youtube durante a Páscoa deste ano. Por favor, confiram!

5C: No tempo em que você esteve afastado da música, como ficou sua vida? Qual era sua ocupação?

Khan: Eu passei muito tempo com minha família e trabalhei em uma igreja e como professor. Estava tudo bem, mas há um tempo para tudo.

5C: Recentemente houve o anúncio da volta do Conception com você no vocal mas também houve a publicação de um vídeo com uma música solo. Quais são seus projetos atuais e para um futuro próximo?

Khan: Neste momento estamos executando uma campanha do Conception pelo Pledgemusic.com que está indo muito bem. Vamos lançar um single único e um EP único, além de muitas outras coisas legais no próximo outono. Esse é nosso foco agora, e para ser honesto, nós realmente não sabemos o que vai acontecer a seguir. É como a própria vida, eu acho 🙂

5C: E sobre o Conception, essa volta é apenas um álbum com uma reunião da banda ou shows e turnês?

Khan: Não há planos concretos para a turnê nesta fase na Noruega ou em qualquer outro lugar, mas considerando que o monstro Conception está vivo, eu realmente espero que as pessoas tenham a chance de nos ver em algum lugar. Agora nos concentramos 100% no EP.

5C: Finalizando, desejamos a você, ao Conception e às pessoas envolvidas todo sucesso que desejarem. Gostaria de deixar algumas palavras para os fãs e para quem está conhecendo sua música nesse momento?

Khan: Eu quero agradecer a todos que tem me apoiado e a nós até agora! A resposta foi esmagadora! Fique ligado para mais do Conception camp!

Roy Khan Facebook

Página Oficial Conception

Campanha do Conception no Pledgemusic

timEU
Desenvolvedor desse site e de alguns outros. Pai de Valentina e Edgar, duas crianças que me dão uma lavada nos games... Vez ou outra resolvo escrever algo aqui sobre games, música ou tecnologia.