Não deixe de conferir nosso Podcast!

FRAPA 2020 | Festival de Roteiro divulga curtas premiados

Evento valorizou o trabalho de roteiristas nacionais, conheça os vencedores do FRAPA 2020
Curta - Sem Asas
Curta - Sem Asas (Divulgação)

Evento valorizou o trabalho de roteiristas nacionais, conheça os vencedores do FRAPA 2020

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA), anunciou os vencedores de sua oitava edição. O ganhador do troféu de melhor roteiro da mostra competitiva de curtas foi “Sem Asas” (SP), escrito por Renata Martins. O roteiro de “O Conforto das Ruínas” (SP), de Gabriela Lourenzato, recebeu o prêmio do júri popular. Os outros vencedores foram os roteiros dos curtas “Marie” (melhor personagem), “Céu da Boca” (melhor diálogo), “Bonde” (melhor cena), “A Felicidade Delas” (melhor final) e “Os Últimos Românticos do Mundo” (melhor título).

 

FRAPPA 2020
Crédito Leo Lage

O concurso de roteiros, “Tempo Meio Azul Piscina“, de Sofia Federico e “Inimigo Interno“, de Eva Freire e Rogério Cathalá, ambos da Bahia, foram os vencedores em primeiro lugar nas categorias longa-metragem e piloto de TV, respectivamente. Mais de 450 roteiros e 250 curtas foram inscritos este ano. As premiações incluem cópias de software de edição Final Draft 11, bolsas de estudos e prêmios em dinheiro. Também, os ganhadores do concurso de roteiros farão parte do banco de talentos do Projeto Paradiso, entidade coprodutora do FRAPA[LAB], laboratório que atendeu os 12 finalistas do concurso.

Considerado o maior evento do gênero na América Latina, a 8ª edição do FRAPA aconteceu exclusivamente em formato online em razão da pandemia da Covid-19. Todos os anos, a atração promove uma série de atividades ligadas ao universo do roteiro que incluem palestras, debates, workshops, rodadas de negócios e concursos. A realização do FRAPA é da Coelho Voador e Epifania Filmes, com direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.

Premiados

Mostra Competitiva de Curtas

Melhor Roteiro: “Sem Asas”, roteiro de de Renata Martins

Melhor Personagem: Alcina (Divina Valéria), de “Marie”, roteiro de Leo Tabosa

Melhor Diálogo: “Céu da Boca”, roteiro de Amanda Treze

Melhor Cena: cena do banho no “Bonde”, roteiro de Coletivo Gleba do Pêssego

Melhor Final: “A Felicidade Delas”, roteiro de Carol Rodrigues

Melhor Título: “Os Últimos Românticos do Mundo”, roteiro de Henrique Arruda

Melhor Roteiro segundo Júri Popular: “O Conforto das Ruínas”, roteiro de Gabriela Lourenzato

Menções Honrosas: “Mitos Indígenas em Travessia”, roteiro de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues; e “Rebento”, roteiro de Vinicius Eliziario

Concurso de Roteiros – categoria Longa-Metragem

1º lugar: “Tempo Meio Azul Piscina”, de Sofia Federico

2º lugar: “Doce Inferno na Galáxia”, roteiro de Fábio Baldo

Melhor pitching: “Arvorado”, de João Iglesias

Menção honrosa: “Criadas”, de Carol Rodrigues

Concurso de Roteiros – categoria Piloto de Série

1º lugar: “Inimigo Interno”, de Eva Freire e Rogério Cathalá

2º lugar: “Fim dos Tempos”, roteiro de Paulo Leierer

3º lugar: “Mangue Sujo”, roteiro de Juliana Colares

Melhor pitching: “Lâne & Eli”, de Junia Lemos

Menção honrosa: “Fim dos Tempos”, de Paulo Leierer

Canais de comunicação

Facebook: /festivalderoteiro

Instagram: @frapa.festival

Twitter: @frapa_festival

YouTube: /frapatube

Sobre o FRAPA

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013. Durante quatro dias por ano, profissionais de todo o continente se reúnem para trocas de experiência e networking. Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart (“Dr

ácula de Bram Stoker”), Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”), Braulio Mantovani (“Cidade de Deus”), Vera Egito (“Elis”), Antonia Pellegrino (“Primavera das Mulheres”), Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”) e Pablo Stoll (“Whisky”), entre outros. Conspiração Filmes, Fox, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes foram algum dos players que já participaram do FRAPA.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.