Não deixe de conferir nosso Podcast!

Lista | Jogos coop para combater o tédio do isolamento

Jogos Cooperativos x Tédio

Em tempos de quarentena e COVID-19 jogos coop são uma excelente alternativa para batalhar contra o tédio durante o confinamento. Segue uma lista de alguns jogos com excelente modo cooperativo e que renderão horas de diversão.

Lara Croft and the Temple of Osiris

Lara Croft and the Temple of Osiris

Um jogo de aventura com visão isométrica que se passa no mundo de Tomb Raider. Não traz inovações nem uma trama profunda mas tem bons combates principalmente com os chefes, bons gráficos e muitos puzzles que são muito bons de serem resolvidos em conjunto. Apesar de ser pequeno, é um jogo que vale a pena jogar em dupla.

Unravel 2

Unravel 2

Unravel 2 é uma prova que em time que está ganhando não se mexe! O sucessor do Unravel seguiu a mesma receita do primeiro com gráficos muito bonitos e trilha sonora suave porém adicionando um segundo personagem jogável e acelerando um pouco o gameplay para que funcionasse melhor no modo coop. Uma evolução muito bem planejada fazendo com que parecesse que foi um jogo pensado para o coop.

Gears of War

Gears of War 5

Gears é uma das maiores franquias dos games atuais mas que estava estagnada há um bom tempo atraindo a atenção apenas dos fãs da séries. O quinto jogo da franquia veio para dar um fôlego para a série com novas mecânicas e melhorias tanto na construção da história como no modo como atrelaram as missões da campanha à narrativa. Com um coop em tela dividida horizontalmente, Gears 5 é um FPS recomendado tanto para iniciantes como jogadores experientes (não esqueçamos do fato de que podemos iniciar em qualquer um da franquia que não há grandes perdas com relação a história).

Castle Crashers

Castle Crashers Screenshot

Castle Crashers é um excelente jogo para jogar em dupla ou grupo (é possível jogar até 4 pessoas no mesmo console). Um ponto muito interessante do jogo é que você tem a possibilidade de escolher entre avisar seus companheiros ou deixa-los cair em hilárias armadilhas intencionais ou não! Com várias armas esquisitas e pets ainda mais estranhos Castle Crashers é um jogo bem interessante para jogar com amigos ou família.

Resident Evil 5

Resident Evil 5

RE5 segue a mesma premissa dos anteriores, principalmente RE4, porém não traz aquele sentimento de “mais do mesmo” pois a atmosfera do jogo, o estilo (para quem gosta de zumbis e afins) e ação sobrepõem qualquer possibilidade de tédio durante a gameplay.

Portal 2

Portal 2 - Cooperativo

Aqui temos um jogo diferente. Engraçado, muitos puzzle divertidos, uma trilha sonora bem interessante, piadas sarcásticas enquanto você quebra a cabeça para resolver as fases, campanha cooperativa e por aí vai. Um jogo conde o coop é cooperativo de verdade, os jogadores têm que se ajudar ou não vão sair do lugar, do mesmo jeito que podem armar armadilhas para o companheiro só para deixar as horas de game mais engraçadas. Para os jogadores novos é recomendado fazer a campanha primeiro para pegar o jeito do jogo.

Trine 1, 2, 3, 4

Trine

Trine é um jogo feito especificamente para ser jogado em cooperação. São três personagens, cada um com suas habilidades e que serão todos utilizados da forma correta no momento correto em cada fase do jogo. Fazer isso sozinho é interessante e desafiador mas fazer em dupla é muito melhor e mais engraçado. Um jogo de plataforma com belos cenários e puzzles extremamente dependentes de criatividade e diversidade.

Diablo 3

Diablo 3 - Reaper of Souls

Aaaah a franquia Diablo… Podemos deixar para falar da franquia em um outro momento ou não escreverei sobre mais nenhum game nesse post!

Falando do Diablo 3, temos uma boa história, excelente gráfico (apesar de ter gente dizendo que está muito colorido para um Diablo), visão isométrica, batalhas de chefes muito divertidas e algumas vezes bem difíceis, traduzido para português (dublagem e texto). Precisa de algo mais?

Para um jogo lançado em 2012, fazendo 8 anos já já, ainda tendo uma base de jogadores grande e mesmo que você não ligue para o multiplayer online jogar sozinho ou coop local é muito divertido! Vale muito a pena e para você que não conhece, há como jogar uma “demo” (ao menos no PC) através do aplicativo da Blizzard! Tá esperando o que?

 

Aqui termina a primeira parte dessa lista. A ideia era fazer apenas uma lista mas são muitas opções!

Boa jogatina!

 

EDIT: A segunda parte já está no ar hein! Clica aqui para ver!

timEU
Desenvolvedor desse site e de alguns outros. Pai de Valentina e Edgar, duas crianças que me dão uma lavada nos games... Vez ou outra resolvo escrever algo aqui sobre games, música ou tecnologia.