Não deixe de conferir nosso Podcast!

Sony – Em evento online revela nova aparência do PS5 e apresenta jogos

Live da Sony sobre o PS5

Na última quinta-feira, dia 11 de junho, a Sony realizou uma transmissão para revelar o futuro dos jogos. Além de uma lista de conhecidos do público, a empresa apresentou novos títulos e finalmente tivemos a oportunidade de conhecer o design do console que será lançado no fim do ano.

Texto por Eric Mozetic

[ATUALIZAÇÃO] – Em um tweet a Insomniac Games informou que o Spider-Man: Miles Morales será um jogo independente e não uma expansão como mencionado abaixo nesse post. o Tweet pode ser visto aqui.

O ritmo escolhido para a apresentação foi excelente, lembrando o usado pela Sony na E3 no último ano. Tempo de tela de cada título foi suficiente para encantar e deixar um gostinho de quero mais nos fãs.

Uma pequena introdução mostrando a história dos principais jogos dos consoles Sony Playstation deu início ao evento, seguindo com trailers, demonstrações e comentários de desenvolvedores. Acompanhe nosso resumo comentando sobre os jogos mostrados e visual do PS5.

Velhos e novos amigos estão no show

O que passa sua mente quando a primeira imagem após a introdução é o logo da Rockstar? O impacto foi grande, mas 2 segundo depois voltamos à realidade. Nada de GTA 6 ou Red Dead Redemption 3, tivemos o anúncio da chegada de GTA 5 em 2021, para sua terceira geração seguida, maior e melhorado. Os donos do novo console da Sony receberão GTA Online gratuitamente no lançamento do jogo em 2021, enquanto aqueles que possuem o jogo no PS4 vão receber 1 milhão por mês em dinheiro dentro do jogo até o lançamento da versão de PS5.

Sony PS5 - GTA V

Na sequência temos a Insomniac marcado presença com Spider-Man – Mile Morales, em um trailer focado na ação que vimos no ótimo jogo do PS4. O que foi mostrado pela produtora é uma história com o novo protagonista, aproveitando muitas mecânicas do seu antecessor. O que só foi divulgado no dia seguinte é que Spider-Man será melhorado para rodar no PS5 e que Mile Morales será uma expansão de conteúdo do original. Esse é um dos títulos de lançamento do console, também chegando no final do ano.

Live Sony - Spider-Man: Mile Morales

Como em todo lançamento de uma nova geração, o PS5 também vai receber seu jogo de corrida. Gran Turismo 7 marcou presença durante o evento, sempre com gráficos lindos e mostrando o potencial da geração, mas sem data anunciada.

O primeiro grande destaque da apresentação ficou por conta do anúncio e demonstração de Ratchet and Clank – Rift Apart. Nesse segundo jogo mostrado pela Insomniac, foi possível notar o salto gráfico e tempo de loading que o hardware da geração é capaz de desempenhar. Foi um dos poucos jogos que tivemos a oportunidade de ver a jogabilidade além do trailer.

A Square-Enix trouxe um trailer de Project Athia, que aparenta ser um jogo de ação em um mundo de fantasia moderna. Não tivemos muitos detalhes, somente que o jogo está otimizado para o PS5, mostrando que o SSD será um grande diferencial para as desenvolvedoras de jogos ultrapassarem alguns limites.

O trailer de Stray foi apresentado na sequência, exibindo um mundo futurista com robôs e gatos. O trailer indica que jogaremos como um gatinho, mas não foi possível ver com clareza se uma gameplay foi exibida ou se era somente apresentação do jogo.

Live da Sony - Project Athia

Seguindo o evento tivemos Returnal, um jogo de tiro em terceira pessoa acompanhado de um pouco de suspense. Com temática de ficção científica espacial, em alguns momentos do trailer lembramos um pouco de Dead Space.

Mudando totalmente de ambiente, Sackboy – A Big Adventure apareceu com sua jogabilidade um pouco diferente da franquia Little Big Planet. A impressão é que o estúdio está apostando no modelo que Super Mario 3D Land trouxe para a indústria.

Sony - Returnal

Aproveitando o momento mais descontraído, Desctruction All-Stars foi apresentado com um trailer, sem gameplay, de um jogo com elementos de corrida de destruição em arena, competição entre heróis e gráficos no estilo mais cartoon.

O segundo destaque do evento ficou para Kena – Bridge of Spirits. Estaremos em uma jornada ao lado da protagonista para combater um tipo de corrupção em seu mundo. Kena tem poderes semelhantes aos de uma maga e conta com a ajuda de pequenos aliados que podem alterar as mecânicas dos poderes durante o combate.

Live Sony - Kena - Bridge of Spirits

Com um trailer animado, Goodby Volcano High parece ser um jogo no estilo Tell Tale e Life is Strage, mas com adolescentes dinossauros vivendo os últimos dias do colegial. Nada da jogabilidade foi mostrada, apenas uma breve apresentação do que será o universo do jogo.

Um novo capítulo da  franquia Oddworld também apareceu com Oddworld – Soulstorm. Vimos uma série de situações frenéticas que teremos no jogo, sempre colocando esses seres estranhos e simpáticos em perigo durante a solução dos desafios.

Live Sony - Oddworld - Soulstorm

Por falar em frenético, Ghostwire Tokio surgiu com um trailer exibindo o ritmo e mecânicas que teremos em 2021. Visão em primeira pessoa, selos de jutso e demônios são os componentes que vimos em conjunto com uma arte bem interessante.

Também programado para lançar no fim do ano, junto com o console, Jett – The Far Shore é um daqueles jogos que prometem entregar uma experiência única e uma mensagem ao seu público. Mais um que segue a linha da exploração do espaço em busca de novos locais habitáveis.

Ghostwire Tokio

O primeiro jogo anunciado para PS5 retorna para mostrar um pouco mais da sua proposta. Publicado pela Gearbox, Godfall foi exibido através de um trailer cheio de ação e aparentemente segue uma linha de um looter, mas com seu foco no combate corpo a corpo. Esse será mais um dos títulos disponíveis no final do ano.

Dos mesmos criadores de Hyper Light Drifter e com lançamento para 2021, Solar Ash Kingdom é um jogo com uma arte muito interessante, bem colorido e com uma jogabilidade que deverá explorar a mobilidade da protagonista.

Godfall

Outro grande momento do evento foi o anúncio de Hitman III. Os últimos dois jogos do Assassino 47 foram bem avaliados por fãs e críticos, o que deixa bem interessante o anúncio de mais um capítulo para a nova geração. Com lançamento previsto para janeiro de 2021, o game mantém vários elementos e jogabilidade que são marca registrada da franquia.

Sony - Hitman III

A Playroom estará de volta na nova geração, com Astro’s Playroom. Sem apresentar nenhuma jogabilidade em VR, o game segue a linha da aventura para o público mais infantil.

Mas apenas uma arte fofinha não garante um jogo simples e infantil. Little Devil Inside foi apresentado com um trailer bem curioso, mostrando dois personagens com duas realidades bem diferentes. A impressão é de um jogo de ação e aventura, com jogabilidade de combate que lembram Breath of the Wild.

Little Devil Inside

Para não ficar sem jogos de esporte, a 2K mostrou um pequeno Teaser de NBA 2K21, apenas alguns segundos para deixar todos os fãs com uma expectativa bem alta.

Os criadores de Octodad mostraram seu novo game, Bugsnax. O trailer apresentado não deixa muito claro se a jogabilidade seguirá a mesma linha usada na história do polvo pai de família, mas será um universo em que os insetos têm aparência de comidinhas. Esse é mais um título presente no lançamento do PS5.

NBA 2K21

A Bluepoint Games confirmou um dos rumores que estavam circulando a comunidade nas últimas semanas. O clássico Demon’s Souls, do PS3 receberá uma nova versão totalmente refeita. O estúdio foi o responsável pela ótima versão de Shadow of the Colossus do PS4.

A Bethesda trouxe Deathloop para o evento com um trailer mostrando o conceito básico do jogo. O protagonista tenta fugir de uma estranha ilha enquanto enfrenta uma rival em um duelo de assassinos. Toda vez em que não é bem sucedido e morre, voltamos ao início do ciclo para tentar novamente. Possibilitando uma abordagem direta ou furtiva, esse será um jogo que mistura elementos de Dishonored e Katana Zero.

Deathloop

A Capcom revelou seu trailer de Resident Evil Village (ou RE8) e confirmou alguns rumores. O jogo é uma continuação do RE7 mantendo a perspectiva em primeira pessoa, seguindo com Etan como protagonista, mas em outra localidade. A ambientação lembrou um pouco do que vimos em RE4, mas com uma ameaça totalmente nova para a franquia: Lobisomens. Assim como seu antecessor, o oitavo episódio promete dividir muito as opiniões dos fãs. O jogo está previsto para 2021 e será lançado para PC, Xbox Series X e PS5.

Sony - Resident Evil Village

Pagmata foi o segundo jogo da Capcom no evento, mostrando um astronauta caminhando por uma metrópole abandonada. Ele e uma jovem garotinha se unem para escapar do que parece ser um satélite quebrando o céu. Os dois fogem para a Lua e admiram a Terra enquanto aproveitam a liberdade deles. O que vimos poderia ser uma obra de Hideo Kojima, com muitos elementos que são apresentados sem nenhuma mensagem clara no primeiro momento.

A Guerrilla encerrou com chave de ouro os anúncios de jogos do evento, apresentando Horizon – Forbidden West. A continuação da jornada de Alloy em reconstruir o mundo dominado por máquinas mostrou mais uma vez que o estúdio tem um potencial incrível para essa história.

Horizon - Forbidden West

Com novos elementos gráficos, novos inimigos e acontecimentos desencadeados ao final do jogo anterior, Forbidden West é um dos títulos que devem impulsionar a venda do console de nova geração.

Dividindo opiniões

Sony - PS5 Design divide opiniões

Outra grande revelação da Sony foi o design do aparelho, que está completamente diferente das supostas imagens que tínhamos conhecimento. O controle está bem parecido com imagens recentes e com alguns recursos melhorados, não fugindo muito do estilo Sony.

Durante a apresentação vimos somente às versão na cor branca, com e sem o leitor Blu-ray. Bem diferente do console da Microsoft, a Sony apostou em destacar o seu dispositivo ao invés de fazer ele passar despercebido em sua decoração.

Greatness Awaits

Foi uma apresentação sólida, com ótimas novidades na questão dos títulos. A Sony mostrou o que muitos queriam e precisavam, sem muitos rodeios. Uma continuação para Spider-Man e Horizon que marcaram presença nessa geração, novas apostas para abrir uma nova era e um clássico reformulado ditaram o ritmo do evento que nos fez esquecer um pouco da loucura que vivemos atualmente e lembrar como é bom jogar videogames!

A escolha da data foi ótima, próxima do que seria a conferência da E3 e sem a necessidade de reafirmar que os jogos também vão rodar em sua plataforma, como está acontecendo com a Microsoft no momento.

Ainda não temos uma data e os preços oficiais, mesmo estando tão próximos do lançamento. Agora temos que ter paciência e aguardar os próximos movimentos desse jogo de xadrez protagonizados pelas duas fabricantes.

E vocês, o que acharam do console e os jogos anunciados?

timEU
Desenvolvedor desse site e de alguns outros. Pai de Valentina e Edgar, duas crianças que me dão uma lavada nos games... Vez ou outra resolvo escrever algo aqui sobre games, música ou tecnologia.