Não deixe de conferir nosso Podcast!

Mythos e RPG | A Ascensão do RPG Lovecraftiano no Brasil

Howard Philips Lovecraft e sua obra marcaram muito os fãs de literatura, cinema e do entretenimento em geral. O RPG não é exceção e a influência do autor se encontra em vários sistemas. Dito isso, com o RPG cada vez mais diverso no Brasil, percebe-se que os jogos sobre o Mythos nunca estiveram tão presentes(e populares) quanto agora.

O fã do Mythos é muito dedicado, assim como o fã de RPG. Some o fervor de ambos e você vê o quão popular os jogos Lovecraftianos são. E isso se reflete nas campanhas de financiamento: a campanha do catarse de O Chamado de Cthulhu foi uma das mais bem sucedidas da história da plataforma. E olha que esta não é a única campanha do gênero a obter sucesso, e nem parece ser a última!

A seguir, vamos dar uma olhada nos principais produtos sobre o Mythos que temos no Brasil.

1. O Chamado de Cthulhu

Resultado de imagem para chamado de cthulhu

O que é?

O primeiro RPG do gênero, foi lançado há mais de 35 anos, originalmente como um suplemento para o carro-chefe da editora, o Runequest.

Como funciona?

As regras eram baseadas no jogo-pai e consistia em realizar testes com base na porcentagem de acerto(Basic Role-playing, o nome do sistema, ou BRP). O jogo foi revolucionário em adaptar mecanicamente o que acontece nos livros de Lovecraft, onde a sanidade dos personagens está sempre em risco.

Resultado de imagem para italian spiderman gif
A imagem que me vem à mente quando alguém perde sanidade.

Tal qual seus contos, os personagens raramente são capazes de sobreviver a cada mistério, podendo morrer ou acabar enlouquecendo com a verdade revelada pelo Mythos. Normalmente ambientado na época em que Lovecraft viveu, os personagens jogadores interpretam pessoas comuns que se vêem às voltas com deuses antigos e criaturas abomináveis.

Já posso jogar?

Apesar de já existir há tempos, o Chamado de Cthulhu teve poucas chances de vir ao Brasil: A primeira foi com a sexta edição, pela editora Terra Incógnita em 2014; e quando a New Order lançou o financiamento coletivo da atual edição (a sétima) no natal de 2017. O resultado, conforme já citamos anteriormente, foi MUITO positivo.

Previsto para ser entregue em setembro de 2018, o livro sofreu alguns atrasos devido a exigências da editora americana, a Chaosium. A editora já prometeu a entrega do para o mês de maio deste ano. Segue o vídeo, explicando a situação.

Após a entrega das recompensas do financiamento coletivo, os produtos estarão disponíveis na loja da editora. Aguardemos para conferir onde tudo começou!

2. Rastros de Cthulhu

Resultado de imagem para rastro de cthulhu

O que é?

O primeiro RPG sobre o Mythos a ser publicado no Brasil, Rastros de Cthulhu chegou inicialmente em 2010 pela editora Retropunk, tendo sido republicado após financiamento do catarse em 2017.

Ele conta a história de pessoas comuns lidando com deuses antigos e criaturas abomináveis…

Resultado de imagem para matrix deja vu gif
Mas o que???

Resumindo assim, parece que temos o mesmo Chamado de Cthulhu. Mas Rastros de Cthulhu se diferencia de seu irmão mais velho: em dois aspectos: enfoque e regras.

Como funciona?

Utilizando do sistema GUMSHOE, Rastros prioriza a investigação. Os investigadores possuem dois conjuntos de habilidades: as investigativas e as gerais. As primeiras são usadas durante a fase preliminar do jogo. E se diferencia ao não ser testada com dados: as habilidades investigativas obtém sucesso automático quando usadas. Você pode também gastar pontos associados às mesmas para obter informações extras a respeito das pistas.

As habilidades gerais tem uma mecânica similar, mas estas podem ser testadas com um dado de seis faces e uma dificuldade que pode variar entre 2 e 8. Pontos associados às perícias não adicionam dados extras, mas dão bonificação quando gastos.

O enfoque é o modo como o jogo pode ser narrado: purista ou “pulp”. No modo purista, os personagens são mais vulneráveis e podem ser presas mais fáceis da perda de sanidade. Além disso, o jogo fica um pouco mais realista e a abordagem de certas perícias são mais “pé no chão”. Já o modo “pulp” faz dos investigadores mais durões, o mistério fica mais aventureiro e algumas perícias podem ser usadas de forma mais fantástica.

Essa coletânea de mistérios tem um enfoque neste último modo.

Já posso jogar?

Sim, o sistema pode ser adquirido através da loja da Retropunk e recebeu muito suporte, com suplementos e aventuras, até mesmo com trilha sonora.

Em abril, iniciou-se nova campanha no catarse para o bestiário Criaturas Terríveis, que foi bem sucedida com 203% financiado e suas recompensas estão previstas para serem entregues em março de 2020.

Aguardem o late pledge

3. Ratos nas Paredes

Resultado de imagem para ratos nas paredes catarse

O que é?

Diferente da maioria dos sistemas, que foi batizado com referência ao conto mais famoso de Lovecraft, este preferiu se referir ao conto de mesmo nome.

Como funciona?

Criado pelo designer Alexandre “Kobayashi” Jeanette, Ratos nas Paredes foi financiado de forma bem sucedida pela Fábrica Editora. Com um sistema de regras muito semelhante ao The Indie Hack(também da Fábrica), a proposta do jogo é trazer o mesmo clima de horror cósmico de Chamado mas de forma ainda mais simplificada.

O sistema se baseia no lance de dois dados de seis faces, somados a um bônus ou penalidade.  A dificuldade base é oito e os dados são lançados apenas pelos jogadores, cabendo ao mestre apenas reagir em caso de falha. O jogo traz uma criação de personagens rápida e, claro, regras para sanidade.

Opções de conceitos para personagens.

Já posso jogar?

O jogo e suas recompensas estão previstas para serem em junho deste ano, podendo ser adquiridas pela loja da Fábrica Editora

4. Cultos Inomináveis

Resultado de imagem para cultos inomináveis

O que é?

A Red Box já conquistou bastante força no mercado, tanto com seus boardgames quanto com seus RPGs. A editora já trouxe Blades In The Dark e investiu pesado com o Old Dragon, dentre outros. Mas agora, não satisfeitos com isso, resolvem investir em um jogo Lovecraftiano: Cultos Inomináveis.

E antes que você revire os olhos para MAIS um jogo Lovecraftiano, aviso de antemão que esse tem dois grandes diferenciais: agora você interpreta um cultista nos tempos atuais!

Resultado de imagem para cultos inomináveis
“Você quer seu Necronomicon em PDF ou epub?”

Neste RPG de origem espanhola, os personagens não necessariamente precisam ser fanáticos tresloucados querendo o fim do mundo. Os personagens podem estar lutando por ganhos próprios, para entender o significado do universo…podem até mesmo querendo fazer o bem!

Resultado de imagem para cultos inomináveis

Como funciona?

O sistema usado é usado de Hitos. Consiste em lançar três dados de dez faces: o de valor menor, o intermediário e o maior. Em condições normais, o valor considerado será o intermediário e este será somado ao bônus de características e habilidade aplicáveis. Alcançando o valor de dificuldade, obterá o sucesso. Outros fatores podem induzir ao uso dos valores menores ou maiores.

Já posso jogar?

Apesar de usar o catarse, a editora pretende lançar o jogo por conta própria. Embora esteja previsto para este ano, ainda não há uma data de lançamento.

E esses são o que temos ou vamos ter, por enquanto. Ainda há muitos outros jogos lá fora sobre o Mythos, como Achtung! Cthulhu ou Delta Green. Recentemente, a Evil Hat lançou o Kickstarter para o suplemento Fate of Cthulhu para seu jogo, o FATE(que também já temos no Brasil). Previsto para ser entregue em dezembro deste ano, quem sabe não tarde a vir ao Brasil…. afinal, já  mostramos que nossos rpgistas não dispensam o Mythos!

Quer saber mais sobre Lovecraft?

 

Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!