Esse artigo contém spoilers cruciais da segunda temporada de Dark, se preferir leia nossa resenha antes de prosseguir.
Com os eventos da segunda temporada de Dark, a trama da série ficou ainda mais complexa do que anteriormente. Novos personagens, ligações e motivações foram conhecidos, deixando a história cada vez mais densa.
Confira então algumas das principais explicações do final da segunda temporada e comece a criar suas próprias teorias para o que virá!
A verdadeira identidade dos pais de Charlotte
Foi revelado que Charlotte Doppler fora adotada pelo relojoeiro H. G. Tannhaus, mas sem nunca saber quem seriam seus verdadeiros pais.
Finalmente, o mistério foi desvendado, quando Noah confessa ter ajudado Adam em uma tentativa de salvar sua mulher e filha no futuro. Isto porque, embora ele fosse um jovem em 1921, ele acabaria conhecendo sua esposa em 2020 e ambos teriam uma filha que eventualmente volta atrás no tempo.
Percebemos, então, que os pais de Charlotte são Noah e Elisabeth Doppler, a própria filha de Charlotte. Sim, isso significa que Noah teve uma filha com sua própria neta.
Afinal, Noah é apenas um peão
Durante a primeira temporada de Dark, o público ficou acreditando que Noah era um dos principais vilões da série. É verdade que ele não deixa de ter um papel importante na trama, porém é revelado que ele apenas seguia o líder dos Sic Mundus.
Inicialmente, Noah trabalhava com Claudia, mas algo aconteceu que não ficou esclarecido e que rompeu sua ligação de forma irreversível.
Depois de descobrir que Charlotte é a sua filha perdida, Noah perde sua esperança também em Adam, apesar da devoção que tem por ele. Aí, ficamos também sabendo que tudo o que ele fez, incluindo a tortura e morte de crianças, foi na crença de não voltar a perder sua filha no tempo.
Então, Jonas é o herói e o vilão de Dark?
Se acreditarmos em Adam e ele for mesmo uma versão mais velha de Jonas, então algo se vai passar para que ele se torne no líder dos Sic Mundus. Durante toda a série, vemos como as versões jovens de Jonas querem quebrar o ciclo temporal que assombra a cidade de Winden. Mas Adão quer destruir o mundo e, assim, acabar com o tempo.
A terceira temporada terá a função importante de nos mostrar o caminho que transformará um herói em um vilão.
O propósito da morte de Martha
A partir do momento em que Jonas descobre que seu futuro é se tornar em Adam, ele começa tentando lutar contra seu próprio destino. Ao matar Martha, Adam garante assim que Jonas vai agir de forma a evitar aquele momento, despoletando outros eventos necessários à formação do ciclo temporal.
Como isso vai acontecer ainda não é claro e teremos de esperar pela terceira temporada para ficarmos esclarecidos.
Introduzindo múltiplos universos
Momentos após Adam ter assassinado Martha, uma “nova” Martha aparece, com roupa e cabelo diferente da “original”. Ela explica a Jonas que têm de escapar da onda nuclear iminente, mas que ela não é quem ele pensa. Nisto, a jovem pega em um orbe que utiliza para viajarem, dizendo que o importante não é “quando”, mas sim “em que mundo”.
Isso é indicativo de que, para além de viagens no tempo, o universo de Dark conta também com viagens interdimensionais. A terceira temporada irá certamente se focar nessa possibilidade e em todas as questões que surgem relativamente a Adam e aos ciclos temporais.
Finalmente, o apocalipse
Todos os episódios da segunda temporada de Dark eram uma contagem regressiva para o tão temido apocalipse. Mas como acontece isso?
Em 2020, o Inspetor Clausen desenterra as vasilhas de metal contendo lixo radioativo que Aleksander Tiedemann havia escondido na usina. Um portal então se abre entre 2020 e 2053, onde a versão adulta de Elisabeth olha Charlotte do outro lado. Quando as duas esticam a mão para se tocarem, o apocalipse é despoletado.
Texto original: Sara Gomes
Leave a Reply