Segunda, 10 De Dezembro De 2018

Anuncie Aqui!

D&Dezembro| Conheça Starfinder!

Em financiamento coletivo pela Editora New Order, Starfinder promete ser um excelente RPG de ficção científica (e cumpre!)

Starfinder √©/foi o segundo RPG mais vendido pelo Roll20 ano passado e este ano, superando at√© mesmo seu predecessor pela mesma editora, o Pathfinder. O jogo utiliza o mesmo sistema que o Pathfinder 1E e o D&D 3.5E com algumas modifica√ß√Ķes no sistema de Pontos de Vida e Classe de Armadura, para melhor suprir as necessidades do tema.

Apesar de usar o sistema d20, conhecido por seu extenso histórico de combos, Starfinder é mais leve neste aspecto, uma vez que a árvore de talentos (ou feats) é bem menor e mais balanceada.

starfinder_pact_worlds_system_by_damie_m-dbh6o9m

O cen√°rio

Um dos pontos principais do livro √© a sess√£o do mestre que apresenta o cen√°rio brevemente, diferente do Pathfinder que fez obrigat√≥ria a compra do livro “Guia de Campanha do Mar Interior”. Embora Starfinder tenha v√°rios livros expandindo o cen√°rio como o “Mundos do Pacto”, eles n√£o s√£o absolutamente necess√°rios.

Starfinder se passa no mesmo universo que Pathfinder (que por sua vez se passa na Via Láctea em uma estrela muito mais próxima do centro do que a nossa), mas agora o mundo de Golarion está sumido, e em seu lugar, há a Estação Absalom. Você não precisa conhecer Pathfinder para aproveitar Starfinder, apesar de muitas divindades e aspectos existirem simultaneamente nos dois jogos.

Isso mesmo, divindades. A melhor forma de caracterizar Starfinder √© atrav√©s do r√≥tulo “Fantasia cient√≠fica”, isto √©, um mundo onde h√° fic√ß√£o tanto m√≠stica quanto tecnol√≥gica no cen√°rio. Naves que se movem por magias divinas controladas por cultos que cobram um pre√ßo alto, tecnomantes e hackers s√£o comuns no cen√°rio dos Mundos do Pacto.

O jogo n√£o tem s√≥ uma alta gama de formas e combina√ß√Ķes de personagem (tendo at√© uma classe¬†jedi, como os Solarian), como tamb√©m tem um grande fator de rejogabilidade e explora√ß√£o, pois cada planeta tem um feeling espec√≠fico, passando desde Horror Espacial em Aucturno, o Planeta-Ovo; at√© uma leitura mais cyberpunk da esta√ß√£o Absalom.
PZO7107-SigningThePact.jpg

O sistema

O jogo funciona muito como o d20 convencional, n√£o o da quinta edi√ß√£o de D&D. As jogadas possuem, al√©m dos modificadores tradicionais de per√≠cia, +2 ou -2; +4 ou -4 ao inv√©s de “rolar 2d20 e ver qual o menor/maior” dependendo da vantagem e desvantagem que √© usada na quinta edi√ß√£o. Se voc√™ est√° familiarizado com a terceira edi√ß√£o, tente imagin√°-la no espa√ßo e sem tantos combos.

Algumas das maiores mudanças estão no sistema de HP e de CA: Para vida, não rolamos os pontos da classe, nós somamos um valor fixo dependendo da raça e da classe. Fora isso, temos os pontos de estamina: Eles funcionam exatamente como PVs, só que antes de qualquer dano chegar na vida, os PEs diminuem primeiro, e diferentemente dos pontos de vida, os PEs podem ser recuperados com um descanso curto (gastando Pontos de Determinação), enquanto PVs levam danos persistentes.

O jogo também tem duas Classes de Armadura: Classe de Armadura Cinética (CAC) e Classe de Armadura Energética (CAE). Apesar de parecer muito complicado, não é: A cinética é o quanto sua armadura te protege contra danos físicos como granadas de fragmentação e tiros, enquanto a energética é o quão bem ela consegue defender lasers, tasers, e outras coisas.

O livro √©¬†muito¬†melhor diagramado do que quase todos os livros do sistema d20 cl√°ssico que eu conhe√ßo (inclusive Pathfinder), ent√£o √© bem f√°cil achar a p√°gina com a informa√ß√£o que voc√™ quer, e ela provavelmente vai ter algum destaque para demonstrar import√Ęncia, diferentemente do cap√≠tulo de “mago” do Pathfinder, onde o n√ļmero de feiti√ßos iniciais est√° quase escondido.

Conclus√£o

Starfinder √© um RPG muito bom, e pode servir se voc√™ quiser fazer uma sess√£o de¬†Alien: O Oitavo Passageiro, ou se quiser fazer numa vibe galhofa como Guardi√Ķes da Gal√°xia. √Č um jogo que tamb√©m pode ocupar o espa√ßo do falecido cen√°rio spelljammer, do AD&D.

Link para o catarse do jogo: https://www.catarse.me/Starfinder?ref=ctrse_explore_pgsearch

 

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: