Não deixe de conferir nosso Podcast!

As principais perguntas que ficaram após o evento Vingadores: Ultimato

Cena do filme Vingadores: Ultimato (Marvel Studios)

As principais perguntas que ficaram após o evento Vingadores: Ultimato, respondidas.

Então, você viu Vingadores: Ultimato?

Se a resposta for sim, pode continuar a leitura. Se ainda não, procure outra coisa para ler.

Esse texto é tradução do original escrito pela jornalista Emilly Heller (Polygon)

A conclusão da saga de 22 filmes da Marvel é cheia de momentos grandiosos e outros nem tanto assim. Há milhares de referências aos 11 anos de filmes da Marvel, assim como momentos que podem parecer que o fan service serviu apenas para tapar um buraco aqui outro ali, de qualquer forma, a coisa funcionou vertiginosamente. O escopo completo do blockbuster, combinado com toda a mitologia UCM e as pontas soltas dos personagens que precisavam ser amarradas, provavelmente gerou algumas dúvidas em muita gente.

Por isso, estamos aqui para analisar alguns pontos para vocês. Primeiro fazendo perguntas e tentando responder satisfatoriamente para no fim, mostrar que algumas teorias podem ser reais para o futuro do cinema de heróis da casa do rato.

Paul Rudd como Scot Lang em Vingadores, Ultimato.
Cena de Vingadores: Ultimato (Marvel Studios)

Quem morreu, precisava realmente morrer?

Ok, a pergunta feita por muitos, mas que foi respondida por poucos. Os Vingadores estavam dispostos a fazer o que for preciso para trazer de volta as pessoas que perderam em Guerra Infinita e derrotar Thanos para sempre; mas, para alguns heróis, isso significava sacrificar-se pela causa.

Viúva Negra, que caiu para a morte no santuário de Vormir, permitindo que Gavião Arqueiro reivindicasse a Joia da Alma, está definitivamente morta. Sua queda foi ainda mais trágica porque o público sabia o que estava por vir; em Vingadores: Guerra Infinita, vimos Thanos matar sua filha adotiva, Gamora, no mesmo santuário. Todos os nossos heróis sabiam, porém, que Thanos saiu com Gamora e retornou com a pedra. Quando Peter Quill destruiu todo o plano dos heróis de tirar a Manopla ao descobri da morte de Gamora, eles não tinham dúvidas que dessa vez não poderiam errar, então o sacrifício era esperado.

Grande parte de Ultimato toca o canto do cisne do Homem de Ferro, homenageando o personagem que começou tudo. As teorias que ele se sacrificaria eram bem forte e fazia todo o sentindo. Em Ultimato, Tony Stark torna-se pai e consegue até fechar as arestas abertas que ficaram com seu próprio pai. O círculo estava fechado para o “gênio, bilionário, playboy, filantropo”, que finalmente consegue admitir o que sempre soubemos – que Tony Stark tem um coração.

Homem de Ferro derrota Thanos, depois de roubar as pedras do Infinito dele e apagar a existência do Titã Louco e seu exército para sempre. Mas o esforço foi demais para o Homem de Ferro e ele morre no campo de batalha. Sua esposa, Pepper Potts, garante que eles estão bem e ele pode descansar agora.

Os dois personagens saíram no auge de suas performances, porém com todo o respeito e agradecimento tanto pelo que foi mostrado no filme como por todos os fãs.

Capitão América e Thor, Era de Ultron
Capitão América sempre foi digno? (Marvel Studios)

Mas como o Homem de Ferro roubou as Joias do Infinito de Thanos?

A coisa é mais simples que parece.

Foi apenas uma distração inteligente e um truque particularmente impressionante. É possível que Tony tenha criado algum tipo de mecanismo que ejete rapidamente as pedras de sua manopla do infinito tecnológica, mas é mais provável que Thanos simplesmente não tenha muita sensibilidade usando essa luva gigante.

Como o Capitão América conseguiu ficar digno para segurar o Martelo do Thor (AKA MJOLNIR)?

Em um dos momentos mais impressionantes de Ultimato, o martelo de Thor, Mjolnir, voa pelo ar para pousar na mão estendida do Capitão América (meu coração de fã quase foi parar na boca e foi um momento que minhas costas ficaram doendo de tanto eu gritar). Apenas o ser considerado “digno” pode usar a arma forjada pelos anões, provando de uma vez por todas que Steve Rogers é de fato digno. Ele sempre foi, não é?

Foi um callback triunfante para uma cena de Vingadores: Era de Ultron. Durante uma festa na Torre dos Vingadores, o resto da equipe tenta pegar o martelo de Thor. Ninguém é capaz de “levantar”, mas Steve é o único que faz Thor parecer preocupado. Existe até uma teoria dos fãs bem popular de que Capitão não estava realmente tentando levantá-la. Se isso prova que a teoria ou Steve se tornou digno nos anos que se passaram depende da interpretação de cada.

Steve Roger e Peggy
Marvel Studios

Quem era o Capitão dançando no final?

Ao longo de Ultimato, somos lembrados de que Steve Rogers perdeu o amor de sua vida, Peggy Carter, quando ele caiu do avião levando o Tesseract para o oceano. Enquanto ele estava congelado por 70 anos, Peggy continuou a envelhecer, tornando-se a diretora da SHIELD. Em Capitão América: O Soldado Invernal, Steve visita Peggy, uma senhora de 95 anos que está morrendo, comparecendo até ao seu funeral, em Capitão America: Guerra Civil, vimos que ele ainda não superou o que poderia ter sido sua vida com ela e isso ficou bem conclusivo em Ultimato.

Quando o Capitão é encarregado de devolver as Joias do Infinito às suas linhas de tempo originais, ele não volta. Bucky e Sam olham e vêem Steve Rogers, agora um homem velho. Ele diz a seus dois melhores amigos que ele ficou em 1945 para tentar realmente viver sua vida. Por fim, ele entrega o escudo do Capitão América e o título para Sam.

A última cena do filme mostra Steve dançando com Peggy, que é um retorno e uma homenagem ao primeiro filme do Capitão América. Os dois brincaram sobre dançar durante o filme, ainda quando ele era apenas um esquelético soldado e que por causa disso, seria pisado pelas mulheres. Então essa dança fecharia o ciclo do Capitão dentro da Saga do Infinito e que muita gente não deu a devida importância. Ali dançando era o Steve Rogers antes do soro do Super Soldado e essa cena é bem emocionante porque passa um filme literalmente na cabeça da gente.

Quem é o garoto no Funeral do Homem de Ferro?

Quando Tony Stark finalmente encontra seu descanso final, a câmera passa por cima dos convidados reunidos, mostrando todos os Vingadores e suas famílias. De pé perto da parte de trás está um adolescente que você provavelmente não reconheceu, mas ele tem fortes laços com o passado do Homem de Ferro.

Ele é Harley Keener, interpretado por Ty Simpkins, o garoto de Homem de Ferro 3 que Tony, a contragosto, o ajudou quando estava preso no Tennessee com a armadura danificada. Os dois ligaram-se ao amor que tinham por gadgets e aos problemas do pai, e é bom ver que eles aparentemente mantiveram contato ao longo dos anos. Existem diversas teorias sobre o futuro do personagem na UCM, mas por enquanto deixaremos isso mais para frente. Ainda é muito cedo para especular qualquer coisa.

Viúva Negra morreu mesmo?

A maneira como a viagem no tempo funciona em Ultimato é … complicada (e um pouco desajeitada), mas Hulk e Gavião Arqueiro estão convencidos de que não há como Natasha ser trazida de volta à vida, já que sua morte foi um sacrifício para recuperar a Joia da Alma. Hulk até diz que tentou trazê-la de volta, quando colocou a Manopla do Infinito, mas não funcionou. Mesmo assim, é improvável que essa seja a última aparição da Viúva Negra no UCM. Já que a Marvel confirmou seu filme solo, que agora tem um roteirista, um diretor e um elenco todo escalado.

Thor fará parte dos Guardiões da Galáxia 3?

Depois de entregar o que sobrou do reino de Asgard à Valquíria, Thor parte para novas aventuras com os Guardiões. Nós sabemos que os Guardiões da Galáxia, vol. 3 está chegando, então, a menos que Peter Quill fique farto dessa ameaça alta e bonita à sua autoridade, parece que teremos um Asgardiano da Galáxia em um futuro próximo. Thor sempre foi um dos Vingadores mais esquisitos e engraçado e, honestamente, nós não podemos esperar para ver o que James Gunn fará com o Deus do Trovão.

E para onde foi a Gamora?

O Gamora em nossa linha do tempo atual não é o Gamora que se uniu aos Guardiões e eventualmente se apaixonou por Peter. Thanos a matou em 2018 para obter a Joia da Alma, e porque isso aconteceu antes do Snap (estalar de dedos), ela não foi ressuscitada pelo Hulk. Em vez disso, a Gamora viva do filme ainda é pré-Guardiões de 2014. Já que ela não tem nenhum apego aos Guardiões, após a última batalha ela simplesmente desaparece – provavelmente de volta ao espaço, já que é sua casa, mas não temos certeza, além disso, Peter é incapaz de rastreá-la como foi mostrado nas cenas finais do filme. Presumivelmente, vamos saber o que aconteceu sobre isso tudo apenas no terceiro filme dos Guardiões.

Visão está Morto, como será então a série Wandavision do Disney Plus?

WandaVision será uma das muitas séries da Marvel que estão chegando ao serviço de streaming Disney Plus , onde focará Wanda Maximoff e Visão em algum momento da linha do tempo do UCM. Parece ótimo a proposta, exceto que o Visão morreu antes do Snap e não por causa do Snap. No final do filme, vemos Wanda refletindo sobre a perda de entes queridos, mas em que direção ela vai após a batalha final e a Iniciativa Vingadores é um mistério. Elizabeth Olsen, que interpreta Wanda, mencionou à Variety que a série acontece na década de 1950, então podemos ver ainda mais viagens no futuro do universo Marvel?

Para onde o Loki foi?

Um desastre em 2012 deixa Tony, Steve, Scott e o alvo de Bruce, o Tesseract, nas mãos de Loki, que o pega em meio a uma briga e o usa para se teletransportar da Terra. Para onde? Não temos certeza. Mas poderia estar em qualquer lugar do outro lado do espaço – e poderia ser o gancho da série Disney Plus do Loki.

Se passou cinco anos, como Peter vai resolver seu ensino médio?

As pessoas que sofreram seu fim por Thanos em Guerra Infinita voltaram como estavam há cinco anos. Para os adultos, isso não importa, mas para o adolescente Peter Parker, isso significa que alguns de seus colegas de classe já estão na faixa dos 20 anos. Felizmente, parece – a julgar pelo trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa – que a maior parte do círculo de amizades de Peter (MJ, Ned, Betty e Flash) foi apagada e depois restaurada. Que coincidência, não é? (Risos)

Bem, aqui estão as perguntas que conseguimos responder mais ou menos satisfatoriamente.

Agora, deixaremos para vocês algumas perguntas que ficaram em aberto que darão muito pano para manga e que fase 4 do UCM precisa responder.

* Com a morte do Thanos e seus exércitos de 2014 em 2023, como Guerra Infinita ainda pode acontecer em 2018 (o que é obviamente necessário para estabelecer Ultimato)?

* Se a Nebulosa de 2014 foi morta em 2023, como a Nebulosa de 2023 ainda existe?

* Como o Capitão América devolveu a Joia da Alma para Vormir já que a Gamora de 2018 não morreu?

* Eles não poderiam ter usado a Joia da Mente que trouxeram do passado e para reconstruir o Visão, então remover a Joia sem a pressão de Thanos? Por que ninguém pensou em perguntar a Wanda se ela queria isso novamente?

* Sam Wilson pode realmente ser o Capitão América sem o soro do Super Soldado?

* Então… Capitão no passado vai apenas ignorar todas as coisas que a Hydra fará?

* As Joias do Infinito são oficialmente destruídas então, certo?

* Eles não poderiam simplesmente ter ido e pegado a Joia do Tempo?

* Por que eles não criaram mais partículas de Pym?

* Como as partículas de Pym que o Capitão roubou nos anos 70 acabaram em 2023?

E a lista só cresce a cada. Deixe a sua dúvida nos comentários!

Leia também:

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.