Segunda, 09 De Julho De 2018

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Resenha | Sandman: Edição Definitiva Vol.1

Absolute Sandman Vol. 1¬†foi lan√ßado pela DC, em 2006, atrav√©s do selo¬†Vertigo. A edi√ß√£o √© luxuosa, ¬†com capa dura imitando couro, num box e muitos extras nas mais de 600 p√°ginas que comp√Ķem o n√ļmero.

Esse volume re√ļne as 20 primeiras edi√ß√Ķes de Sandman, lan√ßadas originalmente entre 1988 e 1990, mostrando tr√™s arcos de hist√≥rias:¬†Prel√ļdios e Noturnos,¬†A Casa de Bonecas¬†e¬†Terra dos Sonhos. Nessa nova edi√ß√£o todas as cores foram refeitas, dando um ar mais ‚Äúclean‚ÄĚ √† obra, numa esp√©cie de ‚Äúremasteriza√ß√£o‚ÄĚ. Al√©m desse primeiro volume, foram lan√ßados outros 3, reunindo todas as¬†75 edi√ß√Ķes¬†de Sandman mais extras como roteiros, edi√ß√Ķes especiais, sketchs etc. Realmente, s√£o quatro volumes ‚Äúvolumosos‚ÄĚ, totalizando cerca de 2400 p√°ginas de hist√≥rias !!

 

Em 2010 a Panini nos trouxe esse primeiro volume de Absolute Sandman, mas mais ‚Äúhumilde‚ÄĚ. Denominada¬†Sandman: Edi√ß√£o Definitiva Vol. 1, tr√°s as mais de 600 p√°ginas em papel couch√©, recoloridas, todos os extras da edi√ß√£o original, capa dura e um √≥timo pref√°cio. Muitos reclamaram que ficou bastante ‚Äúsimples‚ÄĚ, em compara√ß√£o ao original. Mas mesmo sendo simples, o acabamento ficou excelente. Para um ‚Äúsonhador de primeira viagem‚ÄĚ, n√£o tive o que reclamar. A n√£o ser do pre√ßo, R$154,00 de capa !! Uma das edi√ß√Ķes mais caras no mercado nacional de HQs. Sorte que comprei em promo√ß√£o‚Ķ.

Sandman √© adorado por trocentas pessoas, assim como Neil Gaiman √© glorificado por muitos (e com raz√£o!). A s√©rie j√° foi publicada por diversas editoras no Brasil, uma das poucas que consegue o feito de ser sempre republicada. Em especial, as edi√ß√Ķes da¬†Editora Globo, que publicou todas as 75 edi√ß√Ķes mensalmente e as da¬†Conrad, que publicou cada arco em encadernados de luxo.

(Reprodução)

Como dito, a edi√ß√£o √© em capa dura e com miolo em papel couch√©, praticamente o melhor padr√£o que h√° atualmente na Panini; todas as capas de¬†Dave McKean¬†foram adicionadas, em seu formato original; h√° √≠ndice; introdu√ß√£o; posf√°cio; biografias dos artistas; roteiro original da edi√ß√£o #19; entre outras coisas. Sem d√ļvidas, um excelente material.

Antes da primeira hist√≥ria temos uma introdu√ß√£o de¬†Paul Levitz, explicando do mito que¬†Sandman¬†se tornou com o passar dos anos. Tudo bem r√°pido e resumido para, logo em seguida, vermos a excelente capa de¬†McKean, em seu formato original, sem nenhum texto para prejudica-la. As capas das 20 hist√≥rias est√£o presentes e s√£o verdadeiras¬†obras de arte, abusando de colagens e fotografias. S√≥ senti falta de capas ‚Äúespeciais‚ÄĚ para abrirem os arcos.

(Reprodução)

A arte interna de Sandman foi realizada por diversos artistas, então é normal que seja melhor em alguns momentos e regular em outros, apesar de tentarem seguir o mesmo padrão de estética. Muitas pessoas não acham os desenhos da série tão bons quanto o roteiro, eu também concordo. Apesar de utilizarem ótimas montagens e sacadas narrativas, como em algumas páginas comentadas aqui no blog, no geral ela é boa e se encaixa perfeitamente na história, mas nada de outro mundo. Até porque Sandman era uma serie mensal, não tinha toda uma produção quanto um especial ou graphic novel da época tinha.

No quesito hist√≥ria, n√£o h√° do que reclamar. √Č aquela famosa narrativa onde voc√™ n√£o encontra defeitos, pelo menos n√£o consider√°veis. Por mais que alguma edi√ß√£o esteja mediana, sem muitas qualidades, ela continua acima da m√©dia e interessante. Foi o que reparei nessas 20 primeiras edi√ß√Ķes. Algumas s√£o¬†excelentes, outras nem tanto, mas todas possuem um brilho pr√≥prio. Mais abaixo eu comento cada uma dessas hist√≥rias.

As cores das edi√ß√Ķes originais foram todas ‚Äúrefeitas‚Äú, dando um ar mais atual √† s√©rie. Nem todos curtiram, alguns preferem as cenas mais ‚Äúretr√ī‚ÄĚ de antigamente. De fato, algumas cenas ficam mais interessantes com as cores antigas. Conforme a imagem abaixo, a diferen√ßa entre as duas √© gritante. Certas cores foram totalmente modificadas enquanto outras s√≥ foram bem alinhadas e detalhadas. √Č nesse momento que vemos a import√Ęncia que o colorista faz numa HQ. Lembrando que toda essa mudan√ßa foi realizada com a aprova√ß√£o de Gaiman e¬†os coloristas originais, entre eles¬†Daniel Vozzo, o mesmo dos Invis√≠veis. Com essa modifica√ß√£o, inclusive, algumas cenas foram totalmente refeitas.

Cores ‚Äúatualizadas‚ÄĚ (esquerda) e as cores originais (direita)

Agora, confira as histórias comentadas e, ao final, quais extras estão presentes em Sandman: Edição Definitiva Volume 1.

 

AS HIST√ďRIAS

Arco Prel√ļdios e Noturnos
(#1 à #8)

(Reprodução)

Sandman #1¬†‚Äď O Sono dos Justos:¬†nesse primeiro contado com Sandman temos uma √≥tima hist√≥ria, mostrando o aprisionamento de Morfeus e as consequ√™ncias causadas ao mundo durante sua aus√™ncia. J√° podemos perceber como ser√° a narrativa daqui em diante e a arte. Detalhe para as cenas onde mostra a vis√£o que Sonho tem de dentro do globo, totalmente distorcida, excelente. Interessante ressaltar o desenvolvimento dos fatos, pois n√£o h√° nenhuma a√ß√£o e mesmo assim consegue ser r√°pida e¬†fren√©tica como se tivesse, contando toda uma hist√≥ria no decorrer de 70 anos. Gaiman tamb√©m mistura fic√ß√£o com realidade ao¬†coincidir certos fatos hist√≥ricos.

Sandman #2¬†‚Äď Anfitri√Ķes Imperfeitos:¬†Sonho tenta voltar para os seus dom√≠nios, tendo a surpresa de que est√° tudo em ru√≠nas. Como est√° fraco, por ter perdido seus tr√™s tesouros, n√£o pode tentar arrumar o local. Ele, ent√£o, evoca as tr√™s bruxas para auxilia-lo na busca de seus itens roubados. Cada uma lhe d√° uma pista do que aconteceu com o objeto no decorrer dos 70 anos de pris√£o. √Č uma boa edi√ß√£o, com bons desenhos e narrativa. Tamb√©m temos a estreia dos personagens Caim e Abel, e da g√°rgula Gregory. Os desenhos s√£o bons e acima da m√©dia, se comparando com outros t√≠tulos mensais da √©poca, pois possui um estilo pr√≥prio e se adapta muito bem √† hist√≥ria, que se sobressai √† arte, superando a mesma, algo dif√≠cil no mundo dos quadrinhos, onde a arte sempre √© levada em primeiro lugar. O interessante dessa edi√ß√£o √© que acabamos descobrindo que Sandman est√° dentro da cronologia normal da DC, pois ainda n√£o existia a Vertigo na √©poca. Temos, ent√£o, a participa√ß√£o especial do Asilo Arkhan, e imagens da Liga da Justi√ßa e John Constantine.

(Reprodução)

Sandman #3¬†‚Äď Sonhe Um Breve Sonho Comigo:¬†Finalmente, a estreia de John Constantine. Sandman vai at√© o bruxo tentar recuperar sua algibeira (saquinho com areia), mas o objeto n√£o est√° com ele, que acha estar nas m√£os de uma ex-namorada (que, pelo naipe da mo√ßa, deve ter cheirado toda a areia kkk). Ent√£o os dois v√£o em busca da mulher, enquanto n√≥s descobrimos mais sobre Sandman. √Č uma edi√ß√£o boa, mais pelo fato do Constantine, que at√© comenta sobre um ‚Äúmonstro verde‚ÄĚ, do que pela hist√≥ria em si.

Sandman #4¬†‚Äď Uma Esperan√ßa no Inferno:¬†Morpheus vai at√© o Inferno recuperar seu elmo. Somos apresentados √† Lucifer, Belzebu e Azazel, os novos ‚Äúcomandantes‚ÄĚ do lugar. Por enquanto, essa foi uma das melhores edi√ß√Ķes, junto com a #2. Morpheus trava um duelo diferente com um dem√īnio, num jogo incr√≠vel de falas. O final tamb√©m √© √≥timo, com a excelente frase final de Morpheus.

Sandman #5¬†‚Äď Passageiros: Agora √© hora do Sandman ir atr√°s de seu rubi, coletando a √ļltima de suas tr√™s rel√≠quias. Aqui aparece o Dr. Destino e temas ‚Äúpol√™micos‚ÄĚ sendo discutidos, como a AIDS, doen√ßa muito comentada durante a √©poca do lan√ßamento original (1989). Gaiman mescla acontecimentos do Universo DC, como a Liga da Justi√ßa da Am√©rica e sua transi√ß√£o para a Liga da Justi√ßa Internacional. No geral, √© uma boa edi√ß√£o, mas s√≥ serve como ep√≠logo para a pr√≥xima, al√©m de entendermos um pouco mais de como Morpheus atravessa cidades atrav√©s dos sonhos das pessoas.

Sandman #6¬†‚Äď 24 Horas:¬†Essa √© uma continua√ß√£o direta da hist√≥ria anterior, mostrando o que John Dee √© capaz de fazer num restaurante utilizando o rubi, alterando a mente das pessoas do local, fazendo com que elas tomem atitudes totalmente surreais, absurdas e sanguinolentas. Uma das melhores edi√ß√Ķes, com o lado mais ‚Äúnonsense‚ÄĚ do sonhos, e Neil Gaiman e os desenhistas conseguiram transportar isso para as p√°ginas muito bem.

(Reprodução)

Sandman #7¬†‚Äď Som e F√ļria:¬†Conclus√£o da mini saga de John Dee e o rubi dos sonhos. Em compara√ß√£o as outras duas √ļltimas, n√£o √© a melhor, mas √© interessante para conhecermos um pouco mais da personalidade de Morpheus, que demonstrou ser bastante compreensivo, al√©m da apari√ß√£o de figuras interessantes, como as tr√™s orientais.

Sandman #8¬†‚Äď O Som de Suas Asas:¬†uma edi√ß√£o ‚Äúpensativa‚ÄĚ, assim por dizer, √ļltima desse primeiro arco. Com o objetivo de recuperar seus¬†tr√™s¬†tesouros finalizado, Sonho fica indeciso do que fazer de agora em diante. Num momento de reflex√£o, ele alimenta aos pombos numa pra√ßa at√© que temos a triunfal (e famosa) entrada de sua irm√£, a Morte. Numa bonita conversa entre os dois, onde a mo√ßa mostra um pouco de seu ‚Äútrabalho‚ÄĚ, Sonho volta a ter um sentido em sua ‚Äúvida‚ÄĚ e segue em diante. Tamb√©m √© nessa edi√ß√£o que vemos com clareza que os Perp√©tuos √© uma fam√≠lia, at√© ent√£o composta por Sonho e Morte, mas que nas entrelinhas tamb√©m descobrimos que h√° Desejo. √Č uma edi√ß√£o hist√≥rica por si s√≥, √≥tima, o universo criado por Neil Gaiman se amplia com novas teorias e horizontes, gra√ßas a entrada de Morte.

Arco A Casa de Bonecas
(#9 à #16)

(Reprodução)

Sandman #9¬†‚Äď Contos na Areia:¬†primeira edi√ß√£o do famoso arco, Neil Gaiman prova o qu√£o bom √© para narrar f√°bulas e contos. Atrav√©s de met√°foras, a hist√≥ria desta edi√ß√£o mostra, num tempo antigo, o amor de uma rainha pelo rei dos sonhos, narrada por um velho √† seu neto, num ritual de ‚Äútransi√ß√£o‚ÄĚ para a idade adulta. A mulher, chamada Nada, se apaixona por um homem que viu apenas uma √ļnica vez e o procura de todas as maneiras, at√© descobrir que se trata de um dos perp√©tuos e que seu amor √© proibido. Olhando al√©m da hist√≥ria principal, percebemos a inten√ß√£o de Gaiman em nos mostrar um pouco do funcionamento do mundo dos perp√©tuos, assim como alguns de seus integrantes. Tamb√©m possui √≥timos desenhos.

Sandman #10¬†‚Äď Casa de Bonecas:¬†uma das melhores hist√≥rias (at√© ent√£o) iniciando, de fato, o arco Casa de Bonecas, com desenhos visualmente melhores e uma narrativa criativa, al√©m de expandir o universo do Sonhar para novos horizontes. √Č uma edi√ß√£o super recomendada, com a apari√ß√£o de novos perp√©tuos, como a t√£o esperada Desejo e sua irm√£, Desespero. Tamb√©m deixa diversas pontas soltas para serem resolvidas.

Sandman #11¬†‚Äď Mudan√ßa:¬†Rose se muda para uma nova casa, na regi√£o onde seu irm√£o ca√ßula morava. Ele est√° desaparecido e ela inicia uma investiga√ß√£o para encontra-lo. Ao mesmo tempo temos um assassino rondando a cidade e Morfeus tentando ajudar um garoto, possivelmente o irm√£o de Rose. Uma bela edi√ß√£o, com boas sacadas narrativas, como a do corvo entregando a carta √† Morfeus. V√°rios personagens estranhos sendo apresentados e cenas que nos fazem lembrar que Sandman n√£o √© apenas um conto de fadas, e sim uma HQ de suspense e terror. Sandman #12 ‚Äď Brincando de Casinha:¬†acontece um imprevisto com Rose no meio do caminho para encontrar seu irm√£o e ela acaba por ficar, junto com Gilbert, num hotel, para passar a noite. Enquanto isso temos o desenrolar do mist√©rio que envolvia os sonhos de Jed, com a descoberta de um ‚Äúnovo‚ÄĚ Sandman. Cor√≠ntio tamb√©m d√° o ar da gra√ßa, participando das melhores cenas. A hist√≥ria parece confusa at√© o final, quando ocorre aquelas cenas reveladoras, te deixando boquiaberto. √ďtima edi√ß√£o.

Sandman #13¬†‚Äď Homens de Boa Fortuna:¬†Estamos em 1399, observando um campon√™s que se considera esperto demais para morrer, contando vantagem sobre os companheiros. Morte pede para Morfeus conversar com o homem. Ele senta junto √† mesa e diz ao campon√™s que se encontrar√£o ali, no mesmo lugar e data, daqui a 100 anos. 100 anos se passam e eles se reencontram, o homem surpreso por n√£o ter morrido nem envelhecido, e Morfeus repete o pedido do ultimo encontro: ir√£o se reencontrar ali, novamente, daqui a 100 anos. A edi√ß√£o mostra o encontro entre este homem, Hob, e Morfeus durante centenas de anos. O final √© aberto e o interessante √© as refer√™ncias √† cada √©poca ilustrada, tanto nas roupas e visual de Morfeus quanto personalidades famosas, como William Shakespeare que, supostamente, fez um acordo com Morfeus, para criar suas pe√ßas sobre sonhos. Destaque para a arte de Michael Zulli, o mesmo de Criaturas da Noite.

(Reprodução)

Sandman #14¬†‚Äď Os Colecionadores:¬†Mudei de ideia, essa √© uma das melhores hist√≥rias de Sandman at√© o momento. Toda a narrativa √© excelente e h√° uma melhora gritante na arte. Continua√ß√£o da edi√ß√£o #12, Rose e Gilbert est√£o no hotel onde ser√° sediado o ‚ÄúEncontro Anual dos Fans de Cereais‚ÄĚ, a dupla est√£o atr√°s do irm√£o ca√ßula de Rose, desaparecido h√° anos e que acabaram de saber que os pais adotivos do garoto morreram e que ele era tratado em cativeiro. Na realidade, o evento que ocorre no hotel √© uma farsa e, em vez de fans de cereais, √© um encontro de serial killers, para dividirem suas experi√™ncias. O Cor√≠ntio, que est√° com o irm√£o de Rose, est√° indo para este evento. Toda a trama est√° muito bem amarrada, com destaque para v√°rias cenas, como os di√°logos dos assassinos e a forma de matar de cada um, mas o grande trunfo est√° na arte. H√° diversas cenas com colagens e fotografias, outras com alto contrastes, retratando lembran√ßas ou hist√≥rias narradas pelos personagens.

Sandman #15¬†‚Äď Noite Adentro:¬†Rose Walker descobre que √© um v√≥rtice, algo que mistura os sonhos dos outros ao seu redor, prejudicando o Sonhar. Na casa/ hotel onde est√°, ela confunde os sonhos de Barbie e Ken, Hal, Chantal e Zelda, numa das melhores sequencias at√© agora. Visualmente, √© uma bel√≠ssima hist√≥ria, com muitas cenas no Sonhar, como quando Morfeus captura Rose, e com Neil Gaiman expondo os desejos mais √≠ntimos dos sonhadores. A narrativa, como sempre, √© √≥tima, com alguns desenhos mistos de colagens e fotografias. Lembrando que √© a pen√ļltima hist√≥ria desse arco, preparando o leitor para o surpreendente final. Tudo est√° t√£o bem constru√≠do que foi imposs√≠vel fazer uma pausa para ler a edi√ß√£o seguinte.

Sandman #16¬†‚Äď Cora√ß√Ķes Perdidos:¬†e chagamos ao fim deste arco. Uma hist√≥ria branda que fecha praticamente todas as pontas das edi√ß√Ķes anteriores e cria novas expectativas. Temos a resolu√ß√£o dos problemas da fam√≠lia de Rose Walker, com a finaliza√ß√£o surpreendente do v√≥rtice, al√©m de vermos o final dos outros moradores da casa de Hal, que surgem mais pra frente em Sandman. Interessante a vis√£o sobre o sonhar que Rose tem, 6 meses ap√≥s o ocorrido, tentando assimilar com outras coisas do mundo real. Em suas falas, percebemos sua liga√ß√£o com a edi√ß√£o #6, onde John Dee meche com a mente de algumas pessoas num restaurante. Ao final, temos a presen√ßa de Desejo, num di√°logo amea√ßador com Sonho, o que nos faz, tamb√©m, voltar √† edi√ß√£o #10, onde Desejo e Desespero tramam contra Sonho. Realmente, foi um final e tanto, e deve ficar bem melhor numa releitura.

Arco Terra dos Sonhos

(#17 à #20)

(Reprodução)

Sandman #17¬†‚Äď Cal√≠ope:¬†o arco Terra dos Sonhos traz quatro hist√≥rias independentes e fechadas, podendo ser lidas a qualquer momento sem prejudicar a ‚Äúcronologia‚ÄĚ da s√©rie. Nesse primeiro conto temos a hist√≥ria ‚ÄúCal√≠ope‚ÄĚ, uma das Musas gregas, divindades respons√°veis pelas inspira√ß√Ķes art√≠sticas. Cal√≠ope representa a poesia √©pica e, por conta disso, foi aprisionada por um escritor a fim de escrever livros de sucesso, j√° em nossa era. Presa e humilhada, ela √© repassada a outro escritor que n√£o est√° tendo muitas ideias e, logo que a conhece, come√ßa a escrever livros e sua carreira √© alavancada. Para se livrar da situa√ß√£o, pede ajuda √† Sonho que, no passado, j√° teve uma rela√ß√£o que originou um filho (provavelmente Orfeu). No geral, √© uma boa hist√≥ria e agrega bastante aos conhecimentos de Sandman, como seus relacionamentos amorosos e a intera√ß√£o entre mortais e deuses, assim como a imortalidade e impon√™ncia dos Perp√©tuos. Particularmente, n√£o gostei muito da arte, principalmente por mostrar um Sonho t√£o diferente de como estamos acostumados a ver.

(Reprodução)

Sandman #18¬†‚Äď Um Sonho de Mil Gatos:¬†um conto inusitado. V√°rios gatos se re√ļnem para ouvirem o que uma gata tem a dizer. √Č interessante o ponto de vista do gatos para alguns aspectos da vida, mas o mais interessante √© o poder de Neil Gaiman em estender a mitologia de Sandman aos animais, pois eles tamb√©m sonham! O modo que Morfeu se apresenta tamb√©m √© curioso. Os destaques ficam na arte, onde o artista soube desenhar muito bem as express√Ķes felinas, e nas cenas mais ‚Äúfortes‚ÄĚ, mostrando os maus tratos aos animais ou como seria se a situa√ß√£o fosse invertida, com os humanos subordinados aos gatos. Gaiman adora os bichanos, j√° tendo escrito outros contos com eles, como na HQ¬†Criaturas da Noite.

(Reprodução)

Sandman #19¬†‚Äď Sonho de Uma Noite de Ver√£o:¬†a edi√ß√£o que deu √† Gaiman o World Fantasy Award, sendo a primeira e √ļnica HQ a receber o pr√™mio. Particularmente, n√£o a considero a melhor hist√≥ria de Sandman at√© o momento, mas √© indiscut√≠vel sua qualidade, principalmente por unir a vida de Shakespeare aos devaneios dos sonhos, como se o poeta s√≥ teve reconhecimento gra√ßas √†s ‚Äúdicas‚ÄĚ de Morfeus. A troca entre os atores da pe√ßa com suas reais personagens √© incr√≠vel, chega um momento que n√£o se sabe diferenciar o real do imagin√°rio.

Sandman #20¬†‚Äď Fachada:¬†√ļltima hist√≥ria deste arco tamb√©m dessa edi√ß√£o definitiva. Assim como as anteriores, n√£o possui envolvimento direto com a ‚Äúcronologia‚ÄĚ da s√©rie, sendo bastante independente. Morfeus n√£o aparece e quem d√° as caras √© sua irm√£, a Morte. O destaque fica para as met√°foras utilizadas, tanto do desapego √† antigos costumes e ‚Äúm√°scaras‚ÄĚ como a forma de se dirigir √† divindades. A protagonista √© a Garota Elemental, metamorfa do Universo DC.

OS EXTRAS/ MISCEL√āNEA SANDMAN VOL. UM

Primeiras imagens do Sandman

Os extras nesse primeiro volume s√£o generosos, quase 100 p√°ginas de esbo√ßos, coment√°rios do autor, um roteiro original entre outros. √Č um excelente material para os fans e, tamb√©m, para quem quer se aventurar na cria√ß√£o de HQs.

A Proposta Para Sandman:¬†nessa parte dos Extras, Neil Gaiman conta como foi produzir a s√©rie Sandman, como ele a apresentou √† DC. √Č interessante ver como ‚Äúnasceu‚ÄĚ o personagem, as primeiras id√©ias que Gaiman tinha dele, como seriam as primeiras edi√ß√Ķes, quais os personagens secund√°rios, a ordem de acontecimentos, os lugares do Sonhar, os poderes de Morfeus, e v√°rios esbo√ßos criados por Dave McKean, Leigh Baulch e pelo pr√≥prio Gaiman. Al√©m de relembrar as primeiras edi√ß√Ķes, o leitor se aprofunda mais no universo criado pelo autor.

A Hist√≥ria At√© Aqui:¬†em seguida temos um resum√£o do primeiro arco, Prel√ļdios e Noturnos, em narrativa, apresentando os principais pontos das edi√ß√Ķes e os personagens que foram surgindo, al√©m de fatos n√£o mostrados. √Č uma esp√©cie de ‚Äúbastidores‚ÄĚ, interessante.

Passo a Passo de Sandman #19:¬†esse √© o roteiro original da hist√≥ria ‚ÄúSonho de Uma Noite de Ver√£o‚ÄĚ, publicada em Sandman #19. Temos todas as descri√ß√Ķes de Gaiman para cen√°rios e personagens, todos os di√°logos e como deveria ser os quadros, ao lado da arte original de Charles Vess. √ďtima fonte para desenhistas e roteiristas.
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Posfácios de Neil Gaiman: são os comentários do autor sobre os três primeiros arcos, a intenção que tinha com eles, sua repercussão, agradecimentos especiais e um pouco sobre Absolute Sandman.
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Biografias: resumo dos principais artistas que passaram pela série, com comentários sobre a vida pessoal de cada um e seus trabalhos mais notáveis.
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Concluindo, √© uma √≥tima obra para quem quer ler Sandman, principalmente pela dificuldade em encontrar algumas edi√ß√Ķes mais antigas. Claro que h√° defeitos, principalmente por se tratar de uma edi√ß√£o definitiva bastante cara, mas no geral √© agrad√°vel. Para quem n√£o conhece o personagem, √© uma boa porta de entrada. No momento esse volume encontra-se esgotado, mas a Panini j√°¬†prometeu¬†republicar este ano, junto com o lan√ßamento do volume 3 e a republica√ß√£o de V de Vingan√ßa (que t√° dando o que falar).

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O destaque fica para o arco¬†A Casa de Bonecas, que achei incr√≠vel, para as capas de¬†McKean¬†e as cenas que abusam de montagens. O que poderia ser melhor √© a tradu√ß√£o e a falta de ‚Äúnotas‚ÄĚ, al√©m de um acabamento mais luxuoso. Nem precisava ser em capa de couro, mas poderia vir num box, ter marcador de p√°gina, uma capa exclusiva. Algo que o diferenciasse dos outros encadernados da editora.

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Nome Original: The Absolute Sandman Vol. 1 (The Sandman #1 ao #20)

Editora/Ano: Panini, 2010 (DC, 2006)

Gênero: Fantasia/ Terror
Preço/ Páginas: R$154,00/ 618 páginas

Roteiro: Neil Gaiman

Arte: Sam Kieth (#1 à #5), Mike Dringenberg (#6 à #11, #14 à #16), Chris Bachalo (#12), Michael Zulli (#13), Kelley Jones (#17 e #18), Charles Vess (#19), Colleen Doran (#20) e outros.

Sinopse:¬†A s√©rie conta a hist√≥ria de Morfeus, um dos Perp√©tuos ‚Äď criaturas an√°logas aos deuses, mas ainda maiores ‚Äď respons√°vel pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono. Quando uma ordem m√≠stica tentou capturar a irm√£ de Sonho, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve in√≠cio um per√≠odo de diversas d√©cadas em que esse Perp√©tuo ficou trancafiado √† merc√™ de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A s√©rie nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo ap√≥s tantos anos de aus√™ncia, e tamb√©m nos mostra um vislumbre de sua hist√≥ria e da mitologia dos Perp√©tuos.

Quem é PikachuSama

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.

 

  

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