Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica | Uma Advogada Extraordinária conseguiu mudar o mundo

Resenha crítica sem spoiler de Uma Advogada Extraordinária, o K-Drama que o mundo se apaixonou. 

Uma Advogada Extraordinária
Netflix

Resenha crítica sem spoiler de Uma Advogada Extraordinária, o K-Drama que o mundo se apaixonou. 

Quando me apaixonei pelos K-Dramas pela primeira vez foi tão impactante que quase 15 anos depois, estou aqui ainda falando e escrevendo sobre isso. Começo minhas palavras assim porque “Uma Advogada Extraordinária” traz tudo de bom e incrivelmente belo, leve e divertido que uma novela coreana precisa ter. Eu precisava escrever primeiro sobre “O Rei de Porcelana”, mas vou pular pelo bem da humanidade e dos leitoras/leitores que pediram ansiosamente minha opinião sobre a produção não falada em inglês mais assistida do mundo em 2022: “Uma Advogada Extraordinária”.

 

Se você ama K-Dramas já ouviu, leu ou assistiu “Uma Advogada Extraordinária” e, isso me deixa mais nervoso em escrever esta resenha. Já que a série se tornou uma das mais queridas do público, até minha mãe, que um dia chamou meu amor pela cultura pop de brincadeira, é apaixonada pela série! 

A história conta a vida de Woo Young Woo, uma advogada de 27 anos com espectro autista. Quem faz o papel é a inexorável Park Eun Bin. Um dos nomes mais poderosos da indústria coreana desde o premiado papel em “O Rei de Porcelana”. As duas produções são originais Netflix e ganharam o mundo. 

Young Woo é uma excelente profissional. Com um QI de 164 e uma memória fotográfica, ela se formou como a melhor aluna de sua turma na mundialmente famosa Universidade Nacional de Seul. Por causa disso, ela acaba conseguindo um emprego em um dos mais prestigiados escritórios de advocacia do país.

Embora seja inteligente, Young Woo não se dá bem com interações sociais. Como resultado, muitos a veem como esquisita, o que a transformou em alvo de piadas e bullying por toda sua vida.

O K-Drama se concentra no crescimento de Young Woo como advogada e como mulher, ao conhecer novas pessoas que farão a diferença em sua vida nesse novo emprego. 

Fazer um personagem com algum tipo de deficiência muitas vezes pode parecer perigoso, principalmente quando estamos falando de uma atuação e sua precisão na representação de alguém autista como é o caso da Advogada Woo. Além disso, não somos especialistas no assunto, mesmo eu tendo parentes com espectro, nunca vou saber de tudo; porém, o que assisti de Park Eun Bin fazendo uma jovem advogada autista é feito com muita dedicação e amor. Foi o mesmo sentimento que tive quando assisti e escrevi sobre “Tudo Bem Não Ser Normal”.

LEIA TAMBÉM:  Resenha | “A Ascenção Skywalker”: o "melhor" filme de Star Wars já feito

Woo Young Woo é certamente peculiar, mas ela também tem excelentes méritos e mostra sua capacidade de experimentar coisas novas e sair de sua zona de conforto. Essas características são traços essenciais que a fazem brilhar como protagonista de “Uma Advogada Extraordinária!”.

Curiosamente, apesar de ser bastante fácil adivinhar o que está prestes a acontecer, o enredo mantém os espectadores investidos. Talvez isso se deva aos fatos aleatórios, mas fascinantes, sobre as baleias – um mamífero de grande fascínio para a protagonista. Assim, em cada episódio, há clipes incríveis dos animais marinhos pulando da água – ou se movendo lentamente pelo tribunal.

Além disso, dificilmente alguém é abertamente mau com ela (exceto um colega que pergunta se ela é estúpida quando não consegue descobrir como sair de uma porta giratória). No entanto, seus colegas tendem a ter algum ceticismo saudável projetado para mostrar sua capacidade. Visto de fora, parece que ela é incapaz de resolver os problemas e casos que aparecem na trama, mas é isso que acaba revelando o quanto ela é capaz.

“Uma Advogada Extraordinária” além de abordar todos os trâmites legais e quase ilegais que ela passará para resolver seus casos como advogada nos 16 episódios que tem, também mostra uma faceta pouco abordada quando o tema é espectro autista: o amor.

Podemos ver o preconceito que as pessoas com deficiência intelectual sofrem, como se não pudessem amar. Esse estereótipo é quebrado quando ela descobre o amor com Kang Tae Oh, interpretando o assistente Lee Jun-ho. 

A escolha da atriz Park Eun Bin não poderia ser a melhor, e esse papel certamente ficará como um dos melhores da história de sua carreira. Sem dúvida, esta querida jovem atriz fez sua lição de casa. Os maneirismos e até coisas muito simples que só quem tem, estuda ou convive com alguém com autismo sabe, ela os replica com precisão. “Uma Advogada Extraordinária” também mostra que mesmo que você seja alguém no espectro autista, você pode ter um relacionamento, ser independente, comemorar cada passo e aproveitar cada vitória em sua vida, como todos devemos.

LEIA TAMBÉM:  “Minha treta é com a vida que eu tinha, não com a música”, diz Rodolfo

O elenco fixo também é incrível, Kang Ki-young como Jung Myung-seok, é o chefe que está disponível 24 horas por dia, dedicou sua vida e até seu casamento por causa do trabalho, ainda assim, é um homem gentil, inteligente e um dos primeiros a aceitar que a condição de Woo Young Woo não era um empecilho para que faça parte de sua equipe. Yoon-kyeong Ha interpreta a colega de trabalho e faculdade Choi Su-yeon, Joo Jong-hyuk faz o inescrupuloso Kwon Min-woo, Jeon Bae-soo faz o pai de Woo Young e a sempre presente em qualquer novela coreana Baek Ji-won que faz a CEO da empresa que que Woo Young trabalha. Além desse elenco fabuloso, o destaque vai para Joo Hyun-young que faz a melhor amiga de infância de Woo, Dong Geurami. Ela é hilária e todas as cenas que aparece, a atriz realmente faz um belíssimo papel.

A produção é impecável, a fotografia, meu deus do céu, a fotografia das novelas coreanas são uma parada singular, não é verdade? Eles fazem algo único, pode pausar qualquer cena e você ganha um papel de parede lindo. Eu também adorei a trilha sonora e as músicas de fundo. 

“Uma Advogada Extraordinária” é sobre uma história de amor, perfeitamente equilibrada. Há segredos de familiares amargos, mulheres poderosas e manipuladoras, colegas ciumentos que mudam e aprendem, é sobre um pai dedicado e uma série de clientes malucos, maravilhosos e estranhos e seus casos incomuns.

E as baleias. Baleias de pensamento, baleias de ideias,  as baleias que flutuam pelo céu, pelo o tribunal e quebram as ondas para ajudar Woo young woo a navegar pelo mundo e tudo o que ela sabe.

“Uma Advogada Extraordinária” está disponível na Netflix e você não sabe o quanto esse K-Drama é perfeito. Recomendo sem medo. Obrigado se chegou até aqui.

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.