Não deixe de conferir nosso Podcast!

O Senhor dos Anéis | Como Sauron criou O Um Anel?

O Um Anel foi criador por Sauron. Descubra o motivo por trás disso.
O Senhor dos Anéis
Reprodução

O Um Anel é uma parte essencial da trilogia O Senhor dos Anéis – e seu criador, Sauron. Mas como e por que ele criou algo tão poderoso?

Existem incontáveis objetos mágicos icônicos no universo de O Senhor dos Anéis, as mais conhecidas são Andúril (a espada que foi reforjada e participou da Guerra da Última Aliança contra as forças da Trevas) e o Frasco de Galadriel (contendo a luz de uma Silmaril). Porém, o objeto mágico mais importante da Terra-Média é O Um Anel, a chave de toda  trilogia O Senhor dos Anéis e a razão pela qual Frodo e sua irmandade fazem sua jornada angustiante para a Montanha da Perdição.

Esse texto é para quem ainda não leu os livros, mas ama a trilogia do cinema.

Mas por ser a raiz de toda a trama da trilogia, há apenas um pequeno trecho explicando sobre O Um Anel ao público nos filmes O Senhor dos Anéis – principalmente sobre quem foi seu criador: Sauron. O Um Anel é tão poderoso que Sauron realmente tinha o poder de dobrar todas as raças livres da Terra-Média. Mas como exatamente Sauron criou um anel tão poderoso e a principal pergunta, por que ele foi criado em primeiro lugar?

O Senhor dos Anéis, como o próprio título sugere, envolve muitos anéis, mas O Um Anel é o último de uma longa linha de outros. Conforme mencionado no início de A Sociedade do Anel (o primeiro filme da trilogia) por Galadriel, dezenove anéis foram feitos originalmente, conhecidos como Os Anéis do Poder. O que o filme da Sociedade omite é o fato de que os anéis foram feitos por ferreiros élficos depois que foram ensinados por um ser chamado Annatar – que na verdade era Sauron, o Lorde das Trevas e  Mordor, disfarçado.

Os dezenove anéis foram uma tentativa de Sauron de trazer as raças da Terra Média para o mal e foram distribuídos entre eles. Três anéis foram dados aos elfos, sete aos anões e nove à raça dos homens, a quem Galadriel explica em A Sociedade do Anel que “acima de tudo, desejam poder”. Em vez de deixar Os Anéis de Poder conduzirem os Elfos, Anões e Homens à sua condenação, Sauron decidiu que seria uma ideia melhor se ele fosse capaz de controlar todos esses objetos mágicos, usando os portadores como fantoches.

O Senhor dos Anéis
Reprodução

Em segredo, Sauron retornou a Mordor e forjou o que se tornaria o anel mais poderoso de toda a Terra-Média – O Um Anel.  Forjado no fogo de Orodruin (A Montanha da Perdição). Devido à forma como o Anel foi criado, a única maneira de ser verdadeiramente destruído é se for jogado de volta ao local onde nasceu. Para tornar O Um Anel o mais poderoso que pudesse, Sauron colocou toda sua essência, tanto metaforicamente quanto literalmente no objeto de poder. Então O Um Anel recebeu todo o ódio que Sauron nutria pelas raças livres da Terra-Média, bem como toda a sua crueldade e desejo de governar.

Para coroar tudo isso, Sauron adicionou um pedaço de sua fëa (alma) ao Anel, sabendo que precisaria de todo o poder que ele pudesse fornecer. Ao amarrar um pedaço de si mesmo ao Um Anel, Sauron também amarrou seu destino a ele.  A frase que existe no no Um Anel “O Um Anel para a todos governar.O Um Anel para encontrá-los. O Um Anel para a todos trazer e na escuridão, aprisioná-los.” São as palavras mágicas que aciona os outros 19 anéis que ele deu de presente para os Elfos, Anões e Homens. O miserável era um gênio.

Sauron em Modor
Reprodução

O Um Anel permaneceu com Sauron até sua “queda” na Guerra da Última Aliança (Elfos e Homens), quando o objeto mágico cortado de seu dedo por Isildur, que governou Gondor até que O Um Anel finalmente lhe dominasse e o matasse. Apesar de sua forma física ter sido destruída, Sauron estava longe de estar morto. Por causa da quantidade de fëa que foi derramada na criação do Um Anel, enquanto o Anel estava intacto, também estava a existência de Sauron. Ele passou anos recuperando sua força e se preparando para o que viria a ser os eventos de O Senhor dos Anéis. O próprio Um Anel tornou-se uma espécie de relíquia perdida, até que Sméagol o descobriu e sentiu seu imenso poder.

Devido aos poderes do Anel, Sméagol se tornou Gollum, uma criatura obcecada e modificada pelo seu “precioso” que teve a vida esticada enquanto perdia a própria alma. Até que um dia, como todos sabem,  Bilbo Bolseiro encontra Gollum e se torna o novo portador do Um Anel, o que o ajuda a parecer jovem, apesar de sua idade avançada para um Hobbit. Bilbo dá o Anel a Frodo antes de ele partir para Valfenda. Conforme Frodo obtém O Um Anel, Sauron em forma de Olho está recuperando sua força, retornando a Mordor, além de tentar rastrear Frodo e a sociedade enquanto eles fazem seu caminho para finalmente livrar a Terra-Média do Um Anel e seu mal.

Gostaram? Deixe um comentário. =)

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.