Não deixe de conferir nosso Podcast!

The Long Dark – Sobrevivência sem zumbis

The Long Dark

Imagine-se num escuro total, com apenas as luzes dos astros brilhando no céu. Não há tecnologia funcionando, apenas o silêncio. Comida e água são escassas. Estamos de volta aos tempos de caçar, plantar e colher para sobreviver. Nada mais é seguro, as pessoas fazem de tudo para se manter vivas e o inverno está chegando. Esse é The Long Dark.

Lançado no Xbox Game Pass essa semana (16/04/2020), The Long Dark, apesar de diferente dos demais, é um incrível jogo de sobrevivência. Esse tipo de jogo tradicionalmente apresenta, zumbis, alienígenas ou criaturas semelhantes mas aqui a luta é contra a natureza. Com uma imersiva jogabilidade de exploração em primeira pessoa, você não vai encontrar nada amigável, apesar do estilo de arte suave e original. Você morrerá de fome, congelará até morrer ou morrerá de exaustão (sem mencionar os lobos).

Assumindo o papel do personagem Will Mackenzie, inicialmente apenas com a roupa do corpo, você caminha pela beleza selvagem e fria (muito fria) do norte do Canadá tentando simplesmente sobreviver. Cada recurso, cada fuga ou luta contra lobos, locais novos, movimentos entre as arvores trazem de volta a sensação de que a vida pode acabar a qualquer momento.

The Long Dark tem uma jogabilidade bem direta. É um game de exploração em primeira pessoa. Dependendo das suas ações e do ambiente você terá sentimentos como fome, sede, frio, cansaço tendo impacto direto em sua vida, energia, etc. Você deve encontrar recursos para saciar sua fome e sede e encontrar locais para se abrigar do frio.

Fácil né? NÃO! Há muitas formas de morrer aqui. Fome, frio, sede, cansaço, lobos, ursos, queda… Achou pouco? Pois tem mais, basta continuar jogando e morrendo.

Jogar com fone de ouvido é uma ideia muito interessante já que o áudio pode influenciar bastante na tomada de decisões, nas emoções e sensações. Você ouve barulhos do seu corpo como seu estômago quando está com fome, tremedeiras quando está com frio, você ouve corvos indicando algum animal morto por perto (que pode ser uma fonte de comida ou de lobos), uivos de lobos, som do vento gelado no seu rosto.

Além de tudo você ainda tem dois modos de jogo: Sobrevivência e o Modo História (dividido em três episódios lançados e mais dois por vir). E isso é muito bom, se for sua praia seguir uma história e ir tomando suas decisões a partir daí, você terá várias horas de tensão diversão pela frente. Se você simplesmente quer sobreviver, vai no modo sobrevivência e faz seu recorde de dias vivo! O modo sobrevivência traz também adiciona muito mais horas ao game fazendo valer muito mais a pena a compra!

The Long Dark, desenvolvido e publicado pela Hinterland Studio é um jogo de sobrevivência que consegue manter o equilíbrio entre jogabilidade e realismo, o que prende o jogador e não o deixa sair. Há alguns pequenos erros na história mas o ambiente frio e a atmosfera criada pelo áudio caprichado não deixam os detalhes da história arruinarem o jogo.

timEU
Desenvolvedor desse site e de alguns outros. Pai de Valentina e Edgar, duas crianças que me dão uma lavada nos games... Vez ou outra resolvo escrever algo aqui sobre games, música ou tecnologia.