Não deixe de conferir nosso Podcast!

A Série O Senhor dos Anéis da Amazon revela seus personagens, saiba quem são!

Finalmente a Amazon liberou pôsteres oficiais de seus personagens da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Confira!
Os Anéis de Poder
Amazon Studios

Finalmente a Amazon liberou pôsteres oficiais de seus personagens da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Confira!

A Amazon passou os últimos anos mantendo em segredo que história ela contaria da série de O Senhor dos Anéis, principalmente porque a Segunda Era tem milhares de anos. Só ficamos sabendo que se chamará “Os Anéis de Poder” semanas atrás. E ontem, 03, a Amazon lançou 23 pôsteres com algumas descrições de cada personagem para deixar ainda mais os fãs de cabelos em pé.

A série de pôsteres retrata os diversos habitantes da Terra-Média que aparecerão em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Porém, apesar de parecer nebuloso para alguns, as imagens deixam diversas pistas sobre quem são a maioria, já que cada imagem não revela de fato quem é. Então resolvi explicar o mais próximo da verdade o que cada imagem significa e simboliza.

 

Primeiro, um personagem que podemos arriscar como o próprio Lorde das Trevas, Sauron, certo? Errado. Esse personagem se chamará Adar, interpretado por Joseph Mawle que durante muitos meses se especulava que ele seria Sauron.  

Ele é um personagem original da série já que não existe qualquer menção desse nome nos livros. Muita gente está reclamando. Mas Sauron tem diversos nomes… :3

Portadores de Anéis

Algo que chamou atenção nesses novos pôsteres da série O Senhor dos Anéis é que alguns dos personagens estão usando Anéis. Estes podem ou não ser os anéis reais do poder, embora existam 20 deles por aí. Mas, em uma série que centra anéis, definitivamente parece curioso que alguns personagens usem as jóias enquanto outros não. Mas quem são esses personagens  usando os Anéis de Poder?

Simplesmente o lendário Elendil (Lloyd Owen) vestindo a armadura Númenoriana.

Esse é Pharazôn,  antes de se tornar Ar-Pharazôn (Trystan Gravelle).

Eu quase deixei essa imagem de fora. Ela simplesmente não quer dizer muita coisa, além da corda grossa que esse personagem segura enrolado no ombro. Só que pesquisando e esperando os diversos grupos de Tolkien que faço parte, descobriram que é Isildur (Maxim Baldry). 

Este portador do anel segura um cajado que encapsula uma cidade inteira. Sem dúvidas, é o Cetro de Annúminas. Esse Cetro é passado de geração para geração entre os reis elficos e homens. Em O Retorno do Rei, Aragorn reivindica um Cetro parecido, só que ele era de prata.

Além de ser um Cetro Real, a cidade é nada mais, nada menos que Gondolin. É Elrond, interpretado por Robert Aramayo

Bem, quem quer que seja por causa da quantidade sóis, faz conexão com a palavra “Sol” em quenya. Esse é Gil Galad, o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média, interpretado pelo ator Benjamin Walker.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Algumas manchas de ouro, alguns anéis e um machado enorme, claro que é um Anão! Mas o detalhe escrito no machado é bem revelador. Ele diz em tradução livre do inglês: Pedra Adormecida Acordada. A runa escrita no machado é da Primeira Era, chamada  Angerthas Daeron.  Quem usa esse martelo? Simplesmente o Rei Anão mais incrível que já existiu, Durin! Interpretado pelo ator Owain Arthur e sua esposa e Rainha (Sophia Nomvete).

A diferença dos anéis de poder que Sauron dá de presente para os anãos do resto é que eles apenas aumentavam o vigor do portador em batalhas. Isso com certeza será abordado na série.

A especulação que tem nas redes sociais é que poderia ser Yavanna. Yavanna (Provedora de Frutos), uma das Valier, incluída entre os Aratar, esposa de Aulë; chamada também Kementári (Rainha da Terra), é responsável pelo crescimento de todas as coisas vivas em Arda. 

A flor branca que ela segura simboliza muita coisa para os Númenorianos e o reino de Anor na Terra-Média. Por isso pode ser também a rainha Tar -Miriel de Númenor. 

 

Portadores de Frutas

 

Enquanto alguns dos personagens usam anéis, outros carregam símbolos da natureza. Esperamos ver mais elfos em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, mas homens e hobbits também têm fortes conexões com o mundo natural. 

O meu amigo Joel Merriner (PHD em história medieval e profundo estudioso da linguagem artística do universo de Tolkien), disse o seguinte sobre essa pôster:

“Maçã simboliza – renascimento, tentação, queda, redenção através do sofrimento por vir, o corpo entregue, sacrifício indolor, aquiescência aos velhos e sábios…”

Pode ser Sauron disfarçado de Annatar, O Senhor dos Presentes. Tem bastante especulando que é Gandalf ou algum mago, mas não esqueçam que os Magos só aparecem na Terra-Média no começo da Terceira Era. Então podem tirar o cavalo da chuva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sabemos que os Hobbits vem aí ou talvez esses personagens sejam grupos rurais humanos. Durante a Segunda Era, muitos dos Homens do Continente são de tribos pobres, selvagens e errantes. Muitos deles são dominados por Sauron ou pelos Númenorianos. Sejam Hobbits, Homens ou qualquer outra pessoa, essas frutas têm deixado muita gente especialista de cabelo em pé.

 

Portadores de Armas

 

A Terra-Média não é um lugar pacifico. E muitos de nossos novos personagens têm armas nas mãos. Não sabemos exatamente quem são, mas suas armas explicam algumas coisas..

Rohan é um reino jovem durante os eventos de  “O Senhor dos Anéis”. Na verdade, tem apenas cerca de 500 anos –  dito isso, não há como Rohan, como nação, ter algo a ver com qualquer coisa durante a série da Amazon.

Mesmo assim, como os Hobbits, os ancestrais dos Rohirrim têm uma rica história de origem. Na verdade, eles vêm da mesma região do mapa de onde os proto-Hobbits eventualmente migram. Com batalhas com dragões, anões, e claramente vivem uma vida muito emocionante antes de seguirem para o sul e se tornarem os melhores amigos dos Gondorianos. 

Tolkien menciona sobre uma Espada Negra – Anglachel, feita de um meteorito caído por Eöl na Primeira Era, reforjada em Gurthang e usada por Túrin para matar o Dragão Glaurung e depois se partir novamente. A aparência envelhecida aqui parece sugerir uma relíquia da Primeira Era aparecendo na Segunda Era? Estão especulando que essa espada terá alguma relação com o Rei Bruxo de Angmar, mas vamos esperar.

Uma das fotos mostra uma imagem curiosa de alguém segurando uma flecha na mão. Isso imediatamente lembra os Elfos, embora Homens e Anões também usam flechas. 

A pessoa também está usando uma armadura bem específica coberta de esculturas de folhas. No topo, um rosto esculpido pode ser visto claramente espreitando das folhas antes de ser cortado pelo que parece ser um manto verde ou cinza, ou seja, um Elfo do Reino da Floresta das Trevas. Já foi confirmado que é o ator  Ismael Cruz Cordova.

Provavelmente seja Oropher, rei dos Elfos da Floresta das Trevas, o fundador daquele reino e avô de Legolas. Oropher tem um papel épico na Guerra da Última Aliança e pode ser um grande personagem na série. 

É uma mulher segurando uma foice. Mas alguns fãs estão especulando que seja uma descendente de Haleth, líder dos Haladin, uma das casas dos Edain (Homens).

Com certeza é uma armadura élfica. Sabem quem é? Galadriel (Morfydd Clark) usando uma armadura. Se for esse o caso, a cota de malha leve pode ser Mithril.

Mas o grande achado no pôster são as Duas Árvores. O cabo da adaga é habilmente forjado em ouro e prata, com o que parecem ser folhas de metal e pérolas incrustadas no topo do punho – as pérolas  significam que é um Senhor ou Senhora dos Elfos. Mas a parte inferior da alça é claramente moldada em duas árvores – uma dourada e outra prateada. Este é um retorno às Duas Árvores de Valinor, que a Amazon já sugeriu em sua primeira imagem da série em agosto de 2021. 

As antigas árvores Laurelin e Telperion que uma vez iluminaram a terra antes que o sol e a lua existissem. Telperion brilhava com luz prateada e Laurelin com ouro. 

 

Portadores de Livros e outros personagens

 

O resto dos novos personagens do Senhor dos Anéis carregam consigo tomos, pergaminhos ou simplesmente nada em seus pôsteres.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Goste ou não, a série de O Senhor dos Anéis da Amazon  já confirmou que haverá Hobbits – ou pelo menos uma iteração inicial do Povo Pequeno. Na verdade, o ator Lenny Henry já confirmou que fará o papel de Harfoot, um dos três grupos originais de Hobbits.

Os pôsteres revelam alguns personagens que poderiam facilmente ser Hobbits. O próprio Henry, segurando um mapa enrolado (a língua escrita é uma runa modificada, poderia ser até língua Orc). Outro mostra um personagem com as mãos sujas e roupas ásperas, parecidas com Hobbits. Suas mãos sujas estão agarrando o que o texto descritivo diz “parece ser algum tipo de implemento agrícola primitivo”. A menção de “instrumento agrícola” evoca claramente as pessoas pequenas, que amam sua vida tranquila e rural.

No entanto, também vale a pena notar que o “implemento” também possui uma garra afiada. Essa sensação mais violenta e áspera é muito menos parecida com Hobbit – pelo menos para aqueles que estão acostumados com Hobbits durante o final da Terceira Era. No início de sua história, porém, os Hobbits eram muito mais selvagens e aguerridos. Eles ainda não tinham passado séculos vivendo no Condado. No prólogo de “A Sociedade do Anel”, Tolkien explica que os Hobbits de antigamente tiveram que lidar com “uma sombra que caiu  da Floresta das Trevas”, assim como com Homens. Eles até realizam o que o livro chama de “uma travessia difícil e perigosa das [Montanhas Nebulosas]” para finalmente chegar à área do Condado.

Os hobbits claramente nem sempre foram  preguiçosos. E sim, eles tecnicamente só aparecem no texto em meados da Terceira Era da Terra-Média. Mas a Amazon decidiu tomar algumas liberdades criativas para incluí-los na Segunda Era, e parece que já podemos ter tido nosso primeiro vislumbre de como esses “proto-Hobbits” serão.

A pessoa que está segurando o livro é a irmã de Isildur, Carine (Ema Horvath). Esse livro se chama Parmaitë, escrito por Tar-Elendil.

Quem quer que seja esse Elfo vestido de vermelho, está abrindo um pergaminho em Sindarin (Língua Élfica).

É simplesmente Celebrimbor! Interpretado pelo ator Charles Edwards.

Não explicarei quem cada personagem porque isso vocês encontram nos livros, precisam ler, seria fácil demais. Se acham os livros cansativos, manda uma busca no Google que fica mais fácil. Só dia 02 de Setembro saberemos se eu estava falando bobagem! 

Imagens: Amazon Studios

Fontes: 

@TolkienGuide

@LOTRUpdates (The Rings of Power News)

@FellowshipFans

 

Tudo sobre a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível aqui.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.