Quinta, 06 De Dezembro De 2018

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D&Dezembro | Mutant: Ano Zero – Um RPG Pra Quem Curte Fallout

Pegando descaradamente o título D&Dezembro emprestado do youtuber gingo ProJared, esta será uma série anual onde a cada dezembro tentaremos preparar textos sobre D&D e RPGs todos os dias!

Ah, a Su√©cia… uma utopia¬† invejada, cujo estado cuida da sua popula√ß√£o e garante transporte e educa√ß√£o gratuita e de qualidade. √Č uma pa√≠s de qualidades invej√°veis, com hist√≥ria rica e uma mentalidade inovadora e sempre olhando para a frente… quem diria que, com todas essas qualidades, seria tamb√©m um pa√≠s com grande tradi√ß√£o em RPG? E foi nele que Mutant: Ano Zero nasceu.

A influência americana

Os invernos rigorosos mant√©m todos em casa e o que se pode fazer? Os anos oitenta representaram uma revolu√ß√£o para o entretenimento sueco e o pa√≠s foi aceitando a forma de entretenimento ocidental: m√ļsica, filmes, videogames… e o RPG. N√£o demorou muito para que o pa√≠s come√ßasse a produzir seus pr√≥prios sistemas. E da√≠ nasceu a Target Games, que criou sucessos locais como Drakar Och Demoner(Drag√Ķes e Dem√īnios, do sueco) e Kult(do qual falaremos no futuro).

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A história da série Mutant

Mutant, em sua vers√£o original, nasceu tamb√©m neste meio. Ele surgiria em 1984, inspirado em Gamma World da TSR(de Dungeons & Dragons). O sistema era ambientado em um mundo p√≥s-apocal√≠ptico, com humanos, rob√īs e mutantes. Utilizava um sistema chamado Basic Role-Playing, que usava sete atributos (Tamanho, For√ßa, Destreza, Constitui√ß√£o, Poder, Intelig√™ncia e Apar√™ncia ou Carisma) e os testes eram feitos por porcentagens.

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Capa de Mutant.

Em 1989, após uma segunda versão com regras mais avançadas chamada Mutant 2, a Target lançaria New Mutant. O ambiente seria mais cyberpunk, tornando o jogo o primeiro do estilo na Suécia. Três anos depois, a editora lançaria uma outra versão chamada Mutant RYMD. Porém, não duraria muito e seria substituído um ano depois por Mutant Chronicles.

Falência da Target

A empresa viria à falência em 1999 e toda a sua propriedade intelectual seria transferida para a Paradox Entertainment. Três anos depois surgiria o novo Mutant: Undergångens arvtagare(os herdeiros do apocalipse), que retomaria as origens do sistema.

Fria Ligan (Free League)

Fundada em 2011 por leitores e jogadores de longa data, a Free League(nome em inglês da companhia) produziria três anos depois de sua fundação, um novo jogo da série Mutant, sob licença da Paradox. Mutant: Ano Zero retomaria a mesma ambientação do jogo original e de Herdeiros do Apocalipse, porém ambientado séculos antes.

O mundo p√≥s-apocal√≠ptico de Mutant se originou ap√≥s guerras nucleares que devastaram o planeta. A popula√ß√£o restante sobrevive na Arca, mas n√£o √© mais como antes: a radia√ß√£o os modificou e os tornou mutantes. A Arca os protegeu dos perigos exteriores e tinha comida em abund√Ęncia…mas agora os recursos est√£o escassos e, apesar do que dizem os anci√Ķes √© preciso sair, explorar, procurar recursos… e expandir a base.

Ambientação

As muta√ß√Ķes trouxeram muitos problemas: ningu√©m consegue mais se reproduzir e, com exce√ß√£o dos anci√Ķes, n√£o existe nenhum habitante com mais do que trinta anos. Some isso √† escassez de alimentos e a Arca torna-se um barril de p√≥lvora. √Č preciso agir.

Os cen√°rios de Mutant se dividem em dois: dentro e fora da Arca. Mas s√£o v√°rias as tarefas:

  • A arca precisa ser protegida de invasores, selvagens de fora ou feras mutantes.
  • A Arca tamb√©m precisa ser cuidada, sejam com reformas ou a√ß√Ķes que a tornem mais segura no futuro.
  • A amea√ßa tamb√©m √© interna, com conflitos e intrigas, ent√£o os jogadores precisam proteger uns aos outros de seu pr√≥prio povo.
  • Seja por recursos ou para buscar artefatos de eras passadas, √© preciso explorar a Zona.
  • E, por √ļltimo, buscar Eden, uma busca cavaleiresca por uma terra prometida m√≠tica, que d√° esperan√ßa a uma parte dos habitantes da Arca.

Criação de Personagens

Em Mutant, é preciso primeiro decidir o papel que o personagem irá exercer.

(Nota: usaremos alguns termos em inglês pois o livro usado como referência encontra-se nesta língua)

Papéis

O Enforcer é o guerreiro, que usa a força para resolver os problemas e são especialistas em intimidação.

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O Gearhead transforma em ouro o que outros vêem como lixo. Wits é o seu forte e sua perícia principal é Jury-Rig, a popular gambiarra!

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O Stalker é muitas vezes discriminado por ter muito contato com a Rot(outro problema enfrentado por quem explora a Zona), mas ele faz o papel de ranger aqui. Seu atributo chave é agility e é especialista na perícia Find the Path(achar o caminho).

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O Fixer √© um pol√≠tico e um cara com as manhas. √Č o mais emp√°tico(empathy) e capaz de fazer um bom neg√≥cio, sendo capaz de arranjar o que os jogadores precisam(make a deal).

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O Dog Handler usa seu jeito com os bichos para usa-los em combate e farejar coisas. Seu atributo chave é agility e sua perícia especial é Sic a Dog(Pega Rex!).

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O Chronicler é meio que um bardo, registrando tudo o que acontece para preservar o conhecimento e restaurar o que foi perdido. Seu atributo chave é empathy e sua especialidade é inspirar(inspire).

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O Boss é o que o seu nome diz: o cara capaz de botar ordem e comandar.Tem como atributo principal Wits e a perícia chave é(obviamente) Command.

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O Slave é um cara que precisa que alguém lhe guie e ele se dedica ao máximo ao líder. Atributo chave é Strenght e perícia especial é Shake it Off(usada para resistir a efeitos que o/a abalem).

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A cria√ß√£o do personagem em Mutant foi feita para ser bem √°gil. O papel escolhido vai lhe dar v√°rias op√ß√Ķes como nomes, e v√°rios outros detalhes, que afetar√£o a hist√≥ria, o atributo chave e as per√≠cias.

Atributos e perícias

Em seguida, o personagem tem 14 pontos para distribuir entre seus quatro atributos, variando entre 2 e 4, com apenas o atributo principal podendo chegar a 5. Os atributos são Strenght, Agility, Wits e Empathy. Esses atributos podem diminuir com o tempo, mas podem ser recuperados com comida, água, descanso e, até mesmo, simpatia.

 

Modelo de ficha

As perícias seguem um nivelamento de 0 a 5. Qualquer perícia pode ser testada, desde que ela não seja uma perícia especializada. Nesse caso, para usa-la, o jogador deve ter ao menos um nível nela.

Os talentos funcionam da mesma forma que em Pathfinder e Dungeons and Dragons, com cada jogador tendo direito a um e limitado ao seu papel.

Seu personagem esta quase pronto…

Muta√ß√Ķes

Esqueça os X-Men!

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Ser mutante em Mutant: Ano Zero é mais ser um morlock do que ser um X-Man.

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Ou esses caras aqui.

Sim, os mutantes tem habilidades extraordinárias, mas elas cobram um preço: quanto mais é usada, mais instável fica o corpo de quem o usa. E nem sempre você pode controlar essas habilidades.

Aqui o personagem n√£o pode mais escolher. As muta√ß√Ķes s√£o escolhidas aleatoriamente de um deck de cartas ou rolando os dados e checando uma tabela. Entre as muta√ß√Ķes, temos a de poder cuspir fogo, reflexos acelerados, pernas de sapo… As muta√ß√Ķes s√£o iniciadas com o uso de Pontos de Muta√ß√£o e podem causar problemas, dependendo do resultado dos dados. Entre os problemas, podem gerar novas muta√ß√Ķes e perdas de atributos.

O Sistema

Todos os testes de Mutant s√£o feitos com o dado de seis faces. Eles podem ser jogando em unidades, dezenas ou centenas.

Para ter dezenas, dois dados s√£o jogados, sendo um representando a dezena e o outro a unidade. Isso garante um resultado entre 11 e 66. As muta√ß√Ķes podem ser sorteadas assim. Para as centenas, √© o mesmo processo mas com tr√™s dados.

O jogo tamb√©m conta com um conjunto de dados que pode ser adquirido separadamente. Consiste de 15 dados em tr√™s tipos de cores diferentes: um amarelo, o dado base; o verde, o dado de per√≠cia; e o preto para o equipamento. Cada dado cont√©m tamb√©m um s√≠mbolo que mostra um efeito √ļnico para cada dado, por√©m o jogo oferece alternativas para quem n√£o deseja adquirir os dados.

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Os dados especiais.

Os testes no jogo envolvem os atributos e as per√≠cias. Se voc√™ quer lutar, pode usar a per√≠cia relacionada com a for√ßa. Esse √© o n√ļmero de dados que voc√™ jogar√°. Parece Storyteller, mas aqui h√° uma diferen√ßa: voc√™ deve conseguir apenas n√ļmeros seis ou o s√≠mbolo de sucesso(se usar os dados especiais). Um apenas, basta. Sucessos extra garantem efeitos e falhas sempre geram consequ√™ncias.

Porém, o jogador pode recorrer, rejogando todos os dados que não deram falhas críticas(um ou símbolos de falha). Isso pode garantir o sucesso, mas a um custo. Você pode ficar exausto, mas também pode evoluir seus poderes mutantes. As possibilidades são interessantes.

Parece legal, mas… por que devo jogar?

Se voc√™ leu at√© aqui e n√£o se convenceu, deixa eu usar outro argumento: ele tamb√©m requer pouco tempo de prepara√ß√£o. O jogo d√° muitas tabelas aleat√≥rias sobre amea√ßas e artefatos achados e d√° pra preparar sess√Ķes inteiras assim. Inclusive, o livro oferece at√© poss√≠veis finais, n√£o √© como outros jogos onde a busca n√£o tem fim ou √© inating√≠vel(como a Ascens√£o, em Mago).

Quer se impressionar mais? Mutant venceu vários prêmios para jogos, como o Ennie de melhores regras, melhor RPG na UK Games EXPO(ambos em 2015), jogo do ano pela Fenix Magazine em 2014 e melhor jogo sueco pela Spellkult.

E sabe o que mais? Tem em português! O pessoal da Pensamento Coletivo, que lançou também Shadow of The Demon Lord, também trouxe Mutant pra cá. Se você não sabe inglês e não quer pagar em dólar, já tem essa opção!

E ainda tá saindo o videogame dele! O jogo promete um estilo semelhante à XCOM e parece promissor.

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Personagens do videogame.

O que está esperando pra começar? A Arca precisa de você!

Links pra adquirir o jogo:

 

 

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